Mestra em Educação e Doutora em Educação Matemática. Tem especial interesse pelo Programa Etnomatemática, suas bases epistemológicas e estratégias de difusão de sua concepção na pesquisa e na Educação. Coordenadora da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil.
Doutora em Educação Matemática, com ênfase na linha de pesquisa Tendências Internacionais da História e da Filosofia e seus reflexos na Educação Matemática pela Universidade Anhanguera - UNIAN - SP. Mestre em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE/USP. Membro da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática da USP - GEPEm/USP. Atua em pesquisas sobre Currículo, Formação de Professores e Etnomatemática. É professora de matemática na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF.
Professora Associada do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e da UFU. Diretora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da Universidade Federal de Uberlândia -DIEPAFRO/UFU).Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática - NUPEm/UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática - GEPEm/FE-USP. Docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP.
É um peregrino por trilhas transdisciplinares. Doutor em Educação e professor da Universidade São Judas Tadeu, é também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm-FEUSP).
Soteropolitana. Mulher negra - africana diasporica. Pesquisadora em Etnomatemática e decolonialidade do saber com base na Cultura Africana e Quilombola. Docente da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira / Males - Bahia. Professora associada do mestrado em Educação ULAN - ,Universidade Luedji A'Nkonde / Angola. Coordenadora do GIEPEm - Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática/ Unilab. Membro da RELAET- Rede Latino Americana de Etnomatemática. Membro do GEPEm - Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática- FE-USP. Vice coordenadora do NEAABI - Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas / Unilab.
Doutor pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Professor do Curso de Matemática e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu PPGECM e PPGECII, da UNEMAT. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: EmF - Educação em Fronteiras e líder do Grupo WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática. E-mail: joaofilho@unemat.br.
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera – SP, mestre em Educação, arte e história da cultura pela Universidade Mackenzie – SP, especializado em formação de formadores pela Universidade de Brasília e graduado em Matemática e Pedagogia. Atualmente é professor da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID - Matemática, Pedagogia e Educação a Distância. É autor de materiais didáticos presenciais e a distância, escritor e assessor pedagógico.
Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera - São Paulo/SP. Mestre em Sistemas Sócio Organizacionais da Atividade Econômica pela Universidade Técnica de Lisboa - Lisboa/Portugal. Especialista em Educação Matemática pela Faculdades Oswaldo Cruz e Licenciado em Matemática pela mesma instituição. É Professor efetivo na carreira EBTT - Dedicação exclusiva no Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo.