Conferencistas Confirmados

Alexandre D’Ambrosio

Advogado, graduado pela Universidade de São Paulo, mestrado pela Universidade de Harvard e Doutorado pela George Washington University.

Antonio José Lopes

Doutor em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) na Catalunha, Espanha. Licenciado em Matemática pelo IME-USP. Jornalista profissional (especialista em educação e divulgação científica). Pesquisador do Centro de Educação Matemática (CEM). Especialista em metodologia, currículo e avaliação.

Armando Aroca Araújo

Licenciado en Matemáticas y Física de la Universidad Popular del Cesar. Magister en Educación con énfasis en Educación Matemática de la Universidad del Valle. Candidato a Doctor en Educación con énfasis en Educación Matemática de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Coordinador del Grupo de Investigación Horizontes en Educación Matemática. Coordinador del Semillero de Investigación Diversidad Matemática. Profesor Asociado de la Universidad del Atlántico, Barranquilla, Colombia.

https://www.researchgate.net/profile/Armando-Aroca

Arnoldo José de Hoyos Guevara

Mexicano, formado inicialmente en Ing. Química, Matemáticas e Ing. Nuclear hizo un PhD en Estadística en la Universidad de California - Berkeley (1970) y posdoctorado en Oxford. Fundador del Núcleo de Estudios del Futuro (NEF) y la Catedra Ignacy Sachs además de ser editor de la Revista de Innovación y Sustentabilidad(RISUS). Miembro fundador de la Red Iberoamericana de Prospectiva (RIBER).

Berlane Silva Martins

Doutora em Educação Matemática, com ênfase na linha de pesquisa Tendências Internacionais da História e da Filosofia e seus reflexos na Educação Matemática pela Universidade Anhanguera - UNIAN - SP. Mestre em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FE/USP. Membro da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática da USP - GEPEm/USP. Atua em pesquisas sobre Currículo, Formação de Professores e Etnomatemática. É professora de matemática na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF.

Benerval Pinheiro Santos

Tenho mestrado e doutorado em Educação Matemática pela FE/USP e graduação em Licenciatura em Matemática pelo IME/USP. Sou professor da Universidade Federal de Uberlândia, onde atuo desde 2008 na área da Educação. Tenho especial interesse pela formação de professores e professoras e por estudos e pesquisas nos campos da Etnomatemática e Educação Popular.

Carlos Emediato

Pai da Paula e Ivana, avô de seis netas e netos, Doutor em Política da Educação e Visiting Scholar Stanford University, Coordenou o Planejamento da Educação do Governo de Minas Gerais e do Governo de São Paulo, Professor de Educação UFMG e Psiocologia Social PUCSP, Lecionou Análise e Desenho de Políticas Públicas na Escola de Governo da FUNDAP, Atualmente, Coordenador da Rede Global de Educação para Paz - Projeto Mundial WECON - www.peaceglobalnet.org - weconglobal.com

Carlos Mathias

É Graduado, Mestre e Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática Aplicada (GMA) da Universidade Federal Fluminense. Foi professor do IME, entre 1990 e 1993, e da UFRRJ, entre 1994 e 2009. Possui pesquisas nas áreas de Educação Matemática e Matemática Pura. Desenvolvedor do DRUMMATH, uma metodologia de ensino de Matemática para deficientes visuais. É o idealizador do Programa Matemática Humanista, que atua na divulgação e popularização da Filosofia Humanista da Matemática e suas implicações em ensino, aprendizagem, avaliação e currículo. É vice coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional da Universidade federal de Ouro Preto (UFOP), professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP, professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, na área de pesquisa em música e matemática e membro do Grupo de Pesquisa em Música e Matemática da UFRJ – MUSMAT. É músico profissional (baterista) desde 1993, em 2010 foi indicado ao Grammy Latino pela participação como músico no álbum “Na Linha do Tempo, vol.1”, na categoria de melhor álbum contemporâneo brasileiro.

Carlos Roberto Vianna

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1980), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal do Paraná, atua na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática interessando-se principalmente pelos seguintes temas: inclusão escolar, formação de professores de matemática, alfabetização matemática, história e filosofia da educação matemática.

Celi Espasandin Lopes

Graduada em Matemática pela Universidade de Taubaté e em Pedagogia pela Faculdade de Guaratinguetá. Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul.

Cristiane Coppe de Oliveira

Professora Associada do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e da UFU. Diretora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da Universidade Federal de Uberlândia -DIEPAFRO/UFU).Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Matemática - NUPEm/UFU. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática - GEPEm/FE-USP. Docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP.

Daniel Clark Orey

Ph.D., é Professor Emérito de Matemática e Educação Multicultural da California State University, Sacramento. Ele ensinou e viveu no Oregon, Brasil, Guatemala, México, Nepal e Estados Unidos. Dr. Orey é um Fulbright Senior Specialist com experiências na Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Brasil (1998) e na Kathmandu University, no Nepal (2007). Atualmente, Dr. Orey é professor de educação matemática no Departamento de Educação Matemática, atuando também no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática, na Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil. <https://www.oreydc.com/daniel-clark-orey-ph-d>

Dirceu Zaleski Filho

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera – SP, mestre em Educação, arte e história da cultura pela Universidade Mackenzie – SP, especializado em formação de formadores pela Universidade de Brasília e graduado em Matemática e Pedagogia. Atualmente é professor da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID - Matemática, Pedagogia e Educação a Distância. É autor de materiais didáticos presenciais e a distância, escritor e assessor pedagógico.

Domingo Yojcom Rocché

Doctor en Ciencias con Especialidad en Matemática Educativa. Fundador del Centro de Investigación Científica y Cultural (CICC) de Guatemala. Coordinador Regional de la Red Latinoamericano de Etnomatemática en Centroamérica y Norteamérica. Actualmente, es subdirector del Desarrollo Curricular por Pueblos del Ministerio de Educación de Guatemala. Profesor de la Universidad del Valle de Guatemala, de la Universidad San Carlos de Guatemala y de la Universidad Rafael Landívar de Guatemala. Premio Simón Bolívar con la tesis de doctorado “Epistemología de la Matemática Maya: Un Construcción de Conocimientos y Saberes Basados en Prácticas Sociales”.

Eliane Costa Santos (Liu Onawale)

Soteropolitana. Mulher negra - africana diasporica. Pesquisadora em Etnomatemática e decolonialidade do saber com base na Cultura Africana e Quilombola. Docente da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira / Males - Bahia. Professora associada do mestrado em Educação ULAN - ,Universidade Luedji A'Nkonde / Angola. Coordenadora do GIEPEm - Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática/ Unilab. Membro da RELAET- Rede Latino Americana de Etnomatemática. Membro do GEPEm - Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnomatemática- FE-USP. Vice coordenadora do NEAABI - Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas / Unilab.

Fernando A C Bignardi

64, médico formado em 1980 pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP, onde se tornou coordenador do Setor de Estudos do Envelhecimento e criou o Setor de Transdisciplinaridade aplicada à Saúde. Atualmente coordena o Comitê de Saúde e Natureza do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) e dirige o Centro de Ecologia Médica Florescer na Mata, que fundou em 1995, instituição de ensino, pesquisa e assistência. Faz atendimento individual e em grupos como clínico transdisciplinar, recorrendo aos recursos da Homeopatia, Psicoterapia, aconselhamento biográfico, constelações sistêmicas e da medicina comportamental e Integrativa, além de oferecer consultoria em sustentabilidade pessoal e organizacional.

Gelsa Knijnik

É professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos- Unisinos. Sua trajetória acadêmica vincula-se ao campo da Etnomatemática, com enfoque nas dimensões sociais e políticas dos processos educativos. É membro do Grupo Interinstitucional de Pesquisas em Educação Matemática e Sociedade -- GIPEMS.

Gustavo Alexandre de Miranda

É um peregrino por trilhas transdisciplinares. Doutor em Educação e professor da Universidade São Judas Tadeu, é também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm-FEUSP).

João Severino Filho

Doutor pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Professor do Curso de Matemática e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu PPGECM e PPGECII, da UNEMAT. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: EmF - Educação em Fronteiras e líder do Grupo WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática. E-mail: joaofilho@unemat.br.

Josâne Geralda Barbosa

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática e Mestre em Ensino de Ciências, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Especialista em Educação Matemática e licenciada em Matemática, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Núcleo de Tecnologias Digitais e Educacionais do Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto. É membro dos grupos de pesquisa: Educação, Trabalho e Sociedade, Educação Estatística e Matemática (GEPEEM) e Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas em Educação Matemática e Estatística (GEPAEME).

Kay Owens

Adjunct Associate Professor, Faculty of Arts and Education, Charles Sturt University, Dubbo NSW Australia. Contact: kowens@csu.edu.au ORCID: 0000-0002-1786-7415

Kay was a secondary health education and mathematics teacher in Sydney and then lived in Papua New Guinea for 15 years teaching mathematics, statistics and computing at the PNG University of Technology and Health Education and Education at Balob Teachers College. While lecturing at Western Sydney and Charles Sturt Universities Australia, she returned to work on ethnomathematics with PNG colleagues about 15 times and had several projects with her regional First Nations Wiradjuri group in Central West, NSW. Her relationships with First Nations people and their issues began during her own university days.

Lawrence Shirley

Is a mathematics educator with special interest in the history and culture of mathematics and ethnomathematics. His degrees are in mathematics and history, comparative and international education, and a Ph.D. in mathematics education from Ahmadu Bello University (Nigeria). After Peace Corps service as a mathematics teacher in Sierra Leone, he taught mathematics education at Ahmadu Bello University (Nigeria) and at Towson University (USA). He is a past-president of the North American Study Group on Ethnomathematics and organizer of the Fourth International Conference on Ethnomathematics in 2010. He also served as Interim President of ISGEm in 2018-19.

Lia Diskin

Formada em Jornalismo com especialização em Crítica Literária pelo Instituto Superior de Periodismo José Hernandez, de Buenos Aires. Detentora de inúmeras premiações, entre elas: o Prêmio por sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz recebido na comemoração dos 60 anos da UNESCO; o Prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation (Índia) por sua contribuição na promoção dos valores gandhianos; o Prêmio Trip Transformadores 2010 e o Padma Shri Award (2020), concedido pelo Governo da Índia em reconhecimento pelo seu excepcional e notável serviço na área de Trabalhos Sociais. Cofundadora da Associação Palas Athena e coordenadora do Comitê da Cultura de Paz, uma parceria Palas Athena e UNESCO. Palestrante e criadora de inúmeros programas socioeducativos no Brasil e no exterior. Autora e coautora de uma dezena de livros, entre eles: Vamos Ubuntar? Um Convite para Cultivar a Paz (UNESCO), Cultura de Paz – Redes de Convivência (SENAC) e o Dicionário de Cultura de Paz, lançado em 2021 pela editora CRV.

Linda Furuto

Dr. Linda Furuto is from Hau‘ula, O‘ahu, and is a Professor of Mathematics Education at the University of Hawai‘i at Mānoa. Prior to joining UHM, Dr. Furuto was an Associate Professor of Mathematics and Head of Mathematics and Science at UH West O‘ahu. Dr. Furuto completed her Ph.D. at UCLA, master’s degree at Harvard University, and bachelor’s degree at BYU. Over the years, Dr. Furuto has been a Visiting Scholar of Mathematics at the University of Tokyo, worked in the Boston Public Schools as a research-practitioner in Harvard University’s Inventing the Future project, taught secondary mathematics and music at the Fiji Technical College, conducted research at the U.S. Department of State in Washington, D.C., and is an education specialist and apprentice navigator with the Polynesian Voyaging Society and traditional voyaging canoe Hōkūle‘a. For more info: http://www2.hawaii.edu/~lfuruto/

Marcelo de Carvalho Borba

Licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro, doutor na mesma área pela Cornell University. Atualmente é professor do programa de pós-graduação em Educação Matemática da Unesp de Rio Claro, coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), também é colaborador do Programa pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciência (REAMEC). Bem como, é coordenador da área de ensino da CAPES.

Maria Cecilia Fantinato

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF). Desenvolve pesquisas e orienta em temas como: etnomatemática, educação matemática, educação de jovens e adultos. Contato: mc_fantinato@id.uff.br

Endereço do Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/8341268660622707

María Elena Gavarrete

Es costarricense, doctora en Didáctica de la Matemática y master en Didáctica de la Matemática por la por la Universidad de Granada (España); además es licenciada en Ciencias de la Educación y licenciada en Enseñanza de la Matemática por la Universidad Nacional (Costa Rica). Subdirectora de la Escuela de Matemática de la Universidad Nacional. Con más de 20 años de experiencia profesional como docente, investigadora y extensionista de la Universidad Nacional de Costa Rica en temas vinculados con Etnomatemáticas, Formación de Profesores, Enseñanza de la Matemática, Historia de la Matemática y Visión sociocultural de las Matemáticas.

Mariana K. Leal Ferreira

(Ph.D. UC Berkeley - UC San Francisco, 1996) trabalha com educação matemática entre povos indígenas no Brasil Central, Amazônia, Estados Unidos, e no Chile, desde 1978. Terra, água, alimento e saúde revelam mapas sobre tempo, espaço, cultura, política, e o corpo humano, onde números refletem justiça social e exigem educação de qualidade para todos. Mariana é Professora de Antropologia da Saúde, Educação Matemática, e Direitos Humanos na San Francisco State University, California, desde 2003. Publicaçōes recentes incluem: Acting for Indigenous Rights. Theatre to Change the World (University of Minnesota Human Rights Center, 2013); Mapping Time, Space and the Body. Indigenous Knowledge and Mathematical Thinking in Brazil (SENSE 2015); e Stars in The Sky: Pleiades invite plenitude-an ethnomathematics memoir in Central Brazil. Revemop, Ouro Preto, MG, v. 2, e202004, p. 1-18, 2020 https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/revemop/article/view/3528/3156. (Em espanhol, veja: Estrellas en el cielo: las Pléyades invitan a la plenitud-una memoria etnomatemática en el Centro de Brasil&quot; https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/revemop/article/view/3528/3668.) Para mais atividades educativas na área de etnomatemática, direitos humanos e antropologia, consulte https://righttoknow.sfsu.edu/.

Milton Rosa

Possui mestrado em Educação Matemática e doutorado em Educação pela California State University e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática e do CEAD, na Universidade Federal de Ouro Preto, onde exerce a função de coordenador e professor do Curso de Licenciatura em Matemática. É presidente International Study Group on Ethnomathematics (ISGEm). É professor orientador do Mestrado Acadêmico em Educação Matemática da UFOP em Educação Matemática, Educação a Distância, Educação Inclusiva e Liderança Educacional.

Olenêva Sanches Sousa

Mestra em Educação e Doutora em Educação Matemática. Tem especial interesse pelo Programa Etnomatemática, suas bases epistemológicas e estratégias de difusão de sua concepção na pesquisa e na Educação. Coordenadora da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil.

Ole Skovsmose

Has a special interest in critical mathematics education. He has investigated the notions of landscape of investigation, mathematics in action, students’ foreground, and pedagogical imagination. He has been professor at the Department of Education, Learning and Philosophy (now Department of Culture and Learning), Aalborg University, Denmark, but is now retired and is living most of his time in Brazil. PhD 1982 from the Royal Danish School of Educational Studies (mathematics education). Dr.Scient 1995 from Aalborg University.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1528-796X

Curriculum: https://lattes.cnpq.br/5614296363281466

E-mail: osk@hum.aau.dk

Olival Freire

É Professor Titular do Instituto de Física da UFBA e pesquisador CNPQ em História das ciências.

Patrick Scott

pscott@nmsu.edu

He is Professor Emeritus of Bilingual Mathematics Education at New Mexico State University where he served as in the College of Education. He is Vice President of the Inter-American Committee on Mathematics Education (CIAEM), International Representative of the National Council of Teachers of Mathematics (NCTM), and member of the Council of Teachers 2 Teacher Global. He received a BA in Mathematics from Stanford University and a doctorate in Mathematics Education from Columbia University in New York. He edited the Newsletter of the International Study Group on Ethnomathematics from 1986-1998 and translated from Portuguese Ethnomathematics: The Art of Explaining and Knowing by Ubiratan D’Ambrosio He has worked in several Latin American countries and has published in English and Spanish.

Roberto Crema

Psicólogo, antropólogo, mestre em ciências humanas e sociais pela Universidade de Paris, coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional - I CHI, que impulsionou a fundação da Universidade Internacional da Paz - UNIPAZ, implementador no Brasil da Formação Holística de Base, de natureza transdisciplinar, Reitor da UNIPAZ, autor e coautor de mais de trinta livros, entre os quais o 'Rumo à Nova Transdisciplinaridade', em coautoria com Ubiratan D'Ambrosio e Pierre Weil.

Rogério Ferreira

Professor Associado da Universidade de Brasília. Realizou pós-doutorado (2009) e doutorado (2005) em Educação pela USP, mestrado (1995) em Matemática pela UFG e Licenciatura em Matemática (1991) pela UFG/Catalão. Atua no campo da Educação Matemática, tendo como principais campos de pesquisa e extensão: Etnomatemática, Educação Escolar Indígena, Formação de Professores, Educação do Campo e Currículo.

Sergio Nobre

Professor Titular do Departamento de Matemática - IGCE, UNESP. Membro Efetivo da Academia Internacional de História da Ciência (Paris). Graduado em Matemática pela UNICAMP (1982) e doutor em História da Matemática pela Sektion Mathematik e Karl Sudhoff Institut da Universidade de Leipzig, Alemanha (1994). Livre-Docente em História da Matemática (2001) pela UNESP. Membro fundador da Sociedade Brasileira de História da Matemática, tendo sido seu Secretário-Geral (1999-2007) e Presidente (2007-2015). Membro do Executive Committee da International Commission for the History of Mathematics (2004-2017). Editor da Revista Brasileira de História da Matemática. Desenvolve pesquisas em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática e história da matemática no Brasil.

Sílvio De Liberal

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera - São Paulo/SP. Mestre em Sistemas Sócio Organizacionais da Atividade Econômica pela Universidade Técnica de Lisboa - Lisboa/Portugal. Especialista em Educação Matemática pela Faculdades Oswaldo Cruz e Licenciado em Matemática pela mesma instituição. É Professor efetivo na carreira EBTT - Dedicação exclusiva no Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo.

Tod Shockey

Has worked in Ethnomathematics since his doctoral studies. As a student he met Professor D'Ambrosio in the US at an NCTM meeting and they began a friendship and correspondence. In collaboration with Ethnomathematics scholars from about the globe, Shockey has served as an editor for the Journal of Mathematics and Culture for the past fifteen years.

Tony Trinick

Associate Professor Tony Trinick is an indigenous mathematics educator in Aotearoa/NZ. He has worked in collaboration with the ccommunity to create the specialised mathematics language to enable the teaching of mathematics in the Māori language. He has led a number of indigenous centric curriculum development projects and research projects to revitalise the Indigenous language and knowledge drawing on social justice theories and the work of D’Ambrosio and other researchers in ethnomathematics. Tony has collaborated with mathematics education researchers in Columbia, Peru, Chile, and Norway.

Wagner Rodrigues Valente

Engenheiro e pedagogo, mestre em História e Filosofia da Educação e doutor em Educação. Atualmente: Presidente do GHEMAT Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática; Coordenador do GHEMAT-SP; Professor Associado Livre Docente da Universidade Federal de São Paulo; Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011; Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática; Editor do Boletim Acervo, do Centro de Documentação do GHEMAT-SP. https://lattes.cnpq.br/0648590779429965