Município de Pinheirinho do Vale -RS


UM VALE DE ENCANTOS

QUE VALE A PENA CONHECER!!!


Pinheirinho do Vale Pinheirinho do Vale integra a Rota Águas e Pedras. Localiza-se ao Norte do Estado distante 456 km de Porto Alegre, 136 km de Chapecó / SC e 45,4km de Frederico Westphalen / RS – Polo Regional. Destacam-se o Rio Uruguai com as ilhas das garças e biguás e a ilha Pedra da Fortaleza. O Saltinho do Guarita, a trilha ecológica de 850m, do porto da barca, margeando o Rio Pardo até o monumento do Tenente Mário Portela Fagundes. Este local é tombado como sítio da batalha que ocasionou a morte do Tenente Portela e seus comandados da retaguarda da Coluna Prestes, fato ocorrido em 24 de janeiro de 1925, integrando o Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, com Parecer IPHAE nº 87/2013. Cavalgadas municipais, regionais e interestaduais visitam anualmente o jazigo do Tenente Mário Portela Fagundes. Venha conhecer o povo hospitaleiro, seus atrativos, a gastronomia diversificada, os eventos tradicionais e as casas de veraneio às margens do Rio Uruguai que proporcionam descanso e lazer num lugar de exuberante beleza natural.

Pinheirinho do Vale mostra o seu potencial turístico destacando o Rio Uruguai com suas belezas naturais, corredeiras, Pedra da Fortaleza, ilhas que abrigam milhares de garças e biguás, belas paisagens margeantes, grande diversidade de peixes, entre eles o dourado, grumatã, cascudo, piava, pintado, surubi, bagre, entre outros. Com paisagens de relevo montanhoso que privilegiam a vista maravilhosa das corredeiras do Rio Uruguai propiciando locais de lazer nas proximidades do rio por meio de acampamentos, pesca e trilhas.




















Histórico: Pinheirinho do Vale, no passado somente Pinheirinho, foi habitado por colonizadores italianos, alemães e açorianos na década de 30 do século passado e levou este nome por ter como referência um único pé de pinheiro araucária, que servia de guia para a travessia do Rio Uruguai, considerando que nessa região, essa espécie não é característica.

Em 20 de março de 1992 foi criado o município de Pinheirinho do Vale. Possui uma área de 105,34km2, altitude de 187 a 387m acima do nível do mar e possui uma população de 4.503 habitantes. Está localizado no extremo norte do RS, na região do Médio Alto Uruguai. Limita-se ao norte com Santa Catarina, ao sul com Palmitinho, ao leste com Caiçara e oeste com Barra do Guarita e Vista Gaúcha, sendo banhado ainda pelos rios Guarita e Pardo.


































Turismo Religioso

Destaque também para o Turismo Religioso com a encenação da paixão e morte de Jesus Cristo, evento cultural que ocorre desde 1992 na Comunidade do Basílio da Gama, na Sexta-Feira Santa, iniciando no Salão da comunidade com procissão até o Morro do Calvário.
















Morro


do


Calvário




Festas Tradicionais

As festas tradicionais como a Feira do Peixe, o Festival do Chopp, o Costelão, Festa do Colono e Motorista, Festa do Leitão Assado e o Canto dos Bravos.