O programa TERRITÓRIOS DO FORMAR da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, seccional São Paulo – UNCME/SP, apresenta como um de seus eixos o projeto ROTAS FORMATIVAS, desenvolvido por meio da Diretoria de Acompanhamento de Polos, em ação articulada com a Diretoria de Formação, o qual busca mapear as necessidades dos territórios paulistas, no intuito de diagnosticar junto aos órgãos de controle social e as gestões municipais da Educação, os pontos estratégicos para o desenvolvimento do ensino, enquanto elemento garantidor e potencializador das práticas a serem efetivadas com os diversos atores educativos.
Desta forma, as Rotas Formativas são pensadas e estruturadas de maneira contextualizada, municiando a realidade do território, tendo em vista as suas experiências exitosas e àquelas que necessitam de melhor atenção, no sentido de proporcionar novos horizontes às práticas, otimizando seus atores e comunidade.
As Rotas Formativas são organizadas em módulos, os quais são chamados de PONTOS DE ABASTECIMENTO, no sentido de proporcionar aos atores formações concisas e significativas às suas vivências, independente da função ou cargo que exerçam. Assim, quando observada a necessidade de intervenções mais consolidadas, são apresentados os PONTOS DE PARADA, nos quais são impulsionadas mediações mais precisas e de forma individualizada ao grupo.
Outra característica das Rotas Formativas é que são organizadas em nossos espaços virtuais de aprendizagem, chamados de ROTAS DIGITAIS DO SABER, no qual serão ancoradas todas as trilhas, pontos, vivências, repertórios e, também, nosso ARQUIPÉLAGOS DO SABER E PESQUISA.
O público-alvo do projeto Rotas Formativas são os profissionais e trabalhadores da Educação, seja das Unidades Escolares ou das instituições do terceiro setor, que celebram parceria com a administração pública dos territórios, em alinhamento com a Lei Federal nº. 13.019, de 31 de julho de 2014, sendo mediado pela Coordenação desta seccional, em parceria com os nossos colaboradores internos e externos.
Então, vamos juntos desenhar o mapa nossos itinerários formativos?