SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

LINK PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS  CLIQUE AQUI 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 


A Comissão de Trabalhos Científicos, do 2º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, em conjunto com a Comissão Organizadora, torna público as normas para submissão de trabalhos científicos.


1. Inscrições dos resumos


O trabalho pode ser escrito em português, espanhol ou inglês. O texto do resumo deverá ser objetivo e conciso, oferecer informações essenciais e compreensíveis em seus diferentes tópicos, ser redigido sem erros ortográficos e apresentar-se de forma contínua e sem parágrafos. Os autores devem ter atenção máxima às normas de revisão ortográfica completa. Não serão aceitos trabalhos com erros ortográficos graves e imprecisões de linguagem. As sentenças não devem ser iniciadas com numerais.


Cada inscrição no Congresso dará direito à apresentação de, no máximo, dois (02) trabalhos como autor principal. Não há limites para o número de trabalhos como coautores. 


Não serão aceitos trabalhos enviados por quaisquer outras vias que não a estabelecida neste regulamento, bem como projetos de pesquisa, trabalhos incompletos ou que não obtiverem um aproveitamento de 60% na avaliação, conforme barema específico; ou, ainda, resultados de pesquisa científica sem a devida indicação do número de aprovação no comitê de ética. Ressalte-se que os aspectos éticos deverão ser contemplados, efetivamente, em todas as categorias de resumo que este documento apresenta (ver item 1.2 Modalidades de submissão). A omissão das questões éticas implicará a não aprovação do resumo.


A decisão da Comissão de Trabalhos Científicos sobre a aprovação, classificação e premiação dos trabalhos é irrevogável; ou seja, os trabalhos serão aceitos ou recusados, e não haverá espaço para interposição de recurso.


Após a aprovação do trabalho, não serão permitidas inserções ou trocas de nomes de autores, coautores ou instituições, e nem alteração do texto. 


A recusa do trabalho não implica a devolução do valor pago na inscrição do(s) autor(es) no Congresso.


Caso haja contato com o autor, este será feito por e-mail. Assim, os participantes deverão certificar-se de que seus e-mails estão corretos.


Ressalte-se que, o trabalho/resumo de quem não se inscrever no evento será considerado ‘desclassificado’ mesmo que aprovado.


1.1. Cronograma de submissão dos resumos


Os trabalhos deverão ser submetidos no período compreendido entre 01/04/2024 e 30/04/2024, por meio de link específico, que será divulgado quando iniciarem as inscrições. 


CRONOGRAMA

05/02/2024 - Divulgação das normas para submissão dos trabalhos científicos 

15/03/2024 - Início das submissões 

15/05/2024 - Data final para submissão de trabalhos, até 23h59 

Última semana de maio - Anúncio do resultado dos trabalhos aprovados 



1.2. Modalidades de submissão


Ao submeter o resumo, o trabalho deverá estar enquadrado somente em uma das categorias abaixo:



1.3. Áreas temáticas de submissão


Após a seleção da modalidade do resumo, escolha uma das áreas de conhecimento/áreas temáticas conforme segue: 


Área Temática 1 – CUIDADO EM SAÚDE: cuidado farmacêutico nos diferentes níveis de atenção e lugares de atuação, práticas integrativas e complementares, segurança do paciente e uso racional de medicamentos.


Área Temática 2 – TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE: avaliação de tecnologias em saúde, análises clínicas, toxicológicas e de alimentos; ensaios biológicos, biomarcadores e diagnósticos; radiofarmácia, inovação em cuidado à saúde; serviços farmacêuticos; cosméticos, suplementos, nutracêuticos e outros produtos para a saúde; produtos naturais e sua toxicologia; farmacologia e toxicologia


Área Temática 3 – EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA: educação em nível de graduação ou de pós-graduação (residência, especialização, mestrado ou doutorado), programas de formação (como Pet-saúde, Pró-saúde), bem como módulos ou cursos para a formação continuada ou permanente, educação interprofissional, gestão em saúde, entre outros.


Área temática 4 – GESTÃO EM SAÚDE:   planejamento, execução, controle e avaliação do uso dos recursos materiais e a alocação da força de trabalho em hospitais, clínicas, ambulatórios e demais instituições da área.


OBS: Independente da área, todos os trabalhos devem ser direcionados à Farmácia Clínica.


1.4 Conflito de interesses


A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem, em parte, de como os conflitos de interesses são administrados durante a elaboração e redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação dos trabalhos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.


Neste sentido, a comissão de trabalhos científicos, num contexto editorial, buscando evitar que conflitos de interesse possam afetar a confiança pública em seu processo de editoração, exige que o(s) autor(es), ao submeter um resumo, em qualquer das categorias aceitas para publicação, indique(m) se há, ou não, conflitos de interesse que possam ter influenciado, de forma inadequada, suas ações. Os autores devem, ainda, reconhecer, no resumo, se pertinente, todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. 


Os avaliadores/revisores devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em sua opinião sobre o resumo e, quando couber, devem declarar-se não qualificados para revisá-lo.


1.5 Política de privacidade


Os nomes e endereços informados nos trabalhos serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados para sua publicação final, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


2. Orientações para elaboração do resumo 


Proceda à elaboração do resumo em consonância à modalidade (ver item 1.2), às instruções gerais de formatação, e às normas éticas.


Trabalhos que envolvam pesquisa com seres humanos – pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais – devem seguir a Resolução nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e a legislação correlata. Deve ser incluído o número da aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Não serão aceitos trabalhos onde as questões éticas não sejam abordadas apropriadamente.


Nos relatos de experiência, no caso da existência de dados de pessoas, exceto os dos próprios autores, incluir, aspectos éticos. 


Não serão aceitos, nos resumos, a inserção de gráficos, tabelas ou ilustrações.


A descrição, com detalhes, da estruturação e formatação, bem como um modelo esquemático (padrão/template) de cada modalidade de resumo a ser submetido, e os baremas de avaliação, podem ser visualizadas no documento completo: Normas para submissão de trabalhos científicos 




3. Da avaliação dos trabalhos


O resumo só será submetido à avaliação dos consultores/avaliadores após o atendimento às normas contidas neste regulamento. Na avaliação inicial do resumo, além das normas de submissão, serão analisados o atendimento aos aspectos éticos, quando pertinente, bem como às características da modalidade específica do resumo, e a área temática de submissão escolhida. 


Se aprovado nessa fase, o trabalho será encaminhado para consultores/avaliadores ad hoc que avaliarão o rigor metodológico da abordagem utilizada, a atualidade e relevância do tema, consistência científica e poder de agregar conhecimento na área da saúde, dentre outros aspectos, seguindo os baremas específicos. O anonimato dos autores e dos consultores/avaliadores (duplo-cego) é garantido durante todo o processo de julgamento. 


Vale ressaltar que a Comissão de Trabalhos Científicos avaliará se cada resumo está de acordo com a área temática e modalidade pertinente. Se estiver em desacordo, a Comissão enviará email para o autor, sugerindo a(s) devida(s) mudança(s) em relação a isso. Dessa forma, o autor deverá submeter novamente o resumo, selecionando a área e/ou modalidade correta(s).


Os autores são responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho. As opiniões e conceitos emitidos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações bibliográficas, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão de Trabalhos Científicos.


Os consultores/avaliadores não poderão analisar resumos de suas respectivas instituições, grupos de pesquisa ou colaboradores. A coordenação da Comissão de Trabalhos Científicos distribuirá os trabalhos a serem avaliados, seguindo estes critérios. Para garantir o cegamento dos consultores/avaliadores serão desclassificados os trabalhos nos quais constarem, no título ou no corpo do texto, os nomes de instituições, organizações, entidades, cidades e estados.


4. Orientações sobre a apresentação dos resumos aprovados pela Comissão de Trabalhos Científicos


A lista com os resumos submetidos que foram aprovados será divulgada para pronto conhecimento do autor principal e, por conseguinte, dos coautores. Tais resumos serão efetivados como integrantes do elenco de trabalhos científicos a partir da comprovação de inscrição no Congresso.


A apresentação dos resumos aprovados será feita na forma de pôster eletrônico, não tendo data e horário específico, e seu pôster ficará ativo durante o período de realização do Congresso, podendo ser observado pelos inscritos, em qualquer momento do evento. Vale a pena ressaltar que a responsabilidade de colocação dos trabalhos dos pôsteres, na plataforma específica, é dos autores, que deverão atentar para as regras de elaboração.


- Elaboração dos pôsteres 


O pôster é um instrumento visual que visa levar informações pertinentes a uma ação prática ou de pesquisa, de forma clara e objetiva. Deve ser auto-explicativo, dispensando a presença do autor, e de modelagem adequada, de forma a chamar a atenção do público espectador. Seguem algumas orientações:


1. Os pôsteres podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

2. Deverão conter no pôster: logo padrão do congresso, título em maiúsculas, autores e suas afiliações, e-mail do autor correspondente e os itens especificados em cada modalidade/tipo de resumo, bem como Referências Bibliográficas. Poderá ter gráficos, figuras, tabelas, etc, quando pertinente.

3. Os pôsteres deverão estar em formato PDF (acessível) e ter tamanho máximo de 5 MB. (TEMPLATE EM BREVE)


5. Apresentações orais  


A Comissão de Trabalhos Científicos, considerando o processo de avaliação dos resumos aprovados, e contextos de relevância e inovação, dentre outros aspectos, atentando para as áreas temáticas, convidará autores de resumos aprovados (n=20 resumos) para serem apresentados de forma oral em sessões coordenadas. As normas dessas apresentações, assim como os dias e horários, serão divulgados oportunamente.


6. Certificados 


Ao término do Congresso será emitido o certificado eletrônico dos trabalhos apresentados para o e-mail do autor responsável pela submissão do trabalho.


7. Premiações dos Trabalhos 


As premiações deverão contemplar as quatro modalidades/tipos de resumos, apresentados na forma de pôster (modalidades: Relato de experiência de didática de ensino/docente; Relato de experiência discente; Relato de experiência profissional/farmacêutico(a); Resultados de pesquisa científica). 


Para cada modalidade será selecionado 1º, 2º, 3º e 4º lugar, onde o 1º lugar, além do certificado de melhor trabalho em evento internacional, será premiado com a inscrição na SBFC, no ano subsequente. Todos os autores/coautores envolvidos no pôster premiado receberão a inscrição na SBFC. Por sua vez, os outros lugares (2º, 3º e 4º lugar) receberão certificado de Menção Honrosa. Ressalta-se que a Comissão Geral, Comissão de Organização, Comissão Científica, e Comissão de Trabalhos Científicos não poderão ser contemplados com premiações.


LINK PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS  CLIQUE AQUI