Tudo que você precisa saber

sobre Alongamento de unhas

Quer trabalhar com alongamento de unhas? Já trabalha mas quer saber mais a respeito? Ou só tem o hábito de fazer mas quer mais informações? Pois bem, você veio ao lugar certo.

Dentre todas as alternativas usadas pelas mulheres para se sentirem ainda mais belas e de bem consigo mesmas, o alongamento de unhas merece seu lugar de respeito.

Há diversos tipos e materiais usados para fazer um alongamento nas unhas. Podem ser usados produtos como acrilfix, acrigel, porcelana, acrílico, fibra de vidro e gel.

No decorrer deste artigo, vou te falar sobre cada um separadamente, explicando como funcionam e são feitos. Então, vamos lá!

O que é unha?

As unhas naturais, são compostas por camadas de queratina. A queratina, por sua vez, é uma proteína natural responsável pela formação de algumas estruturas do corpo.

Quando se faz a aplicação de uma unha artificial, ela geralmente fica por cima dessa camada de queratina, e quando chega a hora de retirá-la, acaba tirando também parte dessa queratina, deixando assim a unha natural mais sensibilizada e frágil.

Também podem vir a ocorrer algumas reações adversas, tais como coceiras, inchaço nos dedos, dor intensa, vermelhidão ou bolhas. Em alguns casos, essas reações podem aparecer de imediato.

Em todo caso, procure sempre fazer esse procedimento com um profissional responsável e confiável, que o faça com todo o cuidado e higiene necessários. Mas lembre-se que, caso você tenha alguma alergia, não é culpa do profissional. E em caso de alguma reação, procure um dermatologista.

Reações adversas

Mesmo já tendo citado por alto algumas das possíveis reações que podem ocorrer devido ao procedimento do alongamento das unhas, neste tópico vou falar um pouco mais sobre essas reações.

Como eu disse acima, coceira, dedos inchados, pele avermelhada, dedos latejarem, ou bolhas, podem ser algumas reações causadas pelos produtos usados. Nos casos mais graves, podem vir a ocorrer alergias por todo o corpo.

O caso mais comum ocorrido entre a mulherada que faz alongamento de unhas, é a dermatite de contato. Basicamente, é uma inflamação que ocorre caso a pele fique em contato com alguma substância química, como ocorre nesse procedimento.

Entretanto, pode também ocorrer proliferação de fungos e bactérias nas unhas. Nesse caso, para você conseguir identificar se suas unhas estão ou não doentes, só precisa reparar a cor das unhas. Geralmente os fungos aparecem como pontos pretos, e as bactérias costumam aparecer com aparência esverdeada.

Além desses casos, podem também haver reações causadas pela exposição à luz ultravioleta, aquela que é usada para a fixação dos produtos. Nesse caso, pessoas mais sensíveis podem sofrer com fragilidade na ungueal, que é a parte debaixo das unhas, tanto das mãos quanto dos pés.

Isso tudo, claro, sem contar o comprometimento da saúde das unhas. Comprometimento que digo são os efeitos colaterais como fraqueza, falta de brilho e oxigenação, ou também descamação nas unhas, são mais algumas das possibilidades.

Cuidados em caso de reações

Se alguma dessas reações acabar acontecendo de você, procure o mais rápido possível por um dermatologista que te orientará a respeito do melhor tratamento.

Infelizmente, caso você tenha problemas com seu alongamento de unhas, você deverá ficar em torno de 6 meses sem realizar o procedimento, pois esse é o tempo que em média o tratamento para recuperação total da sua unha leva.

O que você mais vai precisar para essa recuperação, será investir em vitaminas, principalmente as do complexo B. E além disso, manter também uma dieta dia em ferro e utilizar bases fortalecedoras. Com todos os devidos cuidados, logo você poderá voltar ao salão para fazer as unhas novamente.

Tipos de Alongamento de Unhas


- Alongamento de gel

É o tipo mais conhecido de alongamento, pois é o mais fácil de se fazer, não tem cheiro, pode ser feito em pessoas alérgicas, dão brilho às unhas e aumentam a durabilidade do esmalte.

O gel é uma estrutura elástica, que acompanha o formato da unha, e por isso não permite que descole. Tanto que, para fazer a remoção dessa unha, o mais indicado é que seja feito por um profissional ou com lixas especiais. Isso porque, caso seja retirado de forma irregular, podem acabar prejudicando as unhas naturais.

Normalmente, esse alongamento é feito em uma pequena cabine com luz ultravioleta para a secagem. Elas demandam mais tempo para serem aplicadas, e por isso se tornam um tanto mais seguras. Porém, é recomendado que se faça uma manutenção a cada 15 dias.

O formato final da unha vai variar de acordo com o gosto do cliente, e é definido no momento em que a unha será lixada. Quando as unhas são deixadas num formato mais quadrado, elas são consideradas mais resistentes, e assim podem chegar a durar de dois a três meses. Assim sendo, esse tipo de alongamento é indicado para todas as mulheres, já que tem um aspecto mais natural e são bem resistentes.


- Acrílico ou Porcelana

É um alongamento permanente, e é seco através da evaporação. Devido a isso, é considerada a mais difícil de se fazer entre todas as outras. Para fazer um alongamento desse tipo, busque sempre por um profissional qualificado.

Esse alongamento é iniciado com um primer, que é aplicado nas unhas. Em seguida, com um pincel, se aplica uma mistura de um pó acrílico com um líquido, e é com essa mistura que se faz a modelagem das unhas.

Esse tipo de alongamento, também exige que você faça manutenção a cada 15 dias, e ela também pode durar até três meses, dependendo do crescimento da unha de cada pessoa. O alongamento de unha de acrílico é um método rápido, e consegue deixar a unha com um aspecto bem natural. Além disso, esse método é utilizado para reconstruir unhas quebradas, roídas e danificadas.

- Unhas de Acrilfix

É o método de alongamento mais rápido, e e feito com a aplicação de uma cola em um gel especial nas unhas, que em seguida são colocadas em um pó acrílico.

Esse tipo de alongamento, em de deixar as unhas mais bonitas e compridas, cria uma camada mais forte que evita quebras. É um procedimento bem rápido, que deixa as unhas bonitas e mais resistente. O valor de um alongamento de acrilfix gira em torno dos R$ 100,00.

- Unhas postiças

Não são tão novas assim, e já são bem conhecidas. Essas unhas vem pré prontas, e são vendidas em qualquer loja de cosméticos ou farmácia. Geralmente, elas vem sem esmaltes e acabamentos, mas há também as que já vêm coloridas e enfeitadas. Porém, de todo modo, todas precisam ser arrumadas na medida da unha natural com uma lixa e um corte, depois de coladas.

A durabilidade dessas unhas depende de cada pessoa. Para algumas elas não duram muitos dias, e para outras podem chegar a durar de 30 a até 60 dias. Elas mudam conforme as unhas naturais crescem, e por isso o ideal é sempre dar uma manutenção nelas. Mas de qualquer forma, o melhor dessas unhas é que você consegue colocá-las em casa mesmo.

- Fibra de vidro e gel

Esse tipo de alongamento também exige manutenção regular, e pode durar em média até 3 meses. Esse tipo de alongamento é considerado como o mais resistente dentre todas as outras técnicas. Até porque, a fibra de vidro serve como um suporte para o gel, que é quem dá molde a unha.

Portanto, para ser realizado, as unhas naturais precisam estar bem lixadas e curtas. Além do mais, a medida em que a unha vai crescendo, ela precisa de um acompanhamento.

Esses são os tipos mais comuns (e os únicos do meu conhecimento) de alongamento de unhas. Não há muita especificação sobre qual tipo cada pessoa deve fazer, então na hora de escolher, depende do seu gosto e do seu bolso, basicamente.

A base de preço para um alongamento de unhas é de R$ 80,00, e a manutenção geralmente custa a metade ou um pouco mais. Os valores são meio salgados, mas pela durabilidade e até mesmo pela aparência e pelo bem estar que pode te trazer, vale o esforço.


Cursos de Alongamento de Unhas

Este tópico é mais direcionado a quem já trabalha ou quer trabalhar com alongamento de unhas, e quer se especializar em uma técnica em específico ou aprender mais sobre o ramo.

São diversas as opções de cursos, gratuitos ou pagos, presenciais ou online. A modalidade quem escolhe é você, de acordo com sua disponibilidade e o quanto pode pagar por um curso.

Veja abaixo uma pequena lista, com alguns dos cursos mais recomendados para esse ano na área de alongamento de unhas:

- Curso Unhas de Gel, com Paola Chaves - Online

O Curso Unhas de Gel,com Paola Chaves, possui aulas exclusivas e de altíssima qualidade, que farão com que você aprenda de uma vez por todas a fazer as tão sonhadas Unhas de Gel. O curso conta com 14 Módulos que são divididos em 14 dias.

O que você aprenderá:

- Melhores materiais

- Cuidados e preparação das unhas

- Gel na tips - Gel no molde

- Manutenção correta das unhas de gel

- Remoção correta das unhas de gel

- Esmaltação em gel e Remoção da esmaltação

- Decoração Com Fitilho

- Fibra de Vidro Sem Segredos - Curso Online

Técnicas abordadas no curso:

- Materiais

- Preparação da Fibra

- Preparação da Unha Natural

- Aplicação do Gel

- Ponto de Tensão

- Lixamento Técnico

- Curvatura C

- Finalização

- Cuidados com o Alongamento

- Cuidados da Profissional

- Como Captar Clientes

- Como Divulgar o seu Trabalho

- BabyBoomer

- Esmaltação em Gel

- Manutenção

- Remoção da Decoração

- Remoção do Alongamento.

- Curso de Unhas Gel e Acrigel com Wanessa Guedes - Curso online

Nesse curso de unhas de gel, a aluna irá aprender Unhas e Banho de Gel, Unhas de Acrigel e Desgin de Unhas. O curso tem acesso ilimitado e conta com suporte da instrutora Wanessa Guedes, na área de alunas semanalmente. Você vai aprender tudo sobre os materiais de alongamento de unhas, como proceder para a preparação da unha, finalização, um pouco de design, e também como fazer a manutenção da unha de gel. O curso inclui certificado no final.

- Alongamento de Unhas – Curso de Alongamento de Unhas Online Grátis

Conteúdo Programático:

- Produtos e maquinários utilizados

- Confecção da unha de Fibra

- Finalização

- Decoração

- Manutenção

- Remoção de unha de Fibra

Essas são apenas algumas opções de cursos, online, que você pode fazer para aprender mais sobre alongamento de unhas e se especializar no ramo, seja para tirar uma renda extra, para começar a trabalhar em algum salão ou mesmo para começar o seu negócio.

Especialização em Alongamento de Unhas pode ser uma ótima oportunidade

O ramo da beleza, de uma forma geral, está sempre em alta e dificilmente é abalado pela crise. Isso por que, quando as coisas ficam ruins, as pessoas procuram fazer coisas que as façam se sentir bem consigo mesmas.

No meio de todos os setores e nichos do ramo de beleza, cosméticos e higiene pessoal, estão as manicures, nail artist's e etc, ou seja, especialistas em unhas. Atualmente, a onda são os alongamentos, em seus diversos tipos, você já sabe. Então, por que não começar aí a conquistar sua independência financeira?

Pra você ter uma ideia, uma manicure especialista em alongamentos pode chegar a ganhar até 3x mais do que uma manicure tradicional. Ou seja, se uma manicure tradicional ganha, por exemplo, R$ 1.400,00 mensalmente, uma especialista em alongamentos de unhas pode chegar a ganhar algo em torno dos R$ 4.200,00.

O investimento inicial em um curso, vai ser bem baixo se comparado com os lucros que você pode ter depois da especialização. E claro, mesmo depois de estar faturando, não deixe de estudar e se atualizar, para saber das tendências e da moda, para agradar sempre seus clientes.

Agora que você sabe tudo que precisa sobre técnicas e riscos de alongamentos de unhas, e tem aí algumas opções de cursos na área, está na hora de pôr a mão na massa (ou no gel, nesse caso).

Espero que tenham gostado, e espero ter esclarecido suas dúvidas a respeito do assunto. Muito obrigada por ler, e até a próxima.