CURSO DE ASSENTAMENTO DE TIJOLOS SOLO CIMENTO E

TIJOLOS DE RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC)

Edital: 046-2017

REITORIA / IFMT / PROEX


CONTATOS:

PROFESSORA Dra. JUZÉLIA SANTOS

juzeliasc@gmail.com

TÉCNICA EM EDIFICAÇÕES E

ALUNA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONTROLES DE OBRAS

LUCIMARA SOARES COSTA NEPOMUCENO

maranepo76@gmail.com


Reta final da sala.


Um sonho se tornando realidade sala ecológica.

banner lateral.ppt


MATERIAIS

APRESENTAÇÃO BELA VISTA final.ppt
CARTILHA DE CONTRUÇÃO.pdf
FABRICAR TIJOLO SOLO CIMENTO.pdf
cartilha-eco-producao TIJOLO.pdf

FOTOS DA AULA INAUGURAL DIA 14/10/2017

O QUE É ESSE PROJETO

JUSTIFICATIVA

Este projeto de extensão terá uma (fusão do saber com o fazer), ou melhor, teoria mais a prática no assentamento e elevação de paredes para construção de habitações populares em solo-cimento e resíduo da construção civil (RCC) com qualidade, baixo custo e sustentabilidade. Com isso criando mão de obra especializada e capacitada para o mercado da construção civil. Este curso de extensão tem como objetivo principal transferir técnicas e conhecimento em alvenaria modular utilizando os tijolos ecológicos. E com isso visa qualificar e especializar essa mão de obra muito escassa no mercado com esse conhecimento construtivo. Os minicursos serão todo ministrado e fundamentado em alvenaria modular com tijolos ecológico tipo lego com suas técnicas construtivas. A tudo isso se soma as experiências e os conhecimentos adquiridos em diversas pesquisas realizadas no laboratório do Departamento da Construção Civil DACC, nos desenvolvimentos tecnológicos de novos materiais pelos Discentes e Docentes. Os tijolos estudados, pesquisados e confeccionados, de Solo- Cimento e Resíduos Demolição Construção Civil (RCC), produziu-se certa quantidade que será utilizada na construção de 1 sala de aula com (6mx4m) no Campus do IFMT Bela Vista.

METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

O minicurso será ministrado nas dependências do Campus IFMT, Bela Vista em parceria com o (DACC) departamento de construção civil Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva com orientação com toda a equipe de projeto. Nele não haverá dissociação entre teoria e prática. A prática deve ser vista como metodologia de ensino que contextualiza e põe em ação o aprendizado. Neste sentido os conteúdos teóricos serão ministrados coletivamente por meio de estratégicas diversificadas que facilitem sua apreensão, possibilitando aos alunos perceberem a aplicabilidade dos conceitos em situações reais. Os conteúdos práticos serão desenvolvidos por meio de estratégias que possibilitem a realização individual ou coletiva de atividade, ao longo do curso. As avaliações terão como base nas coletas de evidencias observadas nas execuções das tarefas prática (in loco). Aonde serão observados os quesitos Execução, Conhecimentos, Empenho e Atitudes.



QUAL SERÁ OBJETIVO

O Objetivo Geral:

• Qualificar mão de obra para se especializar em assentamento de alvenaria modular com tijolo de solo cimento e tijolos com resíduo da construção civil (RCC) prensado de 2 furos.

Objetivos Específicos;

• Capacitar, qualificar e especializar, mão de obra em assentamento e elevações de paredes com tijolos ecológicos;

• Difundir e disseminar o sistema construtivo modular com tijolos ecológicos;

• Esclarecer conceitos: Sustentabilidade, Bi construção Permacultura, boas maneiras de se construir habitações populares de baixo custo à comunidade;

• Proporcionar oportunidade para o aumento de emprego e renda;

• Despertar o fator de empreendedorismo para novos negócios;

• Proporcionar a utilização de produto gerado na própria dependência do IFMT;

• Transferir tecnologia e técnicas construtivas da Academia à comunidade em geral;

• Promover redução zero do uso de madeira para formas de vigas e pilares;

• Promover economia de concreto e argamassa em cerca de 70%;

• Promover economia de 50% de ferro.