Este site apresenta uma síntese da pesquisa de mestrado de Eudóxia Lottie Silva Moura, orientada pela professora Aura Conci, realizada através do programa de cooperação interinstitucional entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do projeto "Uso da Digitalização 3D a Laser e da Impressão 3D para Avaliação de Possíveis Alterações da Superfície da Mama", entre o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) e concedido pelo Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do RJ 2019 - Faixa B. O objetivo principal do projeto é utilizar a digitalização a laser e a impressão 3D para desenvolver métodos e sistemas computacionais que auxiliem profissionais da área da saúde e pacientes na avaliação de possíveis alterações mamárias.
Além disso, o projeto promove o intercâmbio de conhecimentos e recursos técnicos entre as instituições envolvidas, abordando tecnologias avançadas como digitalização 3D a laser e por luz estruturada, impressão tridimensional em diversos materiais, termografia, mamografias, ultrassom, ressonância magnética, técnicas de Realidade Virtual, Processamento de Imagens e Inteligência Computacional.
Essa pesquisa dá continuidade ao estudo de mestrado de Gleidson Costa, orientado pelo professor Tiago Bonini Borchartt da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ampliando e aprofundando as investigações na área de reconstruções tridimensionais de mamas a partir de imagens termográficas.
Instituto Federal de Rondônia
Universidade Federal Fluminense
Instituto Nacional de Tecnologia
Universidade Federal do Maranhão