O Polite deck é um conjunto de 10 cards desenvolvido para auxiliar projetistas projetarem chatbots educados (polidos).
A polidez é usada na conversa humana para apoiar interações que correm o risco de incomodar ou serem sensíveis para um interlocutor. Nos últimos anos, a polidez também se tornou um tópico importante na pesquisa sobre interação humano-chatbot. Por exemplo, um chatbot atuando como consultor financeiro possui abordagens diferentes de um chatbot que aconselha adolescentes sobre tendências de moda, ou um chatbot governamental.
Neste tutorial, você vai aprender a aplicar o Polite Deck em um chatbot no contexto da saúde, por meio de um exercício prático.
Vamos explicar, a seguir, as etapas de aplicação dos cards:
Preparação,
Reflexão e
Adaptação dos diálogos
Vamos também dar informações para que você possa fazer o exercício.
Pedimos que você leia com atenção o conteúdo a seguir e faça o exercício proposto 😄
Uma etapa crucial na aplicação do Polite Deck é a preparação.
Nesta etapa você precisará definir um contexto, uma persona, escolher um chatbot e mapear os diálogos desse chatbot que precisam estar educados (polidos)
Cards 1 e 2 do Polite Deck
Não se preocupe, neste tutorial, nós forneceremos um contexto, uma persona e as informações sobre um chatbot relacionado à saude. Vamos lá? Leia com atenção os dados a seguir desta etapa de preparação.
Vamos começar entendendo o contexto do chatbot que você irá adaptar usando o PoliteDeck.
Para este exercício, você irá trabalhar com um chatbot que visa orientar pacientes idosos com doenças crônicas.
Nosso chatbot vai incorporar o papel de uma persona cuidadora de um idoso, a Joana.
O cuidador é uma pessoa que fornece assistência e apoio a indivíduos que necessitam de ajuda com atividades diárias, cuidados médicos ou emocionais, devido a limitações físicas, mentais ou idade avançada.
Esse papel pode ser desempenhado por familiares, amigos ou profissionais contratados e inclui tarefas como: administração de medicamentos, higiene pessoal, preparo de refeições, acompanhamento em consultas médicas e suporte emocional.
Neste exercício, vamos refletir sobre um chatbot que ajuda à cuidadora a fazer o acompanhamento do nível glicêmico do idoso. O chatbot dará lembretes sobre a alimentação e vai aferir o índice glicêmico. do idoso. Após a captura da medição, o chatbot dará orientações de acordo com o nível da glicose do idoso.
O diálogo selecionado está dividido em 3 seções: introdução, questionamentos e avaliação.
A parte de introdução é onde a conversa é iniciada com o idoso, o questionamento é onde são feitas as perguntas, se o idoso já se alimentou/aferiu a pressão; e a avaliação é a parte onde será o retorno dado ao idoso, de acordo com o nível glicêmico que ele aferiu.
Bem, agora que já compreendemos um pouco sobre a Etapa de Preparação, podemos seguir para Etapa de Reflexão.