The Rock

Bandas em Destaque

História do Rock

"Rock and roll", esta expressão designa um conjunto heterogêneo de estilos musicais surgidos a partir dos anos 40 nos meios juvenis dos Estados Unidos e da Inglaterra e que se situam entre o setor mais comercial da música pop e a chamada música culta.

A música rock nasceu a partir de um número reduzido de pessoas (conjunto, grupo ou banda), com uma base instrumental comum (guitarra elétrica, baixo elétrico, percussão e teclados), apesar de por vezes se juntar a outros instrumentos (como violinos, saxofones, etc.). As composições das letras costumam ser breves e são independentes umas das outras. Ainda assim, existem composições mais complexas, que imitam sinfonias (rock sinfônico).

E o Rock hoje em dia?

Assim como nos demais estilos musicais, a propagação do rock pelo mundo passou por mudanças nos últimos anos. Antes, o ouvinte esperava ansiosamente que o disco ou compact disc (CD) chegasse às lojas. Hoje, ele pode ouvir os hits pela internet, por meio de programas de streaming e aplicativos de vídeos, como o YouTube.

Para os fãs, essa instantaneidade é excelente, já que eles podem se deliciar com as músicas que tanto apreciam e saber cada vez mais detalhes sobre seus ídolos pela internet. Já para os músicos, nem tanto, pois há queda no número de vendas dos produtos audiovisuais.

Outro destaque desde os anos 2000 é o crescimento de festivais de rock pelo mundo, tais como o já citado Rock in Rio, Monsters of Rock, Ozzfest, Wacken Open Air, entre outro

Década de 50

A história do rock começou com uma mescla de elementos do pop e do rockabilly, com pitadas de country e rhythm & blues. Os norte-americanos Jerry Lee Lewis, Johnny Cash, Bill Haley e Chuck Berry, conhecido como o “pai do rock”, foram alguns dos precursores.

Porém, o estilo musical tornou-se mais popular por meio das apresentações de Elvis Presley, considerado por muitos o “rei do rock”. O cantor prezava não só pela imagem como pelos passos de dança, vistos como inovadores à época.

Na década de 1950, o cinema ajudou a propagar o rock, inclusive com Elvis, e em filmes como O selvagem e Juventude transviada, que mostravam personagens rebeldes usando jeans, jaquetas de couro, botas e outros adereços que se tornaram elementos característicos desse estilo.

Foi na década de 1950 que nasceu a guitarra elétrica, instrumento que se tornou um dos símbolos do rock. Os guitarristas costumavam tocar riffs (progressão de acordes) nos shows, momento durante o qual são aclamados pelo público até hoje.

Década de 60

As inglesas The Beatles e The Rolling Stones são as primeiras bandas mais famosas de rock. Enquanto aquela – fenômeno à época com sua Beatlemania – adotava uma atitude mais careta, com ternos e cabelos bem cortados, a segunda, em atividade até hoje, se caracteriza pela rebeldia e ousadia, em especial do seu vocalista, Mick Jagger.

No final dos anos 1960 surgiram outros subgêneros do rock, como o folk rock, o rock psicodélico e o rock progressivo. Importantes bandas desse último estilo foram Yes e Pink Floyd, muito lembrada por ter capas de disco icônicas, como The Dark Side of the Moon (1973), e por apresentar em seus shows efeitos visuais e sonoros, inéditos até aquele momento.

Década de 70

Várias bandas de rock de renome e que existem até hoje nasceram nessa década. Duas das principais são as inglesas Led Zeppelin, lembrada como a precursora do hard rock e do heavy metal, e Black Sabbath, tida como a tradução exata do heavy metal. Ao longo da década, surgiram outros grupos fundamentais desse subgênero, como Judas Priest, Iron Maiden e Motorhead.

Também nos anos 70 popularizou-se o chamado rock de arena, com bandas capazes de lotar estádios, tais como Queen, Kiss, Aerosmith, Scorpions e AC/DC.

Década de 80

Os anos 80 ficaram famosos pelas vestimentas ousadas e coloridas, com maquiagens e penteados considerados extravagantes por alguns. Surgiram inúmeras bandas, em especial de hard rock, que tinham muito apelo visual, como Guns N’ Roses, Poison, Motley Crue, Bon Jovi e Def Leppard.

O heavy metal manteve-se firme nos anos 1980, com o surgimento de nomes representativos do thrash metal, entre os quais Metallica, Megadeth e Slayer. Também apareceram grupos mais extremos, ligados ao black metal, como Venom, Bathory e Mercyful Fate.

Ainda dentro desse estilo de rock, o Iron Maiden ou Donzela de Ferro tornou-se uma das principais bandas do gênero, atraindo adoradores em várias partes do mundo nos seus espetáculos com o famoso boneco Eddie the Head.

Década de 90

O heavy metal e o hard rock ficaram à margem nessa década, uma vez que o grunge foi o estilo musical que imperou, tendo como maiores representantes grupos de Seattle (EUA): Nirvana, Alice in Chains e Pearl Jam.

Nessa década surgiu ainda uma avalanche de bandas britânicas que obtiveram sucesso considerável, sendo conhecidas como Britpop. Oasis, Radiohead e Blur são alguns grupos que se encaixam nesse subgênero.

Criada no final da década de 1980, a norte-americana Red Hot Chilli Peppers obteve muito sucesso nos anos 90, sendo até hoje um grupo que atrai multidões aos seus shows.

Outras bandas de funk metal merecem ser ressaltadas, como Faith no More e Extreme, mais conhecido pela balada “More than words”.

Na final década de 1990, floresceu o new metal, com grupos como Korn, Slipknot, Linkin Park etc. O funk pop foi bem representado por The Offspring e Green Day, por exemplo. Outro que teve carreira de muito êxito foi Marylin Manson