Como pesquisas podem comprometer países?

A segunda sessão de hoje (03/11), no comitê CLAE, acerca da descoberta e possível exploração do SAGAN 404 teve muitos empecilhos, principalmente, por conta do andamento das pesquisas sobre o novo planeta.

Admite-se que, as questões sobre as informações e pesquisas da nova descoberta do planeta SAGAN 404 foi uma problemática que gerou um grande atrito entre as nações presentes no comitê. Para exemplificar, variadas nações se mostraram críticas sobre enviar pessoas sem uma gama de pesquisas detalhadas acerca da superfície do planeta SAGAN 404. O que culminou até numa acusação sobre ocultar informações que seriam relevantes para a proteção das pessoas que seriam enviadas para as missões. Ademais, a frase do cientista, Isaac Newton, “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.", possui a possibilidade de ser aplicada no contexto do comitê da CLAE, onde as pesquisas seriam essenciais para o andamento do debate.

Em contrapartida, muitos Países não exploraram tal fato, o que gerou uma realidade conflitante de que uma das possíveis soluções seria o aumento das pesquisas científicas sobre a temática das explorações interplanetárias, que foi muito pouco aplicada no comitê. Portanto, o mundo passou 10.000 anos sem descobrir sequer sua superfície e não teria como conquistar outro planeta sem que países se comprometam a ajudar ou auxiliar as poucas nações que se pronunciaram no comitê, onde houve pouquíssima adesão de aliados das maiores potências, em especial, os EUA que estava presente no comitê, deixando o conflito comprometer outras delegações.


Por Caique Souza