Ambientes Virtuais de aprendizagem Interativos e Plug-ins

Conhece algum programa ou site que ainda não indicamos? Envie sua sugestão Partners 👉  CLIQUE AQUI 🙌

Ambientes Virtuais de Aprendizagem

👍 Moodle: O Moodle é o sistema de gestão da aprendizagem gratuito mais popular do mundo.  Os Partners recomendam!

🌐 Link: https://moodlecloud.com 🌐 Link do site e plug-ins: https://moodle.org/ 

👍 Moodle: TUTORIAIS - É neste ambiente que você conhecerá algumas possibilidades que o Moodle oferece para criação e desenvolvimento de uma disciplina. Navegue pelos links e descubra as potencialidades do Moodle. 

🌐 Link: https://moodle.ead.unb.br/mod/page/view.php?id=6694 

Blackboard: Ambiente de aprendizagem - Seus alunos, independentemente da geografia, da fase da vida ou das limitações, merecem acesso à educação e a um sistema de suporte conectado.   ($)

🌐 Link https://www.blackboard.com/pt-br 

BlinkLearning: Encontre os conteúdos educativos de editoras locais e internacionais. Aceda a um catálogo de livros escolares, livros de leitura e de idiomas de mais de 100 editoras.
A BlinkLearning é uma empresa de tecnologia educativa. Oferece às editoras a possibilidade de produzir, adaptar e distribuir os seus produtos digitais. E facilita o acesso das escolas ao conteúdo e à gestão das aulas. A Mochila Digital é um serviço gratuito que a BlinkLearning oferece aos centros educacionais. Ela permite que estudantes, famílias e centros comprem todos os livros digitais do curso de diferentes editoras na BlinkShop em um único clique. <Jéssica Gabriel - SP>

🌐 Link https://www.blinklearning.com/portal/home 

Buncee:  é uma ferramenta de criação e apresentação para alunos e educadores criarem conteúdo interativo em sala de Aula. Crie e compartilhe conteúdo envolvente com alunos, educadores, pais e muito mais. Por meio da criatividade e do alto envolvimento, os alunos que visualizam suas ideias retêm os conceitos por mais tempo. ($)

🌐 Link: https://app.edu.buncee.com/ 

LMS Estúdio: é um sistema de fácil gerenciamento, com visual elegante e profissional, é a plataforma certa para quem deseja criar, vender e ensinar cursos online, ela possui diversos recursos de ensino, como vídeos na plataforma, vídeos ao vivo, download de materiais, questionários e etc, a plataforma ead também dispõe de um plano gratuito até 20 alunos ativos, possibilitando assim que você inicie seu projeto para só então contratar os planos pagos. 

🌐 Link: https://lmsestudio.com.br/ 

Sebrae Canvas: é uma ferramenta muito utilizada na atualidade no planejamento de negócios inovadores. Ele permite que qualquer empreendedor desenvolva suas ideias por meio da análise de todos os elementos e fases de um empreendimento.  

🌐 Link: https://www.sebraecanvas.com/#/ 

👍 Seesaw: É uma ferramenta de portfólio digital para estudantes, permitindo que os alunos documentem e compartilhem o que estão aprendendo na escola. Os alunos exploram uma variedade de ferramentas poderosas e intuitivas (como desenhar + gravar, colagem, vídeo e muito mais!). ($) <Zilda/SP>

🌐 Link: https://web.seesaw.me/  

Teleduc: Desenvolvido pela Unicamp, o Teleduc tem como principal objetivo dar suporte aos professores no quesito de sua formação à informática educativa. Para que fosse criado, foi necessário entender a demanda dos funcionários para que o software seja acessível pelos usuários, assim, a acessibilidade demonstrada constatou uma funcionalidade simples e fácil, inclusive para aquelas pessoas que não têm conhecimento de informática ou computação.

🌐 Link: https://www.nied.unicamp.br/teleduc/ 

Ambientes Virtuais Interativos

BrainPOP: Plataforma on-line que oferece mais de 1.000 filmes animados alinhados ao currículo com atividades interativas e jogos Divertidos ($)

🌐 Link: https://www.brainpop.com/ 

eXeLearning é um programa gratuito e aberto para criar conteúdo educacional de forma simples. 

🌐 Link: https://exelearning.net/ 

👍 Flipgrid empodera a voz do aluno e cria empatia global por meio de processos, histórias e perspectivas de aprendizado compartilhado.

🌐 Link:  https://info.flipgrid.com/ 

👍 Genially: A ferramenta que dá vida ao conteúdo. Descubra a nova geração de Apresentações, Infográficos, Dossiês, Vídeo-Apresentações, ePosters, CVs, Quiz.

🌐 Link: https://www.genial.ly/ 

Geekie: Plataforma de estudos oficial para o Enem com certificação do MEC. (💲)

🌐 Link: https://www.geekie.com.br/ 

Nearpod permite que os professores sincronizem suas lições nos dispositivos dos alunos, além de fornecer avisos para avaliação formativa.

🌐 Link:  https://nearpod.com/ 

Noodle Factory - Chatbots, Banco de questões, Provas e Tutorias IA Coloque livros didáticos, planos de aula e anotações em Walter. Deixe-o trabalhar sua mágica para configurar a base de conhecimento e as avaliações em minutos. Os alunos começam a se envolver com Walter e receber tutoria e feedback personalizados. <Danielle Andrada /SP>

🌐 Link: https://www.noodlefactory.ai/ 

Padlet: Painéis que  funcionam como uma folha de papel onde os alunos podem postar qualquer coisa (imagens, vídeos, documentos, texto) e colaborar com outras pessoas. <Marcia Pada/SP>

🌐 Link: https://padlet.com/ 

PearDeck permite que os professores sincronizem suas lições nos dispositivos dos alunos, além de fornecer avisos para avaliação formativa.

🌐 Link:  https://www.peardeck.com/ 

Rede social acadêmica - Academia Edu: A academia é a maneira mais fácil de compartilhar documentos com milhões de pessoas em todo o mundo gratuitamente. Academia é uma plataforma de compartilhamento de pesquisas acadêmicas. Os acadêmicos carregaram 39 milhões de artigos e 65 milhões de acadêmicos, profissionais e estudantes leem artigos na Academia todos os meses. 

🌐 Link:  https://www.academia.edu/ 

Rede social acadêmica - Google Acadêmico.

🌐 Link:  https://scholar.google.es/ 

Rede social acadêmica - Microsoft Acadêmico: O Microsoft Academic entende o significado das palavras, não apenas associa palavras-chave ao conteúdo. Por exemplo, quando você digita “Microsoft”, ele sabe que você está se referindo à instituição e mostra publicações de autoria de pesquisadores afiliados à Microsoft.

🌐 Link:  https://academic.microsoft.com/home 

Rede social acadêmica - Research Gate: Acesse mais de 135 milhões de páginas de publicação e mantenha-se atualizado com o que está acontecendo em sua área. Compartilhe sua pesquisa, colabore com seus colegas e obtenha o suporte necessário para avançar em sua carreira. 

🌐 Link:  https://www.researchgate.net/ 

SENECA - Plataforma de conteúdo para educação: 6 milhões de estudantes já usam a Seneca para compreender a matéria e estudar para as provas de uma maneira divertida e eficiente. E o melhor: É grátis!  <By Cristiane Reis - São Paulo/SP >

🌐 Link:  https://senecalearning.com/pt-BR/

Plug-ins indicados

🎥 BigBlueButton :  É uma solução de conferência via web de código aberto para aprendizado on-line que fornece compartilhamento em tempo real de áudio, vídeo, slides, quadro branco, bate-papo e tela. Ele também permite que os participantes participem das conferências com suas webcams e convidem oradores convidados.

🌐 Link: https://moodle.com/pt/integracoes-certificadas/bigbluebutton/  Plugin Moodle: https://moodle.org/plugins/mod_bigbluebuttonbn 

👍 Componentes para seu AVA Getbootstrap: Componentes reutilizáveis ​​construídos para fornecer iconografia, menus suspensos, grupos de entrada, navegação, alertas e muito mais. 

🌐 Link: https://getbootstrap.com/docs/3.3/components/#alerts

👍 H5P:  Crie Games gratuitos e facilite a criação de conteúdo interativo, fornecendo uma variedade de tipos de conteúdo para várias necessidades. Visualize e explore esses tipos de conteúdo abaixo. Você pode criar conteúdo interativo adicionando o plugin H5P ao seu site WordPress , Moodle ou Drupal , ou integrá-lo via LTI com Canvas , Brightspace , Blackboard e muitos outros VLEs que suportam integração LTI. 

🌐 Link: https://h5p.org/content-types-and-applications 

👍 Plug-in editor de Matemática para AVAS -  MathType WIRISDigite e escreva notação matemática à mão com MathType. Inclua facilmente equações matemáticas de qualidade em seus documentos e conteúdo digital. 

🌐 Link: http://www.wiris.com/en/mathtype 

👍 Plug-in editor de Química para AVAS WIRISEditar fórmulas químicas é complexo. Começamos com alguma notação básica para química inorgânica. O editor WIRIS agora pode ser usado com uma química específica da barra de ferramentas.

🌐 Link: http://www.wiris.com/solutions/chemistry