O objeto deste trabalho é o projeto de uma residência a ser construída em Bloco de Terra Compactada (BTC) para uma família selecionada na ARIS Dorothy Stang, participante do curso de capacitação em BTC. Essa iniciativa possibilitará a família a apropriação do conhecimento técnico e prático adquirido ao longo das atividades formativas para a construção de sua moradia.  

Mais do que uma solução arquitetônica isolada, a proposta pretende contribuir para a reflexão sobre a produção do habitat enraizada no território e conectada às dinâmicas sociais, culturais e ambientais locais. A casa a ser projetada deverá refletir não apenas as necessidades funcionais e materiais da família, mas também valores simbólicos, memórias e modos de vida, que se transformam em espaço de identidade e acolhimento. 

O projeto será desenvolvido de forma participativa, em diálogo com a família beneficiária, as lideranças comunitárias e os integrantes da Residência Multiprofissional CTS. Essa abordagem se ancora no entendimento de que a moradia de interesse social deve ser fruto de um processo dialógico e cooperativo, e não de uma imposição técnica. 

Ainda que de escala modesta, o propõe-se contribuir com reflexões sobre a arquitetura comprometida com realidades locais e fortalecimento comunitário, ao reconhecer que a transformação territorial começa com pequenas ações coletivas e no cuidado com o lugar habitado.