rormação em terapeuta holistico - terapia holistica - curso holistico - curso de terapeuta holistico
curso formação em terapia holistica - terapeuta holistico

☞ o que Ă© TERAPIA HOLISTICA ☞ 【Quem Pode se Beneficiar Com Isto?】

Terapia holística, ou psicoterapia holística, refere-se a uma escola de pensamento em terapia que tenta abordar um indivíduo como uma pessoa inteira, e não como alguém que estå doente, apenas tem problemas psicológicos ou estå separado em componentes diferentes. A terapia holística tenta abordar o indivíduo em termos de mente, espírito e corpo.

COMO FUNCIONA A Terapia HolĂ­stica?

A noção de terapia holĂ­stica assume que a autopercepção de um indivĂ­duo (ou sua consciĂȘncia) nĂŁo pode ser encontrada em nenhuma ĂĄrea particular, mas Ă© uma integração de toda a pessoa, incluindo seu corpo fĂ­sico, mente (como uma função do cĂ©rebro) , sentimentos ou emoçÔes (em função da interação entre o cĂ©rebro [sistema nervoso central] e o corpo fĂ­sico) e o espĂ­rito (a parte superior de uma pessoa que conecta uma pessoa a outra e Ă  compreensĂŁo do significado). A terapia holĂ­stica tenta fazer com que o indivĂ­duo ganhe consciĂȘncia dessas conexĂ”es entre a mente, o corpo e o espĂ­rito usando uma sĂ©rie de tĂ©cnicas diferentes. O objetivo Ă© ajudar as pessoas a desenvolver uma compreensĂŁo muito mais profunda de si mesmas em todos os nĂ­veis, o que muitas vezes pode levar a uma melhor autoestima e autoconsciĂȘncia.


Muitos psicoterapeutas holĂ­sticos tentam usar os sintomas do indivĂ­duo, como depressĂŁo, ansiedade ou mesmo abuso de substĂąncias, como um mĂ©todo para promover uma maior consciĂȘncia no indivĂ­duo. Na verdade, isso nĂŁo Ă© diferente da natureza espiritual de muitos dos grupos dos 12 Passos, como os AlcoĂłlicos AnĂŽnimos. Um conceito que encontrou seu caminho em todos os tipos de psicoterapia, incluindo terapia holĂ­stica, Ă© um conceito de atenção plena ou tentativa de obter plena consciĂȘncia de si mesmo no momento. Os terapeutas holĂ­sticos tentam fazer com que os indivĂ­duos em tratamento se aceitem no momento como sĂŁo, onde estĂŁo e se entendam em um nĂ­vel mais profundo. Uma vez que os indivĂ­duos tenham alcançado a aceitação de si mesmos, eles podem liberar melhor os problemas que estĂŁo causando sofrimento. Relaxamento, imagens visuais e outras tĂ©cnicas de trabalho corporal costumam ser usadas para ajudar os indivĂ­duos nessas questĂ”es.

ATENÇÃO → ESTE SITE NÃO É O SITE OFICIAL DO CURSO - PARA ACESSAR O SITE OFICIAL → CLIQUE AQUI

A Abordagem HolĂ­stica

O objetivo de uma abordagem holĂ­stica Ă© equilibrar todos os diferentes aspectos da pessoa, de modo que a pessoa inteira seja abordada no tratamento e nĂŁo apenas um aspecto da pessoa. Por exemplo, na abordagem mĂ©dica tradicional ocidental, alguĂ©m com artrite seria tratado por um especialista que trataria de sua artrite com medicamentos e outras intervençÔes. Usando a medicina holĂ­stica, em vez de apenas tratar a artrite de alguĂ©m, os aspectos emocionais, atitudes e crenças (mentais) da pessoa, relacionamentos e como ela Ă© afetada por sua doença, e aspectos espirituais (significados mais profundos sobre a existĂȘncia e o futuro de alguĂ©m) seriam todos abordados no processo de tratamento.

Os tratamentos holĂ­sticos tendem a minimizar as abordagens farmacĂȘuticas tradicionais para o tratamento e, em muitos casos, os provedores de tratamento holĂ­stico tĂȘm crĂ­ticas bastante fortes a eles. Em vez disso, outros tipos de abordagens, como acupuntura, massagem, terapia natural, etc., sĂŁo preferidos; no entanto, a maioria desses tratamentos nĂŁo tem evidĂȘncias empĂ­ricas sĂłlidas para apoiar seu uso para uma sĂ©rie de doenças ou condiçÔes mĂ©dicas diferentes.

Por exemplo, uma técnica frequentemente sugerida como tratamento na medicina holística é a acupuntura. Vårios estudos de pesquisa empírica, como uma revisão relatada no Journal of Alternative and Complementary Medicine, de março de 2009, indicaram que muitas vezes não importa onde as agulhas de acupuntura são colocadas; indivíduos relatam que se sentem melhor mesmo que as agulhas não sejam colocadas de acordo com a pråtica da acupuntura. Isso indica que a acupuntura pode simplesmente capitalizar sobre um efeito placebo.

Por outro lado, hå vantagens na atitude geral de que um indivíduo deve ser tratado em muitos domínios diferentes de funcionamento, em vez de apenas ter um problema abordado, e essa noção pode ter alguma relevùncia em psicoterapia. Muitas formas estabelecidas de psicoterapia podem obter benefícios aprimorados quando os indivíduos em terapia também incorporam programas de exercícios, meditação, ioga e até espiritualidade.

benefĂ­cios e crĂ­ticas da Terapia HolĂ­stica

Os defensores da terapia holĂ­stica relatam que essa abordagem Ă© eficaz no tratamento de diferentes tipos de transtornos de ansiedade, transtorno depressivo maior, problemas relacionados ao estresse e transtornos relacionados ao trauma, como abuso sexual ou transtorno de estresse pĂłs-traumĂĄtico. No entanto, a principal limitação da abordagem da terapia holĂ­stica Ă© o seu prĂłprio foco. É extremamente difĂ­cil realmente alcançar o "espĂ­rito" de um indivĂ­duo ou compreender ou observar se ele realmente integrou seu corpo, sentimentos e espĂ­rito. NĂŁo hĂĄ padrĂ”es empĂ­ricos definidos que possam identificar se alguĂ©m fez esse tipo de integração ou nĂŁo.


AlĂ©m disso, muitas das noçÔes de terapia holĂ­stica estĂŁo mais alinhadas com a filosofia do que em noçÔes reais de tratamento. As tentativas de integrar alguns dos princĂ­pios de uma terapia holĂ­stica com psicoterapias empiricamente validadas tĂȘm tido mais sucesso, como o uso de psicoterapia dinĂąmica breve (um tipo de terapia baseada em Freud) e algumas das tĂ©cnicas de trabalho corporal, como tĂ©cnicas de respiração, tai chi, ioga, etc. Mesmo assim, muitos desses relatos vĂȘm de fontes questionĂĄveis. Por causa da vasta gama de tĂ©cnicas e diferentes abordagens em terapia holĂ­stica, existem poucos ensaios de pesquisa confiĂĄveis ​​que podem ser usados ​​como evidĂȘncia de que essa abordagem oferece vantagens significativas.


O ponto principal sobre a terapia holĂ­stica Ă© que os indivĂ­duos que desejam se envolver nesta forma de tratamento devem se certificar de que o terapeuta Ă© licenciado e certificado em alguma forma de disciplina de tratamento de saĂșde mental profissional, como aconselhamento, psicologia clĂ­nica ou serviço social, e incorpora os aspectos da abordagem holĂ­stica com tĂ©cnicas terapĂȘuticas empiricamente validadas, como formas padrĂŁo de terapia. IndivĂ­duos que tentam se envolver nesta forma de terapia devem discutir as qualificaçÔes do terapeuta, treinamento e quaisquer outras certificaçÔes ou ĂĄreas de especialização.

Como Ă© aplicado o tratamento holĂ­stico

Na maioria das vezes, a terapia holĂ­stica Ă© usada em conjunto com modelos de tratamento mais tradicionais e baseados em evidĂȘncias.

Nunca Ă© tarde demais para obter ajuda: tome uma atitude

AINDA TEM DÚVIDAS? CLIQUE AQUI