O gestaltismo e o Design Emocional.
Apesar do termo ‘Design Emocional’ só ter surgido na década de 90, o design já possuía de certa forma um cunho emocional, tendo em vista que um dos objetivos principais dos designers seria despertar interesse, desejo e prazer pelo produto ou obra, esse fenômeno se dá através da capacidade cerebral de percepção, onde o cérebro humano se mostra mais suscetível a reconhecer certas formas e cores, atrelando-as sensações capazes de superar a necessidade de um repertório cultural.
“Para Hofmann, as imagens possuem um significado universal porque suas forças abstratas subjacentes apelam antes à faculdade “imediata” e natural da percepção que à convenção cultural; a resposta que evocam é mais sensitiva e emocional que intelectual.” (Lupton e Miller, 1991, p.27).
Essa ideia de Hofmann junto com as teorias da gestalt estão diretamente ligadas à psicologia, que no âmbito do design emocional ajudou significativamente na evolução do mesmo, possibilitando o desenvolvimento de teorias e estudos na área, pois facilitou a aproximação do designer e do usuário através de pesquisas direcionadas ao estudo comportamental do ser humano.
“Em 1923, Kandinsky afirmou a existência de uma correspondência universal entre as três formas básicas e as três cores primárias.” (Lupton E Miller, 1991, p.26).
Um dos principais estudos que fazem relação com cores formas e que serve de base na construção de um design focado na percepção até a contemporaneidade foi o do professor da Bauhaus,Wassily Kandinsky. Nessa pesquisa ele por meio de atuação direta questionou aos alunos da Bauhaus quais das cores primárias eles relacionam as três formas básicas,através disso ele pôde constatar uma prevalência nas respostas que ligava a cor azul ao círculo, a vermelha ao quadrado e a cor amarela ao triângulo.
Todavia, o estudo de Kandinsky mesmo mostrando uma certa subjetividade, tendo em vista de que nem todos fariam a mesma assimilação, foi fundamental para a construção de um caráter que se tornaria fundamental para o desenvolvimento do design emocional, uma vez que a combinação de cores e formas poderia resultar em novas percepções, já que cada elemento transmite de maneira independente um diferente tipo de sensação.