Descobri que minha tag de conversão está disparando incorretamente, o que faço?

Por João Carlos Saran

  1. O primeiro passo é identificar algum relatório que sirva como fonte da verdade para avaliar a performance de sua campanha

Se você identificou que sua tag está disparando incorretamente, então é provável que você tenha alguma outra "fonte da verdade": podem ser dados do Google Analytics (ou de qualquer outra ferramenta de Web Analytics), dados do seu provedor de e-commerce ou de seu CRM. De toda forma, o primeira passo é ter alguma fonte de comparação para determinar o CPA/ROAs "verdadeiros" de suas campanhas.


2. Se sua campanha estiver usando estratégias de CPC Manual, Maximizar Cliques ou Parcela de Impressão Desejada, faça ajustes frequentes no CPC Máximo com base na performance segundo o relatório definido como "fonte da verdade". Se a funcionalidade de CPC Manual Otimizado ("Enhanced CPC/eCPC") estiver ativa, desligue-a.

Neste cenário, a preocupação apenas é entender se a performance atual da campanha, com base nos dados da "fonte da verdade", ainda é adequada. Em caso afirmativo, poucas ações drásticas são requeridas. De qualquer forma, será necessário um controle atento dos CPCs máximos ("hora-a-hora", eventualmente), para garantir que os resultados ainda estão alinhados com suas expectativas.


3. Se sua campanha estiver usando Target CPA, Target ROAS, Maximizar Conversões ou Maximizar Valor de Conversões: ajuste suas metas de ROAS/CPA ou migre para uma estratégia que não seja baseada em conversões


Aqui há 2 caminhos de ação possíveis, a depender da natureza do "erro" no disparo. Se a tag estiver apresentando grande discrepância em relação aos valores reais, mas a causa estiver determinada, você pode avaliar se há boa correlação entre os valores "reais" e os valores informados pela tag. Em caso afirmativo, é possível construir um de/para entre ambas as fontes de dados para que você ajuste suas metas de CPA ou ROAS de acordo com ele. Assim, pode continuar usando uma estratégia de lance automatizada.


Caso não seja possível determinar a razão dos disparos incorretos ou não haja correlação entre eles e os dados "verdadeiros", então o caminho será migrar para uma estratégia de lances que NÃO seja baseada em conversões. As opções aqui são: CPC Manual, Maximizar Cliques ou Parcela de Impressão Desejada. Conquanto a escolha da estratégia dependa bastante do objetivo desejado, vale lembrar que CPC Manual é a única que considera ajustes manuais de lance para audiências, o que constitui grande vantagem caso você possua informações pregressas sobre seu público (estudos de persona, histórico de Black Friday de ano anterior, etc.)


DICA EXTRA: conversão baseada em meta de visita qualificada no Google Analytics

Caso você não possua nenhuma outra fonte de informação além da tag de seu site (que está disparando incorretamente), então pode tentar uma solução paliativa se não houver tempo hábil para consertá-la: defina metas de visitas qualificadas no Google Analytics, conforme instruções deste artigo. Por metas de visitas qualificadas, entendam-se visitas com duração ou número de páginas/sessão superior à média de seu site. Em seguida, importe estas metas como conversões no Google Ads e use-as juntamente com uma estratégia de lances de Maximizar Conversões. O pré-requisito para toda esta implementação é possuir uma propriedade do GA corretamente configurada e vinculada ao Google Ads.