Minha campanha parou de rodar, e agora?

Por João Carlos Saran - Estrategista de Contas

  1. Verifique que nenhum de seus anúncios ou grupos de produto foi reprovado


É possível que sua campanha tenha parado de servir porque algum de seus anúncios ou produtos foi reprovado. Para verificar esta hipótese, siga as instruções deste artigo do suporte. Se for este mesmo o caso, consulte a possível política afetada e faça as alterações necessárias.


2. Verifique se a campanha já consumiu todo seu orçamento diário ou está próximo a consumi-lo


É possível que sua campanha tenha parado de servir porque seu orçamento já se esgotou ou está bem próximo de se esgotar. Geralmente, o status Limitado pelo Orçamento é exibido quando isso ocorre, mas pode ser que ele não tenha aparecido ainda. Se for mesmo um caso de orçamento esgotado, cabe avaliar, através de sua ferramenta de Web Analytics com menor delay de relatório, se a performance desta campanha está em linha com a média da conta (em termos de CPA e ROAs). Se a resposta for afirmativa, a sugestão é mover orçamento de campanhas com performance abaixo da média para esta campanha.


3. Verifique se a dinâmica do leilão não mudou nas últimas horas


Ao segmentar os dados de sua campanha por hora, você consegue entender melhor se houve variações bruscas na dinâmica do leilão (média de CPC, por exemplo) nas últimas horas. Em alguns casos, pode ser necessário aumentar seus lances para seguir disputando em certas buscas ou inventários. Daí, a questão resume-se a definir qual o lance-limite para o qual seu produto segue sendo rentável.