TAI CHI CHUAN


Wu Ji - O universo primordial, o vazio que antecede ao mundo fenomenológico, representado pelo círculo tracejado.

Wu Ji Origina o Tai Chi. A unidade composta de dois, o Ying e o Yang.

TAI CHI CHUAN

Por Márcio Lacerda


O Universo e todos os fenômenos conhecidos nascem do Ying e o Yang.

O Tai Chi é a permanente mudança do movimento do Ying e do Yang.


A diversidade do Cosmo e da Natureza é o resultado da essência Ying e Yang, que ao tomarem em suas inúmeras e variáveis mudanças, em diferentes proporções de suas energias fundamentam os 5 Movimentos, que também são conhecidos por 5 Elementos (água, madeira, fogo, terra, metal).

A unidade de energia primordial do Universo e da Vida , o Ying e o Yang, a energia escura e a energia luminosa, opostos interagentes e harmonia em suas relações de troca, está no mútuo respeito do limite, que é estabelecido dentro de uma ordem natural, o limite de ação de Ying termina onde inicia o limite de ação de Yang, as duas energias estão sempre em uma oposição de ideias opostas complementares entre si.

A constatação de que é uma unidade universal no conhecimento humano , isto é, existem dentro do de qualquer pensamento, qualquer teoria, qualquer tecnologia, na política, na filosofia, nas artes, na pintura, na música, na literatura, nas relações sociais humanas, na indústria, no comércio, enfim, em todas sabedorias e nas ciências até então conhecidas.

O Tai Chi Chuan é a tecnologia corporal da energia Ying e Yang aplicada aos Movimentos.

A técnica é infra estruturada por 10 Princípios aplicados na execução de cada uma das variadas posturas que constituem, uma série de posturas uma subsequente a outra, com diferentes movimentos de transição de uma postura para outra, durante todo o exercitar do encadeamento lento contínuo expressando a alternância do Ying e Yang, na coordenação harmoniosa da cabeça, da direção do olhar em cada movimento, do tronco, dos braços, das pernas, dos pés. O enraizamento do corpo, estabelecendo um eixo central em torno do qual é realizado cada um dos movimentos, resulta dos dez princípios aplicados em cada uma das posturas e suas transições de uma para outra.

A respiração natural, contribui para afundar o chi no Tantien (Dantian), o centro de energia vital, coordenada com o cheio e o vazio, o acúmulo e a emissão de energia.