O SPO é um dos serviços especializados de apoio educativo que asseguram a existência de condições que garantam a plena integração escolar de todos os alunos, através de:
Apoio Psicopedagógico:
O Apoio Psicopedagógico refere-se ao conjunto de intervenções de natureza psicológica e psicopedagógica dirigidas aos alunos, com o objetivo de promover o sucesso escolar e a efetiva igualdade de oportunidades através da diferenciação das respostas educativas. Integra a avaliação psicológica, o planeamento da intervenção educativa e a intervenção psicológica e psicoeducativa.
Orientação Vocacional e Informação Escolar e Profissional:
O processo de orientação escolar e profissional tem como finalidade a promoção de competências de planeamento e de tomada de decisão, para que os alunos se comprometam com uma escolha vocacional. A existência de um processo de orientação vocacional numa Escola constituiu um contributo fundamental para a promoção do sucesso educativo. Assim, os processos de orientação vocacional integram a orientação e informação escolar e profissional.
Apoio ao Sistema de Relações da Comunidade Escolar:
Os elementos que constituem o SPO são agentes educativos que estão integrados no seio da comunidade escolar e devem interagir positivamente com a mesma. O SPO procura posicionar-se na escola como um serviço acessível a toda a comunidade educativa e em ligação com os órgãos de gestão, os restantes técnicos, docentes, pessoal não docente, encarregados de educação e especialmente os alunos. O SPO procura alicerçar a seu lugar na Escola como um espaço aberto e disponível para todos.
Apoio no âmbito da Terapia da Fala:
O papel do Terapeuta da Fala em contexto escolar centra-se no “desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal”, acrescendo as perturbações relacionadas com a deglutição.
O TF contribui para a definição e implementação de programas educativos, tendo em conta as potencialidades, expetativas e necessidades do aluno, bem como as características dos ambientes, que facilitam ou comprometem o seu desempenho ao nível da comunicação e linguagem.
Psicóloga
Cordenadora do SPO
Psicóloga
Terapeuta da fala