VII Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas: mídia digital, redes sociais e as influências políticas no mundo contemporâneo

Ciclo de Debates: "Tecnologias, Conhecimento e Sociedade"

27 a 30 de agosto de 2018

Auditório da UEMS

Coxim-MS

Em pleno período de eleições brasileiras, o ano de 2018 se torna referencial para a fundamentação de um evento cuja discussão perpassa o interesse público e político. Diz respeito não somente ao público universitário, mas também e sobretudo à toda a comunidade, que utiliza as redes sociais e muitas vezes não constrói reflexões críticas sobre a amplitude da tecnologia na vida social e no comportamento político.

A proposta desse evento objetiva construir debates pertinentes à chamada cibercultura na atualidade social a partir do âmbito político brasileiro no que diz respeito aos seus comportamentos e posições por meio das mídias digitais e redes sociais. Procura vincular tecnologia, história e política para fomentar análises críticas a respeito da maneira pela qual, por exemplo, artigos online e/ou as chamadas "fake news" foram decisivas em processos eleitorais em determinados casos em investigação como na candidatura de Donald Trump nos EUA. Pretende explicitar a abrangência e amplitude pela qual essas mídias têm atingido a sociedade brasileira e a forma como têm transformado seus caminhos e decisões políticas, seja em prol de partidos, seja por fazer retornar e sistematizar com novos ares, conceitos sociopolíticos cunhados em outros períodos históricos e retomados em momentos de crise representativa.


Realização

Câmpus de Coxim

Financiamento

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esportes

Apoio

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Banda Identidade Zero

Estudio de Artes Marcelo Mariano