Na Minha Pele

Artigo Jornalístico :

O livro: ´´Na Minha Pele`` , retrata relatos da vida de Lazáro Ramos . Nascido na pequena Ilha do Paty , á 70km da capital Baiana. No começo ele conta a história de como se iniciou sua carreira como ator, de sua infância , e das famílias que construiram no local onde nasceu. Lazáro sempre lutou pelos seus sonhos e pela busca do seu espaço , principalmente por ser ator negro . Os capítulos do livro narra a sua participação em grupos artísticos e marcantes na vida de Lazáro , que apesar das informalidades das conversas , carregava informações fundamentais que não poderia ser descartadas.

Na segunda parte do livro ele fala sobre as questões raciais , do seu crescimento profissional ao longo dos últimos anos ,em projetos que ele junto com sua esposa Tais Araújo comandam na área da cultura , pois são as principais vozes do projeto negro na classe artística nacional, mesmo assim não escapam de sofrer episódios de racismo. Mas ele não deixa de falar sobre o assunto , com aspectos pontuais , sobre perguntas banais que ja foi feita a ele e a outras personalidades negras .

No decorrer do livro Lazáro quer nos passar a mensagem de que muitas vezes , a cor tem um patamar de grande importância , o trabalho entre sí, o talento das pessoas , a competência ,ele também marca que sempre recusou e evitou fazer parte de papéis que tivesse que portar ou carregar armas , para as pessoas não o jugar ele com o papel de bandido , como muitas vezes está relacionado a cor negra principalmente pela mídia.

Conceito-Chave :

O racismo é o ato de discriminar , fazer um ação que vai ferir , machucar uma pessoa ou grupo por associar suas características física etnicas , preconceito ,esteriotipo ... Que acaba resultando em exclusão , opressão , e acaba afetando o pisicologico do individo .

Lazaro Ramos conta em seu livro que ja foi vitima de racismo , o tanto que lutou e luta ate hoje , por ser um ator e autor negro e que é muito dificil com as perguntas que lhe fazem :-´´Sendo um ator negro , o que acha dessa coisa toda de racismo?`` , -´´Como é fazer um médico , arquiteto , surfista ,(...) padre, gay , seja lá quem for ... negro?``. Ele usa em seu livro a seguinte frase :´´Sem assumir a complexidade , nada muda de lugar``, para falar das questões raciais brasileiras , conta também como sempre tudo foi mais complicado por terem antepassados escravizados.



Citação de seguida análise :

"Se posso fazer alguma sugestão, aconselho que abra este livro não para encontrar minha biografia, mas para ouvir as vozes dos que estão ao meu lado."

Lazáro Ramos relata experiências pessoais e memórias ,refletindo sobre temas como o racismo , consciência individual e coletiva , família ,gênero ,respeito ás diferenças ... Mostra em seu livro que independentemente somos todos iguais , e passa a seguinte mensagem ´´Quem é você , provavelmente nunca saberei mas o importante é que o milagre aconteceu e agora juntos , vestimos a mesma pele , está pele que viaja conosco e que nos antecede ``.

Composição imagética :

A Beleza tem cor, brilhando na busca da igualdade.

Produção livre :

Minha opinião :

O livro conta a história de Ramos , suas experiências pessoais e seu ponto de vista , relatos de sua vida, epsodios do que ja se passou .É uma leitura muito boa e de grande importância para vivermos em uma sociedade onde todos tem o mesmo direito.