O SerTão Maker é um ambiente de inovação que utiliza-se de ferramentas do Design Thinking e prototipagem rápida para transformar ideias em protótipos por meio do compartilhamento de conhecimentos e estímulos criativos.

Utiliza a metodologia ProjEx para abordar problemas científicos socialmente relevantes gerando inovação através da exponencialização digital. O SerTão Maker está alinhado à vocação do IFRS Campus Sertão, à sua estrutura já existente e, ainda, aos demais movimentos e ações que já acontecem no transcorrer do ano letivo. O SerTão Maker se constitui como uma etapa fundamental para potencializar o desenvolvimento local, uma vez que possibilita aos estudantes, professores e comunidade externa um espaço apropriado para estimular, conceber, materializar e/ou exponenciar ideias/projetos. 

Objetivos: 

Espera atingir-se os seguintes resultados: promover a sinergia entre o SerTão Maker e os diferentes cursos do Campus, em diversos graus de utilização (ensino, pesquisa e extensão) permitindo o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e comportamentais dos alunos; capacitação dos docentes e discentes do Campus na cultura maker e utilização do espaço do habitat; envolver o Lab. nas iniciativas de pré-incubação, desafios, hackathons, sprint, Desafio Criativo e outras ações institucionais e externas, gerando quatro novos produtos/serviços e/ou negócios ao longo de dois anos; tornar o Lab. SerTão Maker um espaço compartilhado com empresas para desenvolvimento e testagem de novos produtos e serviços por meio de convênios e atividades conjuntas, de modo a envolver duas empresas no primeiro ano e quatro empresas no segundo ano.