Atividade: JOGO DO DOMINÓ DAS FORMAS GEOMÉTRICAS
Objetivos:
* Desenvolver a coordenação motora fina através do recorte das peças do jogo.
* Desenvolver através do jogo o raciocínio lógico, a atenção, a concentração e a autonomia.
* Identificar, nomear e associar as formas geométricas.
* Perceber semelhanças e diferenças entre as formas geométricas.
* Realizar o jogo em família, promovendo a aprendizagem e momentos de diversão.
Materiais: Material impresso com as imagens, papel cartão colorido
Desenvolvimento:
1º PASSO: Assistir o vídeo explicativo: JOGO DO DOMINÓ DAS FORMAS GEOMÉTRICAS
2º PASSO: Confeccionar o jogo com o material enviado para casa.
A criança com o auxílio dos pais ou responsáveis, irá recortar a margem branca de cada página, antes de colar no papel cartão.
Medir o espaço necessário, passar cola atrás de toda folha com pincel ou com os dedos, espalhar por toda folha, para não ficar nenhum lugar sem cola e em seguida colar no papel cartão. Esperar secar. Depois recortar as peças. (precisa do acompanhamento familiar neste processo)
3º PASSO: Depois de montado o jogo, seguir as regras abaixo e realizar a brincadeira em família, identificando sempre as formas geométricas pelo seu nome. Neste jogo além do QUADRADO, CÍRCULO, RETÂNGULO E TRIÂNGULO, tem também as formas: OVAL (arredondada) E LOSANGO (com 4 lados, mas esticados)
Regra do jogo: Número de jogadores: podem jogar 2,3 ou 4 jogadores.
Início do jogo: O Jogo poderá ter várias partidas. Em cada partida colocam-se as peças com a imagem virada para baixo e embaralham-se as peças. Cada um dos jogadores retira 7 peças e no caso de sobrarem peças, estas devem ser deixadas viradas para baixo em um lado da mesa.
No caso deste dominó das formas, sorteia-se alguém para começar colocando uma peça no centro da mesa.
Desenvolvimento do jogo: Cada jogador, na sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que a figura de um dos lados coincida com uma das figuras da extremidade onde está sendo colocada. As peças com a mesma imagem dos dois lados da peça são colocadas de maneira transversal para facilitar sua localização.
Se um jogador não tiver a peça correspondente da jogada, deverá “comprar” das peças sobradas, tantas quantas forem necessárias, até encontrar uma que se encaixa na jogada. Se não houver peças, no monte das sobras, passará a vez ao seguinte jogador.
Aquele que terminar primeiro suas peças vence o jogo.
Tempo estimado: Vai variar de acordo com a realização das atividades e do ritmo de cada criança. No total, aproximadamente 2 horas e 30 minutos.
Campos de experiência: Traços, Sons, Cores e Formas - Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, o Eu, o Outro e o Nós, Corpo, Gestos e Movimentos.