Objetivos da atividade:
· Desenvolver a coordenação óculo-manual;
· Estimular a concentração e precisão;
· Desenvolver a lateralidade e o controle corporal;
Materiais: Sacola plástica ou balão;
Desenvolvimento: uma atividade para trabalhar alguns fundamentos do Voleibol; usando sacolinha plástica ou balão/bexiga.
O aluno deve pegar uma sacolinha plástica ou um balão e encher amarrando-o em seguida. No caso da sacolinha de plástico deverá encher bem cheia para que a sacolinha permaneça por mais tempo no ar e torcer as pontas bem torcidas antes de amarrá-la.
Para realizar os movimentos do voleibol poderá acrescentar o saque por baixo e por cima, manchete, toque e cortada.
Poderão estender uma corda ou barbante demarcando uma quadra de vôlei em sua casa e jogar em duplas, trios, ou com o número de pessoas que compõe sua família.
Objetivos:
Desenvolver a concentração, a coordenação, a cooperação e a memorização;
Estimular a coordenação motora fina;
Promover a socialização;
Desenvolvimento:
O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.
O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.
O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura.
No início da partida, as peças devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as peças brancas; e, nas três últimas, as peças pretas.
A peça movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para a frente, e uma casa de cada vez.
A peça pode capturar a peça do adversário movendo-se para frente e permitindo também capturar a peça do adversário movendo-se para trás.
A peça que atingir a oitava casa adversária, parando ali, será promovida a "dama", peça de movimentos mais amplos que a simples peça. Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor.
A dama pode mover-se para trás e para frente em diagonal uma casa de cada vez, diferente das outras peças, que movimentam-se apenas para frente em diagonal. A dama pode também tomar outra peça pela frente ou por trás em diagonal e lateral.
A tomada é obrigatória. A peça e a dama têm o mesmo valor para tomar ou ser tomada. Se, no mesmo lance, se apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório executar o lance que tome o maior número de peças (lei da maioria).