O Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento busca formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento do estado de Mato Grosso e do país. Sua formação relaciona competências técnicas e científicas à capacidade de relacionamento humano, habilitando-o a trabalhar na área da geomática e geotecnologias para atender às necessidades da sociedade e do processo produtivo e do meio ambiente. O Curso permite ao Tecnólogo desenvolver habilidades de coordenação de planejamento e gestão de processos que envolvam dados espaciais georreferenciados, criar para as mais variadas áreas de conhecimento, sistemas de informações territoriais, através da utilização das inovações geotecnológicas e outras ferramentas do geoprocessamento.
Eixo Tecnológico: Infraestrutura
Carga horária: 2.548 h (6 semestres)
Vagas: 25 por semestre
Turnos: Matutino e/ou Noturno
Modalidade de ensino: Superior
Campus: Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva
Departamento: DINFRA (Antigo DACC)
O profissional formado em Geoprocesssamento irá utilizar sistemas computacionais voltados à aquisição, armazenamento, processamento, análise e apresentação de informações sobre o meio físico referenciadas espacialmente. Dominando fundamentos de informática, cartografia, sensoriamento remoto e análise espacial, também levanta informações cartográficas de pontos específicos de determinado território, imprescindíveis às atividades de planejamento urbano e ordenação do uso do solo, levantamento de informações socioeconômicas, gerenciamento ambiental, de sistemas de transporte, de processos agrícolas, entre outras.
O Tecnólogo egresso deve estar apto a compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, ser um profissional com conhecimentos técnicos e científicos compatíveis com as necessidades do mercado, com habilidade de analisar, decidir, planejar e avaliar as diversas situações durante o seu exercício profissional, com capacidade de integrar equipes multidisciplinares na busca de diagnósticos e soluções para os diversos problemas ambientais.
O profissional em geoprocessamento pode trabalhar como autônomo ou em empresas privadas, podendo atuar, principalmente nas seguintes áreas e atividades:
Projetos de licenciamentos ambientais;
Georreferenciamento de propriedades rurais ou urbanas;
Fornecer apoio de campo para levantamentos aerofotogramétricos;
Determinar as coordenadas de acidentes geográficos que serão usadas para a localização e a identificação de locais ou objetos;
Fiscalizar rotas, tráfego e cargas em companhias de logística que usam o geoprocessamento;
Implantação de banco de dados, selecionando e processando dados coletados;
Atividades que usam e processam imagens de Sensoriamento Remoto;
Coleta e processamento dados de Sistemas de Posicionamento Global (GPS);
Área pública em atividades técnicas e científicas, em instituições de pesquisa e extensão;
Institutos de proteção ambiental, nas prefeituras municipais e nas secretarias estaduais;
Organizações Não-Governamentais (ONGs) têm requisitado muito o tecnólogo em geoprocessamento, principalmente em trabalhos relacionados com mapeamento e conservação do meio ambiente.
ENDEREÇO:
Rua Zulmira Canavarros, n. 95, Centro Norte - Cuiabá /MT - CEP 78005-200
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO
2024 IFMT