O que é?

O Sistema Municipal de Indicadores de Campo Grande - MS (SISGRAN) surgiu em 2009, com o intuito de facilitar e agilizar o acesso aos dados principais e mais relevantes do município, pois não havia ferramenta semelhante disponível à sociedade.

O ponto de partida foi o fornecimento de informações básicas, tais como: população por bairro, nº de domicílios, renda per capita, mapas de escolas e unidades de saúde, entre outros, que possuem grande demanda por instituições, estudantes, professores, empresários e gestores públicos.

Com o lançamento do Censo Demográfico em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as Divisões de Estatística, Indicadores de Desempenho e Geoprocessamento da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB), trabalharam na tabulação, análise e inserção dos indicadores (tabelas e mapas) no site. Outras fontes de trabalho são, por exemplo, a Secretaria Municipal e Estadual de Educação (SEMED e SED), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e Secretaria Municipal de Gestão (SEGES).

Ao longo do tempo, ocorreram mudanças significativas na plataforma, tais como a inclusão de novos mapas (online e .pdf), linhas de ônibus, alteração no layout etc. Entre agosto de 2009 e dezembro de 2018, o SISGRAN ultrapassou a marca de 300 mil visualizações.

#campogrande #sisgran #transparência #dadosabertos #prefeituradecampogrande