Seminário Internacional

“Patrimônio Mundial vs Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América”

Dias 24 e 25 de abril - Evento Presencial -

Auditório Campus I

(PUC-Campinas)

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em São Paulo, a Universidade de Sevilha e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) organizam o 3º evento da rede Rede applab - Laboratório Americano de Paisagens Históricas da Produção - o Seminário Internacional “Patrimônio Mundial vs Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América”.

Entre os objetivos principais da rede está o de organizar seminários para a discussão e difusão dos conhecimentos reunidos pelos pesquisadores, em sua atuação junto às comunidades locais e na formação de novas gerações de profissionais, a partir da difusão de novas metodologias de preservação e ativação das paisagens formadas por patrimônios relacionados à produção no território. Assim, este Seminário Internacional “Patrimônio Mundial vs Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América” tem como objetivos gerais:

_Posicionar e ampliar o reconhecimento das paisagens de históricas da produção (PHP) na América e na Península Ibérica.

_Analisar a proporção, presença e ausência das paisagens históricas da produção na lista do Patrimônio Mundial, sua localização geográfica, temporal e programática,

estabelecendo a base para futuras propostas de novas incorporações com base na construção equilibrada do panorama mundial.

_Consolidar a colaboração e a especialização em PHP no âmbito da UNESCO, tirando partido do nexo da Rede applab, reforçando a cooperação entre instituições acadêmicas, agentes e gestores de patrimônio e estimulando a participação das comunidades.


O seminário científico está estruturado em quatro contextos ou quadros de discussão: Leia mais

Painel 1: Análise, investigação e gestão das PHP-Patrimônio Mundial 

Identificar e analisar a presença das PHP na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Diagnóstico de sua visibilidade e inclusão nas agendas de pesquisa na Ibero-América. Sinergias e potencialidades.

Objetivos específicos

_Discutir os conceitos e o leque de visões sobre as PHP, a partir dos diversos países e organismos internacionais de proteção de paisagens.

_Estado da arte da investigação sobre o impacto internacional das paisagens históricas da produção no contexto do Patrimônio Mundial da UNESCO, tanto do ponto de vista terminológico como em termos da sua caracterização.

_Evolução das PHP declaradas Patrimônio Mundial, em especial, da Ibero-América. Gestão e ativação.

Painel 2: Declarações/Patrimônio Mundial PHP/Revisões, transversalidades e interlocuções

Identificar a proporção das PHP ibero-americanas em declarações à Lista do Patrimônio Mundial, sua localização geográfica, temporal e programática, estabelecendo as bases para futuras propostas de incorporação baseadas na construção equilibrada do panorama mundial.

Objetivos específicos

_Estudo detalhado da presença/ausência das PHP ibero-americanas na Lista de Patrimônio mundial e sua proporção em contraste com outros patrimônios, inclusive dos critérios de inclusão na plataforma da Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

_Revisão/proposição de novos critérios para ampliar e fortalecer as candidaturas das PHP na lista de Patrimônio Mundial.

Painel 3: Gestão ativa do conhecimento. Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América

Projetos estratégicos destinados à transição digital, contribuindo para a gestão ativa das administrações públicas e acadêmicas, em particular, para aquelas dedicadas à gestão de dados patrimoniais em nível local, regional e estatal, respondendo à agenda urbana no âmbito do patrimônio cultural. Interatividade e acessibilidade da informação. Participação e interação das comunidades. Patrimônio e sustentabilidade.

Objetivos específicos

_Identificar a presença e as lacunas das PHP na América e na Península Ibérica em plataformas de gestão de dados do patrimônio de caráter público e acadêmico, valorizando sua visibilidade, acessibilidade e dimensão geoespacial, a fim de elaborar diretrizes eficazes para promoção de sua documentação e investigação.

_Diagnóstico da visibilidade e acessibilidade das PHP na plataforma da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

_Aproximação à gestão ativa das PHP através de seus vínculos com as comunidades e seus valores socioecosistêmicos.

Painel 4: Paranapiacaba. Uma herança para a humanidade. Patrimônio, sustentabilidade e comunidade.

Caso de estudo: Paranapiacaba como Patrimônio Mundial. Reconhecimento de atributos e valores, análise de transversalidades, estratégias e projetos, ativação patrimonial a partir da comunidade, experiências de gestão ativa, fontes documentais. Por uma Declaração de Patrimônio Mundial.

Objetivos específicos

_Identificar os atributos e valores patrimoniais e sustentáveis que envolvam a candidatura de Paranapiacaba a Patrimônio Mundial.

_Diagnóstico da viabilidade da Declaração de Paranapiacaba como Paisagem Histórica da Produção na Lista de Patrimônio Mundial UNESCO.

Seminário Científico

Workshop-Laboratório

Anais do Evento

 

Local

Auditório Campus I (Dom Gilberto).

R. Profa. Ana Maria Silvestre Adade - Parque das Universidades, Campinas - SP, 13086-020, Brasil.

Notícias

   Leia mais