Notícias
Eficiência energética: como a inovação pode ajudar?
A eficiência energética é um desafio para muitas empresas que buscam se adaptar a um modelo mais produtivo e de menor impacto ambiental. O tema é urgente e importante, pois a utilização descontrolada de energia afeta a maioria dos setores econômicos e a sociedade como um todo.
Em novembro deste ano, acontece a COP28, um evento que debate e reestrutura os efeitos das mudanças climáticas. Dentre as negociações pautadas pelo relatório Visão da Indústria sobre a COP28, da CNI, as mais aguardadas na conferência deste ano são: a aceleração da transição energética até 2030 e a reestruturação do acordo de financiamento climático.
A tecnologia inserida na Indústria 4.0 assume um papel fundamental nesse movimento de transição energética, uma vez que a integração de máquinas e sistemas automatizados auxiliam no controle e redução de energia elétrica.
Clique aqui e acesse a matéria completa!
02/02/2024 - Senai Alagoas
Energia limpa: Brasil bate recorde com 93% da energia gerada em 2023 vindo de fontes renováveis, diz CCEE
O Brasil bateu recorde de geração de energia limpa em 2023, com 93,1% de toda a energia gerada vindo de fontes renováveis. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e foram divulgados nesta sexta-feira (2).
No total, foram gerados 70,2 mil megawatts médios (MWm) no ano passado, por meio de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa. As hidrelétricas respondem por mais da metade da energia gerada em 2023, com 50 mil MWm – um crescimento de 1,2% em relação a 2022. Já as usinas de geração eólica e solar somaram 13 mil MWm, o que representa uma alta de 23,8% em relação a 2022.
"O avanço foi puxado pelo cenário climatológico favorável, em especial para a produção de energia solar, e pela entrada de novas usinas no Sistema Interligado Nacional", afirma a CCEE
As novas unidades de produção aumentaram a capacidade instalada no país em 42,6 mil MW – o equivalente a três usinas de Itaipu.
Já a geração de energia a partir da biomassa, principalmente a partir do bagaço da cana-de-açúcar, foi de 3,2 MWm – aumento de 9,6% em relação ao ano anterior.
Clique aqui e acesse a matéria completa!
02/02/2024 - Globo
NAC Alagoas participa de Encontro de Gestores do NAC em São Luís/MA
O Encontro de Gestores do NAC 2023 foi realizado pela CNI, em parceria com as Federações das Indústrias, durante a Expo Indústria Maranhão, nos dias 09 e 10 de novembro, em São Luís - MA. O NAC Alagoas foi representado pelo Gerente da Unidade Sindical, Francisco Acioli, e pela Contadora da Unidade Sindical, Joanna Rubim.
O objetivo principal do encontro foi reunir os gestores dos NACs do Brasil para realizar alinhamentos, discussões e a construção de uma Rede NAC mais forte e atuante no país. Através de apresentações das Federações, os gestores participantes mostraram as principais ações realizadas em 2023.
Durante o Encontro houve apresentações do BNDES, FINEP e Sicoob CredFiemg, além de palestras com a consultora Maria Aparecida Bogado sobre Soluções Financeiras para o Comércio Exterior e Garantias em Crédito e Financiamento. Ao final do segundo dia, foram apresentados os resultados do NAC em 2023 e o planejamento de ações para 2024.
13/09/2023 - Comunicação FIEA
Alagoas marcou presença na 39ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha
O 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) ocorreu no Minascentro, em Belo Horizonte/MG, contando com a presença de Francisco Acioli como representante da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e Dielze Mello representando o CIN Alagoas. O evento teve como objetivo estreitar as relações entre os dois países, debatendo temas como sustentabilidade, descarbonização e Hidrogênio Verde.
A abertura do evento contou com discursos do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, do presidente da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), Prof. Dr.-Ing. Siegfried Russwurm, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, da Secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, do vice-premiê da Alemanha e Ministro da Economia e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck e do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Leia matéria na íntegra clicando aqui
13/09/2022 - Comunicação FIEA
Energia solar atinge marca histórica no Brasil
Fonte renovável bate dois recordes em relação à capacidade instalada; expectativa é de que a potência dobre até 2023
O Brasil bateu dois recordes em relação ao setor de energia solar em setembro de 2022. Ultrapassou a marca de 19 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, juntando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria, e atingiu a marca histórica de 13 GW de potência instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e, segundo análise da associação e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), indicam que a capacidade instalada poderá dobrar até o início de 2023.
Para conhecer a projeção de crescimento e o incentivo da indústria para impulsionar o setor, acesse a matéria na íntegra no Indústria Verde.
25/10/2022 - Agência CNI
Rodrigo Cunha e Rui Palmeira encerram sabatinas com candidatos ao governo
Ambos assumiram o compromisso de ouvir o setor produtivo caso sejam eleitos
O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) e o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), encerram a série de palestras e debates sobre a "Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento de Alagoas" com candidatos ao governo. O documento contém propostas da Indústria, Agricultura e Pecuária, Federação das Associações Comerciais e Sebrae para ajudar o estado a crescer com foco no desenvolvimento.
Foram ouvidos os quatro nomes mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto registradas no Tribunal superior Eleitoral (TSE). Na semana passada, a Agenda foi entregue a Paulo Dantas (MDB) e Fernando Collor (PTB). Durante cafés da manhã na Casa da Indústria, os candidatos apresentaram seus planos de governo e discutiram o documento onde são apontados os desafios estruturais e conjunturais que criam obstáculos ao crescimento e desenvolvimento do estado. A "Agenda do Setor Produtivo" propõe medidas que ajudem a superar esses entraves.
13/09/2022 - Comunicação FIEA
Candidatos assumem compromisso com 'Agenda da Indústria' para desenvolver AL
Paulo Dantas e Fernando Collor são os primeiros a debaterem temas com o empresariado
O governador Paulo Dantas (MDB) e o senador Fernando Collor (PTB) foram os primeiros candidatos ao governo de Alagoas a discutirem, com o setor produtivo, a "Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento de Alagoas". O empresariado os recebeu para um café da manhã ma Casa da Indústria, respectivamente, nessa segunda (5) e terça-feira (6).
No documento, as lideranças do setor produtivo alagoano - Indústria, Agricultura e Pecuária, Federação das Associações Comerciais e Sebrae - apontam os desafios estruturais e conjunturais que criam obstáculos ao crescimento e desenvolvimento do estado. A "Agenda do Setor Produtivo" propõe medidas que ajudem a superar esses entraves.
06/09/2022 - Comunicação FIEA
Alagoas marcou presença no Enai 2022 para elaboração do mapa estratégico da indústria 2023-2033
Na última quinta-feira (30), representantes do Sistema Fiea e dos sindicatos industriais alagoanos, liderados pelo presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, participaram do Encontro Nacional da Indústria, o Enai 2022, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Brasília/DF.
A CNI reuniu cerca de 1.500 empresários de todo o país em Brasília-DF, de forma online e presencial, para a elaboração do Mapa Estratégico da Indústria 2023-2033. O documento vai traçar estratégias e políticas públicas para enfrentar os desafios da nova economia do conhecimento.
O evento contou com seis painéis, com temas como inovação, economia de baixo carbono, política industrial e educação. Além disso, teve dois espaços talks, para apresentação e bate-papo sobre as principais ações no âmbito do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 e exposição de produtos e serviços da CNI, Sesi, Senai e IEL.
04/07/2022 - Ascom Unidade Sindical
Seminário de Energia Solar Fotovoltaica
O SEBRAE está realizando com apoio do SINDENERGIA-AL, ABSOLAR, CREA-AL, SENAI e UFAL, O Seminário de Energia Solar Fotovoltaica que será um circuito realizado em quatro municípios do estado de Alagoas para debater temas sobre Energia Solar Fotovoltaica no próximo mês de junho, momento onde é pretendido levar para os pequenos negócios informações relevantes referentes à mudança na regulação, e estimular para que aproveitem o período de transição referente à nova legislação, para que se beneficiem das regras atuais de compensação de créditos, assim como para tratar sobre as temáticas de Eficiência Energética e Consumo Consciente.
Nestes seminários, após a realização das palestras, haverá um segundo momento para interação do público participante com empresas integradoras locais, assim como algumas instituições financeiras.
Leia mais em: Seminário de Energia Solar
26/05/2022 - ASCOM