II SIMPOMEC

2º Simpósio de Engenharia Mecânica

De 14 a 16 de Setembro

Tema

Engenharia: Desenvolvimento

tecnológico, energético e ambiental

Sobre o evento

A 2ª edição do Simpósio da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), Campus Universitário de Tucuruí, terá como tema “Engenharia: Desenvolvimento Tecnológico, Energético e Ambiental”. O evento reunirá academia e profissionais das áreas de Engenharia Mecânica, Materiais e Metalúrgica com objetivo de discutir o desenvolvimento de novas tecnologias, sustentabilidade, desafios, perspectivas e interações entre os colegas da área e as demais engenharias. Para fortalecer a troca de conhecimentos, a organização do evento traz palestrantes de outros estados na programação. De maneira a motivar os discentes da FEM o simpósio terá em sua programação palestras com egressos da UFPA que atuam na academia ou em grandes empresas.

Simpósio de três dias com palestras, apresentações de artigos e minicursos

Resumo Expandido

Os resumos foram publicados na aba download

Comissão organizadora

Prof. Dr. Fernando Nunes da Silva

(Coordenador do II SIMPOMEC)

Prof. Dr. Douglas Neves Garcia

(Coordenador do Comitê Cientifico)

Erick Roberth Sousa e Sousa

(Discente)

Felipe Souza da Silva

(Discente)

Larissa Camila Nascimento Pinheiro

(Discente)

Luis Gustavo Assunção Sousa

(Discente)

Marinaldo dos Passos Alves

(Discente)

Railson Oliveira de Mendonça

(Discente)

Romário de Brito Aragão (Discente)

Odinaldo Fonseca de Rodrigues Júnior

(Discente)

Apresentadores (Palestras e minicursos)

Palestra: "Técnicas de mitigação do processo de corrosão"

Prof. Dr. Sérgio Barra (UFRN / Rede PDIMat)


Engenheiro Mecânico (UFPA), Mestre e Doutor, em Engenharia Mecânica, pela UFSC, e Pós-Doutor pelo Centro Universitário SENAI Cimatec. Foi professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPA. Integrou os grupos “Estudos em Tecnologia de Soldagem (GETSOLDA / UFPA), "Metalurgia da Soldagem" (UFSC) e “Processos de Fabricação e Materiais” (Cimatec). Agraciado com o Prêmio ESAB, no V Congresso Ibero-Americano de Soldagem, Prêmio Inova SENAI 2009 e finalista do Prêmio Santander Ciência e Inovação 2013 (Categoria Indústria). Atuou junto ao Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), na coordenação de cursos de gradaduação e pós-graduação. Atuamente é membro do Conselho de Administração da ABM, Representante Regional da Abendi (Regional RN), professor associado do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMat) da UFRN, chefia o Laboratório de Soldagem e Inspeção (LS&I/DEMat/UFRN), membro do corpo editorial/revisor dos periódicos Brazilian Journal of Science and Technology, Revista Soldagem & Inspeção, Revista Abendi, Advances in Materials and Processing Technologies e Materials Research, atua/atuou como consultor Ad hoc da Facepe, UESC, CAPES e MEC. É avaliador de cursos de gradação INEP/MEC, coordena o Comitê Executivo da “Rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação em materiais e equipamentos para setor industrial brasileiro (Rede PDIMat)” e faz a gestão do Site da Soldagem (http://www.sitedasoldagem.com.br). Desenvolve pesquisas na relação “processos de fabricação versus degradação de materiais metálicos”.


Palestra: "Abordagem sobre os processos de beneficiamento do minério de ferro no estado do Pará"

Engª. Lys Daniele da Costa Tavares (Vale)

Graduada em Engenharia de Minas pela UFPA (Campus Marabá), pós-graduada em Lavra de Minas a Céu Aberto pelo ITV/UFOP. Certificada como Especialista GB em Seis Sigma pelo projeto de Aumento do Split de Pellet Feed Especial – Brucutu. Iniciei minha história na Vale em 2009 com os estágios acadêmicos nas áreas de Operação de Usina e Mina. Em 2011, através do programa de entradas Talent Pool, iniciei a carreira de engenharia na área de Moagem e Filtragens de Carajás. Em 2013, fui convidada para atuar no Complexo Minas Centrais (VALE/MG) como engenheira de processos, com foco em otimizações em rotas de processo e planejamento estratégico, migrando novamente para Carajás em 2015, onde pude atuar na confiabilidade das instalações de Britagens, Classificação, Pellet. Em 2019 migrei para Coordenação Confiabilidade e Desenvolvimento de Processos das Operações de Usinas SN, aonde desde dez/2020 estava interina à frente da equipe.

Palestra: "Gestão de Paradas de Manutenção Industrial: Definição, Planejamento, Execução e Encerramento. "

Eng. Me. Lucas Alves Soares (Dow Chemicals Inc.)

Sinobras S.A.

    • Engenheiro Mecânico de Aciaria – 1 ano

    • Supervisor de Manutenção Mecânica e Oficina Central – 1,5 anos

Dow Corning

    • Supervisor de Manutenção – 1 ano Badische Stahl Engineering Gmbh. (Alemanha)

    • Projetista (estágio mestrado)– 06 meses Dow Chemicals – 3 anos

    • Engenheiro de Confiabilidade Mecânica

    • Coordenador de Paradas

Dow Chemicals – 1 ano

    • Supervisor de Manutenção Mecânica

    • Coordenador de Paradas


Palestra: "Desafios e Importância da Equidade de Gênero na Indústria."

Engª. Me. Yasmin Soares Gavioli (Engª de Processos em Exterran Óleo e Gás)

Engenheira Química (UFRJ), Mestre em Engenharia Mecânica (COPPE/UFRJ) e Doutoranda em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (EQ/UFRJ) com mais de quatro anos de experiência em projetos de engenharia de processos.

Mais de cinco anos de experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento com ênfase na Indústria de Óleo e Gás. Sua experiência e interesses incluem um forte foco em separação primária, separação de CO2, avaliação de confiabilidade com rastreabilidade metrológica, técnicas experimentais e desenvolvimento de novas tecnologias.

Desenvolveu vários trabalhos na área de dinâmica de fluidos e hoje atua como Engenheira de Processos na Exterran focada na área de tratamento de água produzida para indústria de óleo e gás.




Palestra: "Ensaio de expansão hidrostática aplicado ao estudo da simulação numérica da conformação superplástica de uma liga de Titânio."

Prof. Dr. Marcio Wagner Batista dos Santos (FEM/ITEC/UFPA)

Professor da Universidade Federal do Pará, bacharel em Engenharia Mecânica pela mesma instituição, tendo doutorado pela USP e Université de Toulouse. Atua na área de Processos de fabricação com ênfase em Materiais Metálicos.

Palestra: "A Importância dos Resíduos e Fibras para a Pesquisa em Materiais Conjugados "

Prof. Phd. Deibson Silva da Costa (Engª de Materiais

/Ananindeua/UFPA)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2009). Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2012), na área de Concentração de Materiais e Processos de Fabricação sub-área de Materiais Compósitos. Doutorado em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (2016). Pós-Doutorado na área de materiais compósitos pela Universidade Federal do Pará (2016-2017). Especialização em Docência e Gestão na Educação Superior (2019) e Ciência e Engenharia de Materiais (2020). Atualmente é Professor Adjunto do Magistério Superior da Faculdade de Engenharia de Materiais do Campus Universitário de Ananindeua da Universidade Federal do Pará. Atua em pesquisa em engenharia de materiais, materiais metálicos ferrosos e não ferrosos e ligas metálicas, materiais polimérico termoplástico e termorrígido, materiais compósito reforçados com fibras naturais, sintéticas e resíduos provenientes da agro-indústria, caracterização de fibras naturais e sintéticas, resíduos de madeira, resíduos industriais e análise de superfície de fratura.

Palestra: ''Reparos Compósitos e Revestimentos Protetores na manutenção.''

Eng. Ernesto Monteiro Filho (ECR Engenharia)

Pós-graduação

  • Especialização em Engenharia de Gerenciamento - Universidade Federal do Pará /UMR (University of Missouri/Rolla)1999;

  • Especialização em Engenharia de Materiais – Universidade Federal de São Carlos – 1992.

Siderurgia e fábrica de alumínio – 17 anos – 1985 a 2002

  • Processos de Laminação de Aço.

  • Controle de Qualidade de Produtos Siderúrgicos.

  • Engenharia de Produção de Alumínio.

  • Engenharia de Manutenção em Fábrica de Alumínio.

  • Projetos Mecânicos em Fábrica de Alumínio.

ECR ENGENHARIA – Diretor da Empresa – 19 anos – 2003 até o momento

  • Realização de serviços de manutenção e recuperação de equipamentos e subconjuntos, tais como: bombas hidráulicas, bombas de vácuo, válvulas rotativas e redutores de velocidade.

  • Recuperação de bases de concreto de equipamentos.

  • Revestimentos anticorrosivos e antiabrasivos.

  • Coordenador Técnico Regional PA, MA e AP, da HITA Comércio e Serviços,

  • Distribuidor Exclusivo dos produtos BELZONA: polímeros especiais de manutenção.

Palestra: "Aplicação da Tecnologia Laser nos Processos de Manufatura Aditiva e Revestimento."

Eng. Me. Jurandir Marcos Sá de Sousa (SENAI)

Graduado em Engenharia Mecânica (UFPA, 2016), Mestre em Engenharia Mecânica na área de Fabricação (UFSC, 2019). Atualmente, é doutorando em Engenharia Mecânica na área de Fabricação (UFSC). Trabalha como pesquisador bolsista no Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (Joinville-SC). Desenvolve pesquisas em processamento e avaliação de componentes para a indústria de óleo e gás fabricados por manufatura aditiva a laser (MA L-DED). Também atua na avaliação de propriedades tribológicas de revestimentos depositados via laser cladding.

Palestra: ''Engenharia na área siderúrgica no Pará. ''

Eng. Marcelo Mota de Brito (SINOBRAS)


Atualmente Engenheiro Mecânico Sênior com atuação em Gerenciamento e análise de projetos Siderúrgicos (Aciaria, Shredder, Laminação e Trefila), Profissional Habilitado NR13, Auditor Interno Sistema de Gestão, Manutenção Mecânica na área de Laminação, Trabalhos de Melhoria Seis Sigma e MASP.


Organização

Apoio