17 de outubro de 2024

II SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO ESTÁGIO, MONITORIA e PIBID (SIEM)

Evento conjunto com a VIII Semana da Pedagogia da UEMG Campanha

Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - unidade Campanha

NOTÍCIA

Confira aqui as fotos do II SIEM, realizado ontem (17/10) na UEMG Campanha.

Acesse aqui.

NOTÍCIA

Publicada a lista dos trabalhos a serem apresentados no II SIEM.

Acesse aqui.

Chamada para o evento

 

As políticas de formação de professore(a)s nos cursos de licenciatura nas universidades brasileiras visaram nos últimos 20 anos o uso de atividades práticas para a formação inicial de docentes. Tais políticas se acentuaram com a publicação da Resolução CNE/CP nº 02/2019, que estabeleceu a carga-horária mínima de 400 horas para as Práticas de Formação Docente e de 400 horas para os Estágios Curriculares Supervisionados.


Apesar das críticas no que tange ao conteúdo e às formas, o estabelecimento dessas cargas-horárias mínimas para essas atividades apontam a intencionalidade do Poder Público em compor os cursos superiores em licenciatura com conteúdos que colocam estudantes em ações práticas dentro e fora dos muros universitários. Com isso, os estágios curriculares ganham importância significativa no processo de formação docente.


Além disso, cresceu nos últimos anos nas universidades outras ações que levam seus estudantes às novas experiências de docencia no processo formativo. Dois exemplos basilares são os programas de monitoria e o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que dentro de suas especificidades, contribuem para a formação docente inicial.


Contudo, sempre é preciso análises e interpretações críticas nesses processos. Vivemos um contexto no qual distintos projetos políticos e societários se embatem, apresentando os seus caminhos que apontem um modelo desenvolvimento/reprodução de nossa sociedade sob os mais diferentes aspectos. De forma específica, esse embate também se faz presente no que tange ao modelo educacional e, por consequência, nos modelos, aspectos, conclusões e propostas de políticas de formação de professores e professoras em nosso país.

 

Em uma conjuntura em que ainda se sofre em decorrência da pandemia mundial do novo coronavírus, que por consequência afeta também as relações de trabalho e a docência, cabe a nós da comunidade acadêmica continuarmos esse debate promovendo eventos coletivos que possam servir de espaço para o diálogo e a troca de experiências sobre o processo de formação de professores e professoras, no que tange às suas atividades práticas constituintes de sua formação profissional, como o estágio, PIBID e a monitoria acadêmica.

 

O objetivo dessa chamada para o II SIEM – Simpósio de Integração Estágio, Monitoria e PIBID da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) unidade Campanha – é convidar estudantes e docentes de diversas instituições de ensino superior que possuem cursos de licenciatura, como também os que promovem atividades de monitoria acadêmica e que desenvolvem o PIBID, a participar desse momento de diálogo e troca de experiências em torno das atividades de estágio e monitoria que se operam no interior dos cursos superiores.


(Continua logo abaixo das imagens)

Público-Alvo:

 

·        Estudantes de graduação de licenciaturas e demais que trabalham com monitoria acadêmica e PIBID;

·     Professores e professoras da rede básica – como também especialistas em educação e direções de escolas – que acolhem e supervisionam estagiários e bolsistas PIBID em seus espaços;


Formas de participação:

 

O II SIEM tem como objetivo estimular o debate em torno das atividades de estágio e monitoria no processo formativo de futuros docentes. Com isso, o evento possui duas formas de participação:

 

·         Ouvinte (mediante inscrição prévia);

·         Apresentação (mediante inscrição prévia e avaliação do comitê científico).

 

Para a forma de apresentação, dispomos de duas modalidades[1]:

 

·         Apresentação oral de projeto de estágio, monitoria ou PIBID (GD 1);

·         Apresentação oral de Relato de Experiência de estágio, monitoria ou PIBID (GD 2).

 

Submissão de propostas de apresentação:

 

Para a submissão de propostas de apresentação oral, os/as proponentes deverão enviar no ato de sua inscrição um resumo simples que aponte os principais aspectos do trabalho a ser apresentado. Esse resumo deve conter uma síntese sobre a apresentação do objeto, os dados da atividade, os referenciais teóricos e metodológicos (em caso de projeto), a sinopse do relato (em caso de relato de experiência) e as conclusões parciais ou finais. Também devem incluir o título, nome, filiação institucional e e-mail dos/das autores/as junto ao título. Sua extensão deve ser de no mínimo 1300 e no máximo 1600 caracteres (com espaço) e deverá ser enviado em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples e justificado, sem tabulações ou recuos. Por fim, de três a cinco  palavras-chaves.

Para cada resumo/apresentação oral poderão se inscrever até 02 autores/as.

 

Cronograma:

 

·         26 de agosto a 05 de outubro de 2024: período de inscrição e submissão dos resumos de apresentações;

·         26 de agosto a 15 de outubro de 2024: inscrições de ouvintes;

·         07 de outubro a 11 de outubro de 2024: resposta dos aceites de resumos de apresentação;

·         17 de outubro de 2024: Realização do II SIEM durante a VIII Semana da Pedagogia da UEMG Campanha

 

Dúvidas e comentários podem ser encaminhados para o e-mail cassio.hiro@uemg.br.

 

 

Organização:

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – DCHSA

Universidade do Estado de Minas Gerais

UEMG – unidade Campanha

Contato: cassio.hiro@uemg.br