O SIAP Porto 2023 vai decorrer nos próximos dias 29 e 30 de Setembro na cidade do Porto. Este seminário nasce sob o título de "Pessoas invisíveis ou invisibilizadas? Abrir os olhos ao sistema de saúde", e tem o patrocínio científico da Ordem dos Médicos.

O objetivo deste seminário é visibilizar as pessoas e coletivos invisibilizados pelo sistema de saúde. O sistema de saúde deveria oferecer serviços segundo o princípio de equidade, ou seja, mais a quem mais precisa e o mesmo àqueles que precisam do mesmo. Porém, na prática, uma pequena percentagem de utentes (à volta de 5%) consomem quase metade (50%) dos recursos, e não o fazem segundo a necessidade mas segundo as características particulares do seu processo de adoecer, o brilho tecnológico das respostas médicas, os interesses das indústrias envolvidas, o impacto social do grupo, o viés biológico da formação em saúde, etc. 

Consta de um debate virtual prévio por e-mail em torno dos resumos das apresentações que serão levadas ao debate presencial, e de um debate presencial onde culminam as ideias e reflexões previamente debatidas e partilhadas. 

Os SIAP (acrónimo da designação original 'Seminario de Innovación en Atención Primaria', ou Seminário de Inovação em Cuidados Primários) organizam-se de forma independente, sem financiamento ou patrocínio (seja da indústria farmacêutica, tecnológica ou alimentar), de modo a poder oferecer um espaço formativo mais livre e idóneo. A inscrição é gratuita.

Para mais informação pode contatar connosco.