SOBRE O EVENTO

Entre os dias 27 e 29 de maio será realizada a XIV Semana da Estatística (SEST) da Universidade Federal do Ceará (UFC), evento online e gratuito transmitido pelo Youtube Oficial do DEMA, com tema central E eu o que faço com essa Estatística?. O evento é promovido pelo Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), conjuntamente com o Programa de Educação Tutorial do curso de Estatística (PET Estatística UFC), o Centro Acadêmico XXIX de Maio (CAEST) e a Empresa Júnior de Estatística (GAUSS).

O evento possui como objetivo difundir conhecimentos da estatística, explorar a aplicação prática e ampliar a discussão entre alunos e profissionais.

Durante os três dias serão realizados 8 palestras e 2 minicursos.


CONVIDADOS

Alexandre Patriota

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com distinção acadêmica Magna Cum Laude, Mestre e Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Pesquisador nas áreas de Modelos de Regressão, Fundamentos de Estatística e Teoria Assintótica de Altas Ordens.

Cristián Andrés Carranza

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP), Argentina, Mestre em Estatística e Experimentação Agronômica pela ESALQ/USP. É Consultor Sênior na Falconi Consultores de Resultado, tendo orientado seu trabalho à aplicação do raciocínio numérico/estatístico dentro do método de gestão para melhorar resultados em geral e na metodologia Six Sigma em particular, na qual treinou participantes do Programa Six Sigma em diferentes empresas do Brasil e do exterior.


Dalton Andrade

Graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Estatística pela USP e PhD em Bioestatística pela University of North Carolina at Chapel Hill, EUA. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação em programas de Pós-Graduação dos Departamentos de Engenharia de Produção e de Informática e Estatística. Pesquisador Associado da Fundação VUNESP e Consultor do INEP/MEC.

João Victor Freitas

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com distinção acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Estatística pela Unicamp, atualmente é aluno de Doutorado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem interesse e trabalha com Análise de Dados Correlacionados, em especial Dados Longitudinais, Equações de Estimação Generalizadas, Modelos de Regressão para Dados Assimétricos e/ou de caudas pesadas e Modelos de Regressão Semi e Não Paramétricos.

Julia Soler

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestre em Estatística pela UNICAMP e Doutora em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Possui projetos colaborativos com o Incor-USP, Faculdade de Saúde Pública-USP, Mayo Clinic (Rochester, USA) e Pharmacy Institute (University of Groningen, Netherlands), principalmente direcionados para o desenvolvimento e aplicação de Métodos Estatísticos no Planejamento, Processamento e Análise de Dados Multiomics.

Lindemberg Saldanha

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Social. Atualmente é servidor técnico da UFC atuando no atendimento psicológico aos discentes da universidade.


Marcel Vieira

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Ph.D. em Estatística pela University of Southampton, England. Atualmente é Professor do Departamento de Estatística e Membro dos Corpos Permanentes dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Economia e (Mestrado) em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF. Tem como principais áreas de interesse: Amostragem, Análise e Modelagem de Dados Longitudinais Amostrais Complexos e Avaliação do Impacto de Políticas Públicas.


Widemberg Nobre

Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com distinção acadêmica Magna Cum Laude, Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é doutorando em Estatística pela UFRJ. As linhas de pesquisa incluem: Inferência Causal, Estatística Espacial, Inferência Bayesiana, Modelos Dinâmicos e Modelos Espaço-Temporais.

Luis Gustavo Pinho

Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado e Doutorado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC. Tem interesse nas áreas de Processos Estocásticos, Transição de Fase e Modelos de Regressão.


Rafael Moral

Graduado em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP), obteve seu Mestrado e Doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, USP. Atualmente é professor de Estatística na Maynooth University, Ireland. Tem como principais áreas de pesquisa: Modelos de Regressão Aplicados à Ecologia e desenvolvimento de software Estatístico de código aberto, especialmente em R. Além da pesquisa, tem interesse em desenvolver novas estratégias de ensino de Estatística.

PROGRAMAÇÃO

27/05 - LINK DA LIVE: 1º DIA

LINK DO FORMULÁRIO DE PRESENÇA: FORMS DIA 1

9h - Abertura


10h - Teoria da resposta ao ITEM - TRI: Principais conceitos e aplicações - Dalton Andrade

Apresentação e discussão dos principais modelos e conceitos da Teoria da Resposta ao Item - TRI e suas aplicações em diferentes áreas do conhecimento, tais como: Avaliação Educacional, Psiquiatria, Nutrição, Fisioterapia e Engenharias. Serão tratados os aspectos teóricos, aplicados e computacionais, procurando pontuar alguns desafios/tópicos de pesquisa.


11h - Uma medida de evidência clássica para testar hipóteses gerais chamada valor-s - Alexandre Patriota

O valor-p é muito utilizado para testar hipóteses. Informalmente, o valor-p é "a probabilidade, sob a hipótese nula, de se observar em outro experimento uma estatística pelo menos tão extrema quanto a observada." Assim, valores pequenos do valor-p indicam evidências contra a hipótese nula. Em teoria, se temos duas hipóteses nulas H0 e H0' tais que H0 -> H0', ou seja, H0 implica e é mais restrita do que H0', então esperamos que os dados observados contradigam mais H0 do que H0'. Será mostrado que o valor-p nem sempre satisfaz essa consequência lógica esperada e também exposto uma medida clássica/frequentista que contorna esse problema sem recorrer a medidas de probabilidade a priori.


15h - Minicurso 1 (PARTE 1): Introdução prática ao ggplot2 e análise e classificação de imagens - Rafael Moral

Um breve tutorial prático será dado sobre o ggplot2, um poderoso pacote R para visualização, baseado na gramática dos gráficos. O objetivo será reproduzir um enredo produzido por software profissional para um jornal internacional.



16h - Minicurso 1 (PARTE 2): Introdução prática ao ggplot2 e análise e classificação de imagens - Rafael Moral

Será presentado o conceito de análise de imagens e como um computador “vê” uma imagem. Em seguida, discutiremos métodos de classificação de imagens baseados em técnicas simples de aprendizado de máquina, usando R.

28/05 - LINK DA LIVE: 2º DIA

LINK DO FORMULÁRIO DE PRESENÇA: FORMS DIA 2

9h - A pandemia e a Universidade: sobrecarga emocional e formas de enfrentamento psicológico na UFC - Lindemberg Saldanha

A palestra versará sobre os impactos psicológicos da pandemia para a comunidade acadêmica na UFC. Discutiremos os principais impactos emocionais e as estratégias de enfrentamento no ano de 2021.


10h - Uma abordagem para a modelagem de variáveis aleatórias positivas com medidas repetidas - João Victor Freitas

Trabalho com autoria de João Freitas, Juvêncio Nobre (UFC), Marcelo Bourguignon (UFRN) e Manoel Neto (UFCG). Em muitas situações, é comum se ter uma ou mais observações por unidade experimental, gerando assim os experimentos com medidas repetidas. Na modelagem de tais experimentos, é necessário considerar e modelar a estrutura de dependência intra-unidade experimental. Na literatura, há muitas propostas para modelar dados positivos contínuos com medidas repetidas. Nesse artigo, foi proposto mais uma com a generalização do modelo de regressão beta prime proposto por Bourguignon et al. (2021, METRON). Considerando-se a possibilidade de dependência entre observações de uma mesma unidade experimental. São discutidas ferramentas de diagnóstico e resíduos. Para avaliar a qualidade dos estimadores em amostras finitas, usando diferentes matrizes de correlação e distribuições, foram conduzidos e discutidos estudos de simulação Monte Carlo. A metodologia proposta é ilustrada com a análise de um experimento sobre o processo de aprendizado em tarefas sincronizatórias ao longo de várias tentativa.


11h - O raciocínio estatístico e a consultoria em gestão empresarial - Cristián Andrés Carranza

Empresas, indústrias e instituições que querem ser melhores ao longo do tempo buscam vencer obstáculos e desafios. A extraordinária diversidade das questões empresariais demanda de pessoas capazes de fazer uma análise apropriada do problema, dos seus sintomas, das causas e das ações necessárias para resolvê-los. Noções básicas de métodos de solução de problemas constituem o primeiro passo. Mas um salto na gestão se consegue quando as pessoas aprendem a transformar um problema gerencial em um problema estatístico. Um consultor empresarial tem que ser capaz de ensinar esse caminho para prosperar no mundo dos negócios.


14h - Minicurso 2: Uma breve introdução ao uso do Python em Estatística - Luís Gustavo Pinho

Será apresentado o conjunto de palavras básicas em Python para programação em geral, os aspectos específicos da linguagem que a diferenciam de outras.


16h - Minicurso 2: Uma breve introdução ao uso do Python em Estatística - Luís Gustavo Pinho

Importação de módulos e uma visão introdutória sobre Pandas e Numpy. É esperado que ao final do minicurso seja possível utilizar os dois módulos para análise exploratória básica de dados e manipulação de matrizes e vetores em Python.


29/05 - LINK DA LIVE: 3º DIA

LINK DO FORMULÁRIO DE PRESENÇA: FORMS DIA 3

9h - Uma visão Bayesiana sobre a estimação de efeitos causais na presença de confundimento - Widemberg Nobre

Será discutido a estimação de efeitos causais sob o enfoque Bayesiano. Em particular, focando no cenário onde o efeito de um tratamento em uma unidade resposta é confundido por uma terceira variável, denominada de variável de confundimento. Num contexto de tratamento binário, um confundidor é uma variável que afeta a atribuição do tratamento e unidade resposta de forma simultânea. A problemática derivada desse contexto decorre do fato do confundimento induzir a um viés nas estimativas dos efeitos causais envolvidos na análise. Nós apresentamos algumas formas de contornar essa questão através do uso do propensity score. Por fim, discutimos os desafios que envolvem a estimação de efeitos causais em uma análise de dados reais. Nosso exemplo contempla o impacto causal do tratamento diretamente observado (TDO) na cura da Tuberculose.


10h - Estatística da covid-19 ao alcance de todos - Marcel Vieira

A plataforma "JF Salvando Todos" vem sendo desenvolvida por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de facilitar o acesso às estatísticas da Covid-19 para gestores, profissionais de saúde e para a população em geral de forma rápida, transparente e confiável. Dados sobre a evolução da pandemia podem ser visualizados através de gráficos para todos os municípios, regiões de saúde, regiões do IBGE, Unidades da Federação, Grandes Regiões e para o país como um todo. Além disso, são disponibilizados boletins analíticos quinzenais, o primeiro artigo da série "Descreve, Demonstra e Instrui" sobre o Rt e também notas técnicas do grupo de modelagem epidemiológicas da UFJF para a Covid-19. Acredita-se que o acesso aos dados sobre a pandemia pode salvar vidas e considera-se que a Plataforma JF está desempenhando um importante papel neste sentido.


11h - Estatística em Dados Ômicos - Julia Soler

As tecnologias ômicas (dados coletados do genoma, transcriptoma, proteoma, metaboloma, conectoma, microbioma, etc.) estão revolucionando a coleta de dados, sua análise e interpretação. Isso é fato! Entretanto, tem sido frequente a queixa de que essa nova perspectiva costuma resultar em situações desconfortáveis nas quais os pesquisadores estão "se afogando em dados, mas ainda sedentos de conhecimento". Nesse contexto, vale questionar o que estamos fazendo com os dados que coletamos.  Neste Encontro, farei algumas considerações de como a Estatística está contribuindo com essa área do conhecimento no que tange à redução de ruídos presentes nos dados, construção de variáveis latentes informativas sobre a ancestralidade dos indivíduos e obtenção de inferência causal de estudos observacionais.