Concurso Fotográfico

Finalistas





Ruth Oliveira - Ciências Ambientais (UFC)

A foto foi registrada na área de dunas e apicum da Sabiaguaba, fui a campo conhecer a região que sofreu ataques constantes por especulações imobiliárias, principalmente esse ano. Justificavam a tentativa de construir um condomínio residencial por ser uma "área sem relevância ambiental e que não era florestada", mas como podem ver na imagem, existe alto nível de biodiversidade, uma vez que a pegada é de um guaxinim Mão pelada (Procyon cancrivorus), uma das diversas espécies de mamíferos que habitam a região e compõem seu rico ecossistema. Acredito que através desse registro pude compartilhar a riqueza do local e conscientizar mais pessoas sobre a importância de conservar as áreas verdes que ainda restam em Fortaleza.

Se tiverem interesse em saber mais sobre as ameaças que a região sofreu esse ano é só clicar aqui: https://www.oeco.org.br/reportagens/loteamento-ameaca-dunas-em-fortaleza/

P.s: Graças a mobilização local conseguimos suspender a obra.

Arthur Antas - Ciências Ambientais (UNIRIO)

Raiz Aérea

A foto foi tirada em 2018 durante o Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Ambientais - ENECAMB.

Meu primeiro contato com o ecossistema Manguezal e foi apaixonante à primeira vista. Deu pra entender a importância e o porque é lugar de acasalamento e nascimento de certas espécies, além de lindo esteticamente, por conta das raízes aéreas das árvores adaptadas à respirar na maré alta, o ambiente leva consigo uma paz incrível, a calmaria da maré baixa e a agitação de quando está alta, faz a dinâmica do local diferenciada e amável por isso. As últimas notícias ambientais relacionadas aos projetos de governo que visa permitir construir em áreas como essa foi o que me motivou a escolher ela.

Pernambuco - PE. Setembro de 2018

Anna Pimentel - Ciências Ambientais (UNIFESP)

O curso de Ciências Ambientais me deu a oportunidade de realizar inúmeras saídas de campo, e com isso explorar diferentes lugares, realidades e perspectivas. Atualmente essa foto me faz refletir muito sobre o isolamento social, em como em 2014 em plena Juréia, o isolamento que eu avistava, era uma cumplicidade entre o ser humano e o meio ambiente, muito diferente do atual momento, em que por mais conectada que eu esteja, me falta esse toque e interação com o meio.

Informações sobre o Concurso Fotográfico





Considerando o cenário atual de pandemia e isolamento social, enxergamos uma grande necessidade de troca de experiências e conhecimentos pelas várias partes interessadas. Portanto, a realização deste concurso fotográfico, procura reunir as diversas percepções do meio, especialmente, aquelas proporcionadas por alguma vivência dentro do curso de Ciências Ambientais, sob a forma de fotografias.


QUAL O TEMA?

  • Alinhando vivências. Iremos considerar todas as fotografias que estejam substancialmente interligadas às vivências proporcionadas pelo curso de Ciências Ambientais.


QUEM PODE PARTICIPAR?

  • Todos devidamente inscritos através do formulário da I SENACAMB.


PREMIAÇÃO

  • O autor da foto vencedora receberá um kit do evento contendo Camiseta, Ecobag, adesivos e os livros: 1."Introdução às Ciências Ambientais - autores, abordagens e conceitos de uma temática interdisciplinar" dos autores José Augusto Drummond e Cristiane Gomes Barreto e 2. “Ideias para adiar o fim do mundo” - do autor Ailton Krenak.


COMO SERÃO AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO:

  • As fotos deverão ser enviadas para o e-mail cosenacamb@gmail.com ATÉ DIA 08 de Novembro(às 18 horas), com o seguinte assunto: CONCURSO FOTOGRÁFICO - nome do participante. A foto deve vir em anexo e salva com o mesmo assunto do e-mail. No corpo do texto devem constar as seguintes informações: nome completo, instituição a qual está vinculado e informações da foto (nome, data e local onde a foto foi tirada). Além de uma breve descrição do momento registrado (circunstância, motivo, ocasião etc.)

  • Se a foto retratar pessoas deve ser enviado anexado ao e-mail a autorização do uso da imagem de cada um que estiver na foto.


REGRAS GERAIS

  • Cada participante poderá inscrever UMA foto;

  • Ao enviar a foto, independente de ser o vencedor, o candidato cede a SENACAMB, em caráter definitivo, todos os direitos autorais e patrimoniais. As fotos também farão parte do banco de imagens do Grupo de Trabalho Comunicação da SENACAMB, podendo ser utilizadas nas redes sociais da SENACAMB e de outros eventos construídos por estudantes dos cursos de Ciências Ambientais com o crédito aos autores.

  • As fotos que retratem pessoas devem ter autorização de uso de imagem de cada um que estiver na foto;

  • Os registros fotográficos não podem ter conteúdo racista, LGBTfóbico, machista, misógino, ofensivo às liberdades de crença, dentre outros preconceitos contra grupos minoritários;

  • Não pode causar danos a terceiros, seja por meio de difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais;

  • Os conteúdos não podem ser obscenos e/ou pornográficos;

  • As imagens fotográficas não podem ter a intenção de divulgar produto, serviço ou qualquer finalidade comercial.


COMO SERÁ A AVALIAÇÃO?

  • As fotografias serão avaliadas a partir dos seguintes critérios: criatividade, originalidade, expressividade, estética e adequação com o tema proposto.


COMO SERÃO ESCOLHIDAS AS FOTOS VENCEDORAS?

  • As três fotografias finalistas serão selecionadas por uma Comissão Julgadora composta por um integrante da comissão organizadora de cada Unidade Institucional atrelada ao evento (UNIRIO; UnB; UFG; UFC; UFPR; UFPE; UFRB; UNIFESP; UFMG) e um especialista da área;

  • O vencedor será decidido por nossos seguidores no Instagram,em que iremos postar no feed as três fotos finalistas e o autor da fotografia que receber mais curtidas leva o prêmio.


COMO OCORRERÁ A DIVULGAÇÃO DO RESULTADO?


  • A Votação será encerrada as 18 horas do dia 13 de Novembro.

  • O vencedor será comunicado via e-mail e o resultado será divulgado em nosso Instagram @senacamb.