I SEMINÁRIO REGIONAL: URBANISMO E PLANEJAMENTO URBANO NO NORDESTE


TEMÁTICA: A Questão Urbana e Regional


APRESENTAÇÃO


Este evento no campo do Urbanismo e Planejamento Urbano pretende construir um espaço de diálogo e hipóteses relacionadas aos processos de urbanização no Nordeste. Por isso, convidamos pesquisadores para pensarem a realidade urbana e regional, a partir da inseparabilidade entre Estado e território. Neste sentido, planejamos este evento acadêmico para evidenciarmos o conhecimento produzido sobre a região, e seu lugar no desenvolvimento nacional.


CONTEXTO E OBJETIVO DO SEMINÁRIO


Nas últimas décadas o Nordeste (NE) passou por mudanças e permanências quanto à questão Urbana e Regional. No contexto dos planos, políticas e programas, mobilizados por estratégias de sociais e econômicas, como os programas: Luz para Todos, Aceleração do Crescimento, Minha Casa Minha Vida, Territórios Rurais, Territórios da Cidadania, etc., além do Bolsa Família, interiorização de instituições federais, bancos, industrias, agronegócio, arranjos produtivos locais, distribuição de renda e mercados locais. Neste sentido, é evidente o número de programas de pós-graduação pesquisando processos urbanos e regionais a partir dos anos 2000. Por isso, a proposta é conhecer, discutir e compreender as temporalidades e regionalidades do NE. Sendo assim, a proposta deste seminário é conhecer, discutir e compreender distintas representações a partir da pesquisa urbana e regional sobre o Nordeste.


COMISSÃO CIENTÍFICA

Professores convidados

André Luiz Santos Cardoso - UNEB

Gleison Maia Lopes - IFMA

Henrique de Castro Dornelles - UFRGS

Leilson Alves dos Santos - UFMG

Lirandina Gomes Sobrinho - UNEB

José Rafael de Lima - IAU/USP

Jovanka Baracuhy - UFPB

Rafael Gonçalves Gumiero - UNIFESSPA

Rodrigo Cavalcanti do Nascimento - USP

Raimundo Batista dos Santos Junior - UFPI

Ramon Missias Moreira - UNIVASF

GRUPOS DE TRABALHOS


GT 01 – Desigualdades Sociais no Nordeste

Coordenador: Prof. Raimundo Batista dos Santos Junior, Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A desigualdade social é um problema que afeta diferentes aspectos das relações sociais, com consequências na economia, na organização espacial, na confecção de políticas públicas, nos processos de migração e na vida das pessoas. Sua natureza não aceita uma análise unidisciplinar, já que é multifacetada, necessitando de aportes urbanísticos, geográficos, sociológicos, antropológicos, econômicos, políticos, filosóficos, etc. Essa multidisciplinaridade indica que a sua compreensão deve envolver especialidades com formação diversa para que se possa ter uma concepção abrangente desse fenômeno. Por essa lógica, deve-se questionar como se entrecruzam vários aspectos dessa realidade: o lugar, o território, o espaço urbano, a casa, o bairro, a cultura, etc. Compreende-se que as variáveis explicativas e de respostas não são apenas dados numéricos; são também categorias conceituais (espaço, paisagem, território e lugar), escalas de planejamento, o município, o território, a metrópole, o bairro, entre outras morfologias. Sendo assim, como compreender as desigualdades a partir de diferentes aspectos da realidade? Como explicar as desigualdades sociais numa região como a Nordeste que historicamente vem aumentando a concentração de renda e os níveis de desigualdades sociais. Como pensar este tema usando indicadores socioeconômicos? O uso de cartografias revela quais são as faces das desigualdades? [Trabalho de outras regiões são bem vindos].

Link para submissão

Modelo do resumo expandido


GT 02 - Políticas e impactos territoriais

Coordenador: Rafael Gonçalves Gumiero, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA.

Partindo dessa abordagem multidisciplinar que compõe a área de conhecimento do planejamento urbano, regional e demografia, a perspectiva deste GT tem como escopo mensurar e apreender os fenômenos das desigualdades sociais e econômicas na periferia, que estão condicionados pela polarização produtiva e fragmentação produtiva e espacial dos territórios, determinado por grandes empreendimentos produtivos e imobiliários, nas escalas nacional, regional e territorial, das cidades, do urbano, do rural e nas relações periurbanas entre os municípios no contexto da região Nordeste. O enfoque deste GT busca priorizar, mas não limitar, análises relacionadas à avaliação de políticas públicas habitacionais, educacionais e na saúde, investimentos em setores produtivos, infraestruturas logísticas e econômicas, zoneamento urbano e ordenamento territorial. O balanço de políticas públicas, busca determinar se os fenômenos de assimetrias permanecem ou recuaram ao longo das últimas décadas na região Nordeste, e em que medida é possível tecer perspectivas de superação para os ritmos e gradientes das desigualdades socioeconômicas com forte relação com o espaço e território. [Trabalho de outras regiões são bem vindos].

Link para submissão

Modelo do resumo expandido


GT 03 - Estado, território e o combate à pobreza no Nordeste

Coordenador: Prof. Wesley da Silva Medeiros + debatedores convidados

O objetivo deste GT é reunir abordagens sobre o combate à pobreza no Nordeste, buscando compreender a dimensão territorial de planos, políticas e programas implementados recentemente. Assistimos ao retorno da extrema pobreza porque o Estado não assimilou conteúdos sociais e políticos no interior dos territórios (Hipótese). Duas polêmicas têm marcado posições neste contexto: a desfiguração da extrema pobreza conforme índices socioeconômicos, pressupondo uma nova realidade e, em oposição, a “gestão da pobreza”, na qual a extrema pobreza não desaparece e encontra-se gerenciada por dispositivos de poder e controle incorporados à dimensão social pela urbanização como melhoria de vida em discursos institucionais e políticos, reforçando injustiças sociais. Ambas posições permitem abordagens relacionadas às intervenções sociopolíticas nas duas últimas décadas, pois geram problemas políticos e urbanísticos em relação aos territórios marcados pela extrema pobreza. Estas situações possibilitam discussões teóricas e metodológicas sobre urbanismo, planejamento urbano e políticas públicas. Mais ainda, sobre a própria reorganização produtiva dos territórios no interior dos estados mais pobres. Portando é necessário categorias para a análise de planos, políticas e programas. Ao mesmo tempo, é indispensável a discussão teórica e metodológica da realidade instituída pelo combate à pobreza. Por fim, esperamos discutir tais questões com outras áreas, como antropologia, arquitetura, administração pública, assistência social, ciência política, demografia, economia, geografia, meio ambiente, planejamento urbano, políticas públicas, sociologia urbana e rural, urbanismo, etc. [Trabalho de outras regiões são bem vindos].

Link para submissão

Modelo do resumo expandido


Seção livre - Políticas Urbanas e Territoriais no Nordeste

Coordenadores: professores convidados

Interesse em trabalhos aos grandes temas:

  • A questão metropolitana

  • Agricultura Familiar

  • Desenvolvimento Urbano e Regional, e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

  • História do Urbanismo

  • Meio Ambiente, Políticas Públicas e Sustentabilidade

  • Políticas e o Desenvolvimento rural

  • Políticas e o Desenvolvimento regional

  • Políticas Territoriais, Rurais, Ambientais e Regionais

  • Políticas Urbanas de Habitação

  • Políticas Urbanas - o Plano Diretor e o Estatuto da Cidade

  • Políticas Urbanas de Saneamento Básico

  • Políticas Urbanas de Mobilidade e Transporte

  • Política Agrícola, Políticas Públicas, Mercados Agrícolas e Extensão Rural

  • (Re)produção e desenvolvimento no território nordestino

  • Redes Urbanas no Nordeste

  • Sociedade, Território e o Agronegócio

  • Outros temas relacionados ao tema do evento.


A seção livre é destinada a trabalhos relacionados à temática do evento. Como este é o primeiro evento não foi proposto vários grupos de trabalhos. Por isso, podem submeter para esta seção.

Link para submissão

Modelo do resumo expandido

Conheça o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: http://www2.uesb.br/ppg/ppgeo/

Agradecemos apoio do Centro Acadêmico de Urbanismo do Curso de Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Apoiadores!