Seminários online do Departamento de Matemática da UEPB
Com o cancelamento em massa de conferências e seminários presenciais devido à pandemia de coronavírus, as comunidades de pesquisa precisam de novas maneiras para se manterem conectadas. O Seminários online do Departamento de Matemática da UEPB visa proporcionar um local de (re)encontro para a comunidade do DM/UEPB e de todos os demais interessados.
Seminários online do Departamento de Matemática da UEPB é um webinar acessível ao maior número possível de alunos, professores e pesquisadores de todas as áreas da Matemática. As reuniões são realizadas no Google Meet, nas sextas-feiras às 10:00. Todos são bem vindos a participar! Junte-se a nós nesta emocionante experiência!
- Você pode participar gratuitamente clicando no link que forneceremos 20 minutos antes de cada seminário.
- Os microfones da audiência deverão ser silenciados por padrão.
- Há um bate-papo por mensagens de texto. Se você quiser fazer uma pergunta usando o microfone, peça no chat para ativar o microfone. Como alternativa, você pode fazer perguntas diretamente no chat.
- Para assistir pelo celular é necessário ter o app "Google Meet" instalado no seu aparelho.
12 de junho de 2020, 10h
Aldo Trajano Lourêdo, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Título: Um passeio pela sequência de Fibonacci
Resumo: Nesta palestra, apresentaremos a sequência de Fibonacci, estudaremos algumas de suas propriedades mais relevantes e também veremos os números generalizados de Fibonacci. Além disso, serão feitas várias aplicações a problemas da matemática, da natureza e do mercado financeiro.
19 de junho de 2020, 10h
Célia Maria Rufino Franco, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Título: Modelos matemáticos em epidemiologia e aplicações na evolução da Covid-19
Resumo: Pretende-se apresentar modelos matemáticos clássicos em Epidemiologia como SIS, SIR e SIRS, com o objetivo de mostrar a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais. Procura-se responder os seguintes questionamentos: Em que condições tem-se uma epidemia? Por que uma epidemia aparentemente desaparece depois de um certo número de pessoas serem contaminadas? Quando o número de infectados será decrescente? Qual a taxa de infecção da doença? Como aplicação do modelo SIR, resultados da simulação da expansão da Covid-19 no Brasil e no Estado da Paraíba serão apresentados e analisados.
Link sobre o trabalho apresentado: http://tinyurl.com/ycluao6p
26 de junho de 2020, 10h
Severino Horácio da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Título: Um modelo Epidemiológico para estudar a Disseminação da COVID-19 no Brasil, na Paraíba e em Campina Grande
Resumo: A partir do modelo epidemiológico SIR, proposto por Kermack e Mckendrick (1927), propomos um modelo matemático para estudar a dinâmica de disseminação da COVID-19 na Cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba e no Brasil. Validamos o nosso modelo epidemiológico com a comparação com dados oficiais dos números de casos confirmados e de óbitos devidos à pandemia no Brasil, na Paraíba e em Campina Grande-PB. Obtivemos ótimos ajustes ao permitirmos a variação temporal da taxa de contágio, o que reflete a maior ou menor adesão do isolamento social pelas populações envolvidas. Esperamos que este estudo de dinâmica epidemiológica contribua para conscientizar os responsáveis pelas políticas de saúde pública sobre a necessidade de reforçarem a aplicação das medidas de distanciamento social para oferecer o máximo de segurança para população.
03 de julho de 2020, 10h
Antônio Ronaldo Gomes Garcia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Título: Extensões de conjuntos para obtenção de soluções de equações algébricas e diferenciais
Resumo: Quando resolvemos equações algébricas vamos buscar nossas soluções em conjuntos numéricos, neste sentido quanto maior, em termos da operação de inclusão de conjuntos, for o conjunto mais chances temos de obter uma solução para as nossas equações. Já quando trabalhos com equações diferenciais ordinárias ou parciais, os nosso conjuntos de soluções, se existirem, vão está contidos em conjunto de funções. Assim, a chance de se obter uma solução para uma equação diferencial fica, também, para aqueles conjuntos de funções que em termos da inclusão são maiores. Portanto, muitas vezes nos sentimos na necessidade de estendermos os nossos conjuntos seja de números ou de funções para buscarmos soluções para as nossas equações sejam elas algébricas ou diferenciais.
10 de julho de 2020, 10h
Orlando Stanley Juriaans, Universidade de São Paulo - USP
Título: Modelos e Ações Externas em Epidemias
Resumo: O número de infectados I e o número de mortos ∆ que são o resultados de uma doença contagiosa D que invade uma população P, são dados essenciais para combater D. Sugerimos uma relação entre I e ∆ para poder guiar as ações sobre D. Isto nos leva à introdução de ações externas que têm como objetivos controlar o crescimento de I. Para auxiliar estas ações, propomos um novo modelo que é uma modificação de um modelo quando D = SARS CoV2. Baseado neste modelo, estimamos o threshold de imunidade comunitário obtendo uma estimativa muito abaixo do que o esperado. Aplicamos os resultados ao cenário da presente pandemia. Os dados são preliminares e ainda não passaram por um processo de revisão.
Artigos relacionados a apresentação: Clique AQUI para acessar o perfil do Prof. Orlando no Research Gate.
17 de julho de 2020, 10h
Jaqueline Godoy Mesquita, Universidade de Brasília - UnB
Título: Um passeio pelas equações diferenciais funcionais com retardamento
Resumo: Nesta palestra, irei fazer uma breve introdução sobre a teoria das equações diferenciais funcionais com retardamento, trazendo motivação para o estudo delas. Também, irei apresentar algumas aplicações, bem como os resultados recentes e problemas que estão em aberto na área.
24 de julho de 2020, 10h
Valdecir Alves dos Santos Júnior, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
E-mail: asjrvaldecir@gmail.com
Título: Método GBI aplicado a escoamento de fluidos
Resumo: Apresentaremos um estudo de escoamento laminar de fluidos em dutos retos de seções arbitrárias. Este estudo nos permite observar o comportamento do perfil de velocidade no interior de tubulações. Para este fim, aplicaremos o método integral baseado em Galerkin para apresentar uma análise numérica para a solução da equação diferencial parcial de momento linear que representa a física do problema.
31 de julho de 2020, 10h
Samuel Augusto Wainer, Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
Título: Uma introdução à Geometria Diferencial e o Pêndulo de Foucalt
Resumo: Nesta apresentação será feita uma introdução a conceitos importantes de Geometria Diferencial, como por exemplo a aceleração em superfícies. Tais conceitos, particularmente aplicados na esfera, nos fornecem ferramentas para compreender as noções matemáticas envolvidas no pêndulo de Foucault.
07 de agosto de 2020, 10h
María Cueto Avellaneda, Universidad de Almería - UAL, Espanha
Título: Na busca do DNA dos espaços normados
Resumo: Dois espaços normados ficam completamente identificados quando existe uma isometria linear e sobrejetiva entre eles. O Teorema de Mazur-Ulam, enunciado em 1932, afirma que toda isometria sobrejetiva entre dois espaços normados reais é afim. Em outras palavras, a estrutura linear de um espaço normado real fica determinada pela estrutura métrica subjacente do mesmo. Durante a palestra revisaremos a origem deste resultado assim como posteriores generalizações que estudam a extensão R-linear de isometrias sobrejetivas entre subconjuntos de dois espaços normados.
14 de agosto de 2020, 10h
Vandenberg Lopes Vieira, Universidade Estadual da Paraíba
Título: Alguns Primos Especiais
Resumo: A tória dos números primos é um dos ramos mais antigos da matemática. Com eles estão relacionados alguns dos problemas mais famosos da matemática. Alguns destes problemas ainda não foram resolvidos, enquanto outros só foram resolvidos com a utilização de técnicas matemáticas sofisticada. Mas, entre estes, há muitos que nasceram mais ligados a questões místicas do que a considerações de caráter científico.
A distribuição dos primos é extremamente irregular e tem sido objeto de estudos de grandes matemáticos. Porém, muitas conjecturas fáceis de formular numa linguagem acessível mesmo a alguém com conhecimentos elementares de matemática, continuam ainda sem solução.
28 de agosto de 2020, 10h
Pammella Queiroz de Souza, Universidade Federal de Campina Grande
Título: Um breve passeio pela Teoria de Controle
Resumo: A origem da Teoria do Controle se deu no século XIX com a aplicação das equações diferenciais ao estudo da eficiência dos sistemas mecânicos. Nas duas últimas décadas, essa teoria tem atraído a atenção de diversos pesquisadores e vem sendo intensamente estudada. Nesta palestra, após fazermos uma breve introdução sobre a Teoria do Controle, iremos analisar o espectro de alguns sistemas de equações diferenciais que aparecem na dinâmica de vigas e, a partir desse estudo, iremos deduzir resultados de controle para tais sistemas.
11 de setembro de 2020, 10h
Giuliano Gadioli La Guardia, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Introdução à Teoria de Matróides
Resumo: A Teoria de Matróides é uma teoria muito importante devido às generalizações que tal teoria representa em diversos conceitos da Matemática, tais como: Espaços Vetoriais (R-módulos, em que R é um anel); Teoria de Códigos Lineares (pois todo código linear é um espaço vetorial definido sobre um corpo finito); Espaços Afins (intuitivamente falando, espaços vetoriais que não possuem o vetor nulo); Teoria de Grafos; Dependência Algébrica, entre outros. O conceito de matóides foi introduzido por Hassler Whitney [Amer. J. Math. (57), 1935] em que o mesmo chamou a atenção para o problema de caracterizar matróides que são representáveis sobre um dado corpo. Além disso, Whitney conseguiu extrair as propriedades comuns entre a dependência algébrica e geométrica. Nesta palestra, introduziremos o conceito de um matróide de uma maneira ao mesmo tempo formal e intuitiva, de forma a exibir aos acadêmicos a riqueza de generalizações que podem ser feitas mediante o estudo de tal teoria.
25 de setembro de 2020, 10h
Daniel Cordeiro de Morais Filho, Universidade Federal de Campina Grande
Título: Construção da Reta Real: dos livros do Ensino Médio à realidade do que é matematicamente possível (Geometria Grega+Livros didáticos+Arte+Sala de Aula)
Resumo: Os livros do Ensino Médio sempre trazem a construção da reta numérica real e expõem a equivalência dessa reta com o conjunto dos números reais. Com esse procedimento, fica-se com a impressão de que todo número real pode ser marcado na reta real.
Será esse fato realmente verdade? Pode-se marcar qualquer número na reta real? Como marcar certos números, bem pouco comuns? O que usar para fazer isso?
A palestra almeja “responder” essas perguntas e incitar outras mais instigantes, cujas respostas requerem bem mais Matemática do que o Ensino Médio pode prover! Esse fato deve ser encarado como estímulo à uma formação acadêmica sólida de um futuro professor de Matemática.
Nesse bate-papo entram os antigos gregos, arte, animações e atividades para sala de aula!