PROGRAMAÇÃO

Dia 11/09 das 19 às 22h - Palestra “A Convivência Ética nas escolas”

Telma Pileggi Vinha

Pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional desta mesma instituição. Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e o desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp/Unicamp. Coordena e desenvolve cursos de formação e projetos em escolas que visam a melhoria da qualidade da convivência e a construção da autonomia moral.

Dia 12/09 das 8h às 10h - Mesa 1 “Clima escolar e as regras na escola”

Adriano Moro

Doutor em Educação pela UNICAMP, com Doutorado Sanduíche pela HARVARD UNIVERSITY: Graduate Shool of Education. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Ítalo Brasileira. Graduado com Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Ítalo Brasileira. Pesquisador do GEPEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral) UNESP/UNICAMP. Pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (DPE/FCC) e integra o Grupo de Pesquisas em Avaliação Educacional

Soraia Souza Campos

Pedagoga, Mestranda pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP, especialista em Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral. Integrante e pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara) e e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/ Campinas). Expertise em Avaliação Responsiva em programa/s de convivência na escola, realiza pesquisas na área de Psicologia Moral e a Avaliação Formativa. Atuou na formação de professores na rede municipal.

Dia 12/09 10h20 às 12h- Mesa 2 “Comunicação construtiva e os espaços dialógicos nas escolas”

Adriana de Melo Ramos

Pedagoga, com pós-doutorado na área de formação de professores pelo GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada) FE/UNICAMP, doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela mesma universidade; integrante e pesquisadora do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da UNESP/Rio Claro e da UNICAMP/ Campinas/SP. É membro do GT Psicologia e Moralidade da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Realiza pesquisas com classes consideradas difíceis na educação básica, a tutoria na convivência ética, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento moral no ambiente escolar. Atualmente coordena o curso de pós-graduação em Convivência Ética na Escola e As Relações Interpessoais na Escola:das competências socioemocionais à personalidade ética pelo Instituto Vera Cruz na cidade de São Paulo.

Danila Di Pietro Zambianco

Mestranda pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. Especialista em Gestão Escolar, Relações Interpessoais na Escola e a Construção da Autonomia Moral e Formação Docente para Ensino Superior, Licenciada em Letras pela USP e em Pedagogia pela UFLA. Dedica-se às pesquisas da área de Psicologia Moral e suas relações com as competências socioemocionais, integrando o GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da UNESP/UNICAMP. Atualmente é formadora de professores em escolas públicas e particulares, além de integrar o corpo docente do curso de Pós-Graduação.

Dia 12/09 das 13h30 às 15h - Mesa 3 “Transformações na sociedade e as relações nas redes sociais”

Adriana Regina Braga

Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo- Escola de Filosofia, Letras e Ciências Socais. Bióloga, mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação, pela Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do LPG, Laboratório de Psicologia Genética, Unicamp, GEPEM, Grupo de Pesquisas em Moralidade, Unesp e Unicamp, e do grupo de pesquisa Interfaces - Núcleo Temático de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade ? USP Leste. Realizou trabalhos de Consultoria Pedagógica em Escolas no Estado de São Paulo, desenvolve Projetos de Extensão e Pesquisa em Educação Ambiental, atuando na formação e no aperfeiçoamento de professores, ministrando cursos, seminários e palestras

Thaís Cristina Leite Bozza

Pedagoga, doutoranda em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialista em relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral (UNIFRAN), graduada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral- UNESP/UNICAMP).


Dia 12/09 das 15h20 às 17h- Palestra “Protagonismo estudantil: as equipes de ajuda”

Luciene Regina Paulino Tognetta

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado Sanduiche pela Universidade de Genebra (2004). Pós doutorado pela Universidade do Minho de Portugal (2013). Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras e do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da Unesp - Campus de Araraquara. Pesquisadora e líder do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral - Unicamp/Unesp. Membro brasileiro da FAI - Fundacion America por La Infancia sediada no Chile.