SEMANA ACADÊMICA COM CONFERÊNCIAS, MESAS-REDONDAS, SIMPÓSIOS, OFICINAS E INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

Na sua vigésima segunda edição, o evento vem sendo idealizado e desenvolvido pelo curso de Licenciatura em Letras Português ao longo dos últimos anos, com o objetivo de difundir e promover o ensino, a pesquisa e a extensão no curso.          

 Objetivos do encontro

O objetivo principal da semana é realizar uma semana de eventos que promova o diálogo entre a comunidade acadêmica do curso de Letras Português da Universidade Federal do Acre e a comunidade externa, por meio de conferências, mesas redondas, apresentações de trabalhos, minicursos e apresentações artísticas. Outros objetivos mais imediatos incluem:

 Temática

A Semana Acadêmica do curso de Letras começou como uma atividade proposta pelos discentes do curso — até então unificado entre Português, Inglês e Francês — na década de 1990. A proposta era fazer um evento que reunisse professores e alunos para discutir temas ligados à área, além de se constituir como um espaço para apresentação de atividades artísticas. Da primeira à última edição, a Semana ampliou seus objetivos, tornando-se um espaço para apresentação de trabalhos acadêmicos, produzidos por alunos e professores, da UFAC e de outras IES. A Semana de Letras tem, então, uma tradição dentro da UFAC como uma ação de extensão, de modo que, ao longo dos anos, vem dialogando com os antecedentes históricos e os fundamentos legais da extensão,  como preconizado pelo Art. 207 da CF/88, que estabelece a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 

Tal como nas edições anteriores, essa edição promove a aliança entre as três bases da universidade pública: pesquisa, ensino e extensão, por meio de discussões sobre linguagem que muitas vezes escapam do conteúdo e das práticas da sala de aula. O evento é um momento acadêmico de divulgação das pesquisas para a comunidade interna e externa, uma vez que são raros os momentos em que a pesquisa é, de fato, o foco da discussão na universidade, seja entre a comunidade interna e a comunidade externa. Nessa ocasião, os professores podem discutir sobre assuntos que não são necessariamente tópicos de suas pesquisas, já que, no dia a dia, sobra pouco espaço para tratar daquilo que realizam enquanto pesquisadores com os alunos. Nos eventos de extensão, como esse, temos a oportunidade de transformar o resultado das pesquisas em causa de interesse público e social, e não diretamente discutir os objetos, os métodos e as teorias que formam a base do fazer científico. 

O evento é, portanto, uma parte importante no tripé básico da universidade (ensino, pesquisa e extensão), um momento e um espaço de compartilhamento de experiências entre os alunos e a comunidade. Dessa maneira, pensamos em língua, literatura e ensino de maneira ampla, trazendo palestras e mesas redondas que ressaltem a atuação dos professores e alunos no curso de Letras Português. 

Essa edição da Semana de Letras será uma oportunidade de divulgação do trabalho dos nossos colegas, dos nossos alunos e dos artistas locais, o que pode fazer não só com que a comunidade acadêmica e a externa conheçam e se interessem por esses trabalhos, como também que elas se engajem e participem das ações promovidas na universidade.


Palestrantes

Henrique Silvestre Soares

UFAC

Amilton José Freire de Queiroz

UFAC

Paula Tatiana da Silva Antunes

UFAC

Selmo Azevedo Apontes

UFAC

Márcia Verônica Ramos de Macedo

UFAC

Jeissyane Furtado da Silva

UFAC

Victor Santiago Sousa

UFAC

Clécio Nunes

UFAC

Francisco Osvanilson Dourado Veloso

UFAC

Sérgio Silva Santos

UFAC

Grassinete Carioca de Albuquerque

UFAC

Salete Peixoto Gonçalves

UFAC

Maria Iracilda Gomes Cavalcante 

UFAC

Aelissandra Ferreira da Silva 

UFAC

Local

Bloco Jorge Kalume & Auditório da Pós-Graduação e do CELA

Universidade Federal do Acre