de 20 a 23 de julho

Semana Cultural 2021

IFPR Campus Pinhais

Confira todas as atividades no menu Programação e inscreva-se clicando nos links!

Acesse o link pra participar da live (clique aqui)

Em 2021 reunimos os eventos anuais do campus Pinhais em uma única semana: a Semana Cultural

Convidad@s: oficinas

Banguela

Desenhista, escritora, artista, curte uma HQ e assistir desenho animado, além de curtir tocar violão e aprender Inglês e Francês nas horas vagas. Ama inspirar os outros com a sua forma de arte e abrir horizontes para novas formas de criar e imaginar um universo único.

Juliana Ristow

Graduada em Letras PT/FR, Ma em estudos da linguagem (UEPG), doutoranda em Letras (UFPR), fundadora do @francêscomaju. Membro dos grupos: cinema, literatura e ensino; GECO.

Phellip William

Formado em Letras e Mestre em Estudos da Linguagem, Phellip William se dedica a estudar narrativas visuais e verbais. Além de professor, atua como escritor e roteirista de quadrinhos.

Lays Cherobim Parolim

Bióloga, doutora em Biologia animal, professora e anda se aventurando na divulgação científica.

Dani Rocha

Atriz, poeta, arte educadora e slammer, nascida no interior encontrou na arte asas para vida, acredita que a poesia tem potencial de mudar trajetórias.

Bellah Black

Artista de muitas facetas, Bellah desenha no papel e no corpo. Faz maquiagens artísticas, para ocasiões especiais e para o dia-a-dia. Além disso modela e fotografa como ninguém.

Tatiana Altberg

Artista visual com um trabalho que está na intersecção das artes visuais, da educação e das ciências sociais. Articula a fotografia com múltiplos procedimentos de criação de narrativas em projetos colaborativos, com intuito de provocar uma reflexão crítica e sensível, por parte daqueles que participam dos projetos, a respeito de si e do seu entorno, de forma a expandir seus territórios existenciais.

Vitor Ravacci e Sandro Alex

São os criadores do podcast Explodcast! Trazem assuntos geeks, tecnologia e até sobre o mais obscuro... Tudo de um jeito engraçado e bem animado!


Denizia Kawany Fulkaxó

Professora, Contadora de Histórias, Advogada, Mestranda em culturas Negras e Povos Indígenas, Especialista em Infanto-juvenil Psico- Education.

Maria Fernanda Cabeza Perez

22 anos, Venezuelana, é formada em turismo. Atualmente mora em Campo Largo.

Xeno Hans

Formado pelo Nanak Ashram como Instrutor de Kundalini Yoga e Meditação, Yogaterapeuta e Terapeuta Reiki, Xeno Hans utiliza técnicas tradicionais de potencialização e canalização de energia para proporcionar um profundo mergulho meditativo.

Eloisa Moreira

Tem 37 anos, é formada em Economia na UFPR, consultora de planejamento financeiro. Mora na Inglaterra há 8 anos.

Silvely Brandes

Graduada em Letras Português/Inglês pela UEPG e doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFPR. Ao longo da formação, tem estudado e aprendido muito com as Literaturas Indígenas escritas em língua portuguesa. Se interessa por reflexões que possibilitem a descolonização da escola e da educação linguística.

Matheus Rodrigues Bosquiero

Professor de Sociologia e Geografia da Etec Trajano Camargo, especialista em Metodologia do Ensino de Geografia, uma pessoa que busca entender as relações sociais no futebol.

Bruna Kicheleski do Prado e Souza

Natural de Ponta Grossa, PR, vive em Kitchener, ON, Canadá, desde 2019, para onde emigrou através do ExpressEntry - Federal SkilledWorker. É especialista em credenciais educacionais.

Vanessa Machado

Estudante de Engenharia Ambiental pela UFPR, desde agosto de 2020 cria conteúdo digital através do Instagram @inspiravan, compartilhando conteúdos relacionados a hábitos sustentáveis e educação ambiental, com temas como compostagem, geração de resíduos, consumo consciente e vegetarianismo.

Daphnée Laramé é do Haiti

Tem 29 anos. É estudante de Licenciatura em Pedagogia, no Instituto Federal do Paraná, onde é bolsista do PIBID. Atualmente mora em Curitiba.

Hagnes Haddad

Natural de Maringá Paraná, mora em Dublin, Irlanda, há 2 anos. Tem formação em letras francês e este ano começará o curso de psicologia na Irlanda.

Roberson Augusto Marcomini

Doutorando em Sociologia na UFSCar (São Carlos), Professor na Etec Trajano Camargo (Limeira) Colégio Jandyra e membro do grupo de Pesquisa Ética e Justiça na Unicamp.

Guy Junior Celiant

Haitiano, tem trabalhado como eletricista predial, socorrista, porteiro e brigadista.

Atualmente mora em Belo Horizonte.

Arnaldo Silveira


Nascido na cidade de Blumenau é ator, diretor, produtor e professor de Teatro e Cinema, além de ter sido gestor municipal na cadeira de Diretor de Cultura na cidade de Pinhais no Estado do Paraná em 2016 e 2020 e um dos responsáveis pela transformação cultural da cidade em sua pequena vida como cidade emancipada. Hoje com 29 anos a cidade de Pinhais é 10ª economia do Estado do Paraná dentre os seus 399 municípios. Uma das maiores realizações de Arnaldo Silveira é ter feito parte do elenco do Filme de Curta Metragem “A Fábrica” de Aly Muritiba que foi Pré indicado ao Oscar no ano de 2013. E hoje é Coordenador de Projetos Culturais da Maia Diamond em Joinville SC.

Gil Baroni


Diretor, produtor, roteirista e sócio da produtora Beija Flor Filmes. Vem realizando filmes que debatem e refletem questões voltadas ao universo LGBTQIA+, com destaque para o premiado longa-metragem “Alice Júnior” (2019) que fez estreia internacional na Mostra Generation do 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim, além de ter sido selecionado para os mais importantes festivais de cinema do Brasil entre eles 52º Festival de Cinema de Brasília.

Argel Medeiros


Administrador, especializado em Gestão Empreendedora e sócio/diretor da Olhar Distribuição. Atuou como parecerista na Fundação Cultural de Curitiba, foi um dos diretores do Festival Kinoarte de Cinema em Londrina, foi professor-convidado de formatação de Projetos Culturais na Pós-Gradução Criação e Produção em Rádio e Televisão da Faculdade Pitágoras.

Quatro dias de oficinas e rodas de conversa variadas

As rodas de conversa serão transmitidas em nosso canal no Youtube

Contamos com a sua participação!

Programação semana cultural
*Inscrição obrigatória apenas para participação em oficinas. As rodas de conversa serão abertas e transmitidas pelo canal do NAC no Youtube.