A Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Elvino Moreira Guimarães oficializada em 29 de dezembro de 2004 com a Lei Municipal nº 520/2004 fundada em 03 de março de 2005, está localizada no povoado Bela Vista, BR 101 (Dois Riachos no Município de Umbaúba-SE) distando 2 Km do centro do município. Seu surgimento se deu a partir do aumento populacional do povoado e da dificuldade desta comunidade em sair do seu espaço para outro. Antes de sua fundação os alunos tinham que deslocar- se até a E.M.E.F. Maria dos Santos Torres situada no povoado Vitória, Umbaúba – Sergipe, dificultando a vida dos familiares desta comunidade porque eram obrigados a passar pela BR 101 que intercede os dois povoados. Esta necessidade pode ser comprovada pelos números de matrículas, registrado no censo escolar, onde mostra que a E.M.E.F. Vereador Elvino Moreira Guimarães possui maior número de alunos do que a E.M.E.F. Maria dos Santos Torres, a qual eram dirigidos os alunos por falta de prédio escolar na comunidade. Desde a sua fundação em 03 de março de 2005 até o ano de 2012, a escola funcionou como anexo da E.M.E.F. Maria dos Santos Torres.
O nome da escola é uma merecida homenagem a um ex – vereador, (in memoriam) por seu trabalho e sua biografia, bem como ter sido morador desse povoado por 15 anos, ajudando a comunidade com uma casa de farinha. Sua vida digna é um exemplo de humanidade e amor ao próximo. Ainda durante sua construção recebeu, por unanimidade de votos, através da lei municipal nº 520/2004, esta denominação que orgulha o corpo docente, discente e administrativo. Com a inauguração, a escola oficializa o nome e seu quadro de excelência com a direção que permanece até hoje com a professora Juvanira Santos do Carmo e professores: Antônia, Telma, Djalma, Júlia, Uelma e Maria Aquino e como equipe de apoio os servidores: Inês, Laudicéia, Arleide, Elza, Antônio, Gabriel e Rubens (in memoriam). A escola atendia, inicialmente, a 1º série do Ensino Fundamental, Programa Se Liga e o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). No decorrer dos anos, com o aumento do fluxo escolar, houve a necessidade de ampliar a equipe docente, técnica e administrativa para melhor cumprir suas atribuições.
A Escola possui atualmente 01 diretora, 01 coordenadora, 11 professores, sendo que 09 são professores regentes, 01 substituto e 01 auxiliar, 02 assistentes administrativo, 02 vigilantes, 01 porteiro e 06 serventes.
O nível socioeconômico da comunidade que faz parte da escola é caracterizado por famílias com a renda que gira em torno de um salário mínimo e muitas delas recebem o auxílio governamental do Programa Bolsa Família.
Por estar situada na zona rural, a atividade econômica do povoado é voltada para a agricultura. Além da colheita da laranja, outra atividade de destaque é a fabricação de blocos nas cerâmicas situadas no povoado.
A vida social e de lazer das famílias se restringe à frequência às igrejas, visitas aos familiares, participação em serestas e em torneios de futebol que são realizados no decorrer do ano na própria comunidade e que atraem grande parte da população. A maioria dos pais dos alunos deste estabelecimento não cursou nem o Ensino Fundamental, somente uma pequena parcela conseguiu concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Grande parte da comunidade escolar pratica a religião Católica, havendo também um aumento considerável de evangélicos, o que caracteriza uma diversidade religiosa no ambiente escolar.
A escola atende desde a Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental. Assim, muitos dos nossos alunos são atendidos pelo transporte escolar oferecido pelo município de Umbaúba, pois se deslocam de outras localidades, como povoado Vitória, Cajá e Pau Amarelo.
A escola conta com a participação ativa da comunidade, inclusive participando do Conselho Escolar que é órgão colegiado, com função deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e pedagógica. Por meio de reuniões, o Conselho Escolar colabora para a gestão participativa e com a tomada de decisões a respeito das questões referentes ao funcionamento e organização do trabalho escolar.
Os educandos deste estabelecimento de ensino encontram-se numa faixa etária de 03 a 20 anos, incluindo os alunos especiais. Mesmo sendo conhecedores do direito à educação, as famílias precisam conscientizar-se da importância de ajudar a criança em seu processo de escolarização, entendendo que não é apenas matricular, mas acompanhar, cobrar, ajudar e pedir ajuda ao docente. É preciso caminhar junto ao professor para minimizar o atual censo de alunos defasados e sem fluência em leitura e escrita.
A maioria desses alunos gosta de estar na escola estudando e na companhia de colegas e professores. São alunos inteligentes, participativos e demonstram bastante interesse pelos estudos. Muitos apresentam dificuldades em realizar as atividades sozinhos, além disso, os pais possuem um baixo grau de escolaridade, o que torna esse acompanhamento parcial, ou seja, os pais acompanham na medida do possível. A estrutura familiar muitas vezes apresenta dificuldades no acompanhamento das atividades escolares dos alunos, muitos moram com pais separados ou são criados por outros parentes como tias, tios e avós paternos ou maternos. Outro fator que compromete a aprendizagem é que alguns dos familiares trabalham fora e tem pouco tempo para prestar assistência escolar aos estudantes.
A relação entre docentes e discentes é harmoniosa, bem como em relação à direção e os demais funcionários. A escola apresenta poucos problemas com indisciplina, Conselho Tutelar e família.
A Escola conta com onze professoras, dentre os quais seis são pós-graduadas, uma graduada, três com graduação em andamento e uma com formação em nível médio. Desse total, duas residem no próprio povoado e nove na zona urbana, sendo que uma mora em outro município. A maioria dos professores desta instituição trabalha nela há mais de dez anos.
Os professores da E.M.E.F. Vereador Elvino Moreira Guimarães procuram trabalhar de forma coletiva buscando desenvolver nos alunos o senso de companheirismo, respeito, seriedade, competência, dedicação, comprometimento, parceria, amizade, coerência, responsabilidade, honestidade e ética, além de fomentar o gosto pela leitura.
No tocante a participação dos professores nas atividades da escola, vemos que a maioria dos professores está envolvida em todos os eventos e projetos da escola. Assim, é possível perceber que os professores trabalham com prazer e dinamismo, mesmo observando a precariedade da estrutura física da escola. A minoria dos professores ainda segue uma linha tradicional, mas já é possível perceber a presença da Pedagogia Progressista em muitas práticas pedagógicas, como na realização de projetos, atividades extraclasse, trabalhos em grupos, pesquisas, passeios, jogos e brincadeiras, dentre outros.
No que se refere ao relacionamento em sala de aula com os alunos, em pesquisa realizada com os professores, de forma geral, estes afirmaram que estão satisfeitos na função que exercem e possuem um relacionamento interpessoal muito bom com alunos, professores e com toda a comunidade escolar e ainda procuram estar sempre se inteirando no cotidiano dos educandos até mesmo fora da escola.