O que é ?


TOPOGRAFIA



Topografia (do grego τόπος, topos, que significa “lugar”, “região”, e γράφω, grapho, que significa “descrever”, portanto “descrição de um lugar”) é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a sua situação e localização na Terra. É ainda o estudo dos princípios e métodos necessários para a descrição e representação das superfícies destes corpos, em especial para a sua cartografia. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc., e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.

A topografia é também instrumento fundamental para a implantação e acompanhamento de obras de todo o tipo, como as de projecto viário, edificações, urbanizações (loteamentos), movimentos de terras, etc.

O termo só se aplica a áreas relativamente pequenas, sendo utilizado o termo Geodesia quando se fala de áreas maiores. Para isso são usadas coordenadas que podem ser duas distâncias e uma elevação, ou uma distância, uma elevação e uma direcção.



GEODESIA



O termo geodesia (do grego Γεωδαισία, composto de γη, "terra", e δαιζω, "dividir") pode significar tanto 'divisões (geográficas) da terra' como também o acto de 'dividir a terra' (por exemplo entre proprietários). A geodesia é, ao mesmo tempo, um ramo das Geociências e uma Engenharia, que trata do levantamento e da representação da forma e da superfície da terra (Definição clássica de Helmert), global e parcial, com as suas feições naturais e artificiais e o campo gravitacional da Terra.



CARTOGRAFIA



Cartografia (do grego chartis = mapa e graphein = escrita) é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. A introdução da fotografia aérea e da detecção remota, o avanço tecnológico nos métodos de gravação e impressão e, mais recentemente, o aparecimento e vulgarização dos computadores, vieram alterar profundamente a forma como os dados geográficos são adquiridos, processados e representados, bem como o modo como os interpretamos e exploramos.



Geomática



Geomática integra todos os meios utilizados para a aquisição e gestão de dados espaciais. Suas actividades incluem a cartografia, apoios topográficos, mapeamentos digitais, sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, hidrografia e muito mais. O surgimento e avanço de novas tecnologias vêm alterando as características práticas e teóricas de todas essas actividades. Há alguns anos, sem o advento do GPS, por exemplo, grandes esforços eram dedicados à simples colecta de uma coordenada, o que hoje é questão instantânea. Esse mesmo avanço tecnológico fez da Geomática actividade fundamental para a humanidade.

A Geomática é uma tecnologia em constante evolução e depende da visão, competência e ousadia de profissionais com conhecimentos variados para cada vez mais facilitar a vida de todos nós.

O termo 'geomática' (em francês, géomatique; em inglês, Geomatics) foi usado pela primeira vez em 1975, e tem sido utilizado pelos especialistas da área desde o início dos anos 1990.


SIG



Um Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS - Geographic Information System, do acrónimo/acrónimo inglês) é um sistema de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenómenos que nele ocorrem.



GPS



O sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS (em inglês global positioning system) é um sistema de posicionamento por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como informação horária, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de três satélites GPS (quatro ou mais para precisão maior). Encontram-se em funcionamento dois sistemas de posicionamento por satélite: o GPS americano e o Glonass russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileo da União Europeia e o Compass da China. O sistema americano é detido pelo Governo dos Estados Unidos e operado através do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar, estando actualmente disponível para uso civil gratuito. No entanto, poucas garantias apontam para que em tempo de guerra o uso civil seja mantido, o que resultaria num sério risco para a navegação.

O GPS é utilizado em Topografia/SIG, na aviação geral e comercial e na navegação marítima, porém, actualmente é utilizado por diversas pessoas, que querem saber sua posição na sua própria cidade, e principalmente para viajar. Com um sistema de navegação por satélite integrando um GPS, é possível encontrar o caminho para um determinado local, saber a velocidade e direcção do seu deslocamento. Actualmente, o sistema está sendo muito utilizado em automóveis, com um sistema de mapas.

Existem diversos tipos de GPS, de diversas marcas com soluções "tudo-em-um", como os externos que são ligados por cabo ou ainda por bluetooth, e Smartphones que possuem o GPS integrado e acessível através de seus próprios aplicativos.


fonte: Wikipédia & Informação Digital

COPYRIGHT © 2017-2018 SÉRGIO CAÇÃO · Serviços de Topografia e Geodesia
Política de Utilização e Privacidade