Confira as lives de Tecnologias Educacionais!

O que é Scratch e por que ele é importante para a escola?


O Scratch é um software de programação em blocos desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets, o MIT. Com ele, é possível programar on-line e off-line, criando jogos, animações, histórias interativas - de qualquer disciplina -, de forma simples e lúdica.


Com a programação, é possível aprender coisas novas, pensar de forma criativa, trabalhar de forma colaborativa, resolver problemas, desenvolver o raciocínio lógico e tornar crianças, adolescentes e jovens fluentes em novas linguagens.

Scratch também é uma comunidade de aprendizagem criativa que contém mais de 30 milhões de projetos realizados por diversas pessoas do mundo.


Para entender melhor o funcionamento do Scratch, acesse a página Começando do zero.

E Scratch Day, o que é?

O Scratch Day é um dia para celebrar o Scratch, e também um momento de aprendizado criativo e divertido, ideal para aproximar os jovens e a comunidade escolar no trabalho com tecnologia. Todos os anos várias instituições no mundo todo comemoram o Scratch Day organizando encontros envolvendo a comunidade em torno do Scratch e de sua utilização.


A propósito, sua escola pode realizar um Scratch Day durante o mês de maio, em que os participantes podem trabalhar individualmente ou em grupos em um projeto colaborativo do Scratch.


Não esqueça de assistir ao nosso vídeo introdutório abaixo (são só 61 segundinhos ) e outros.

Participe do Scratch Day - Seed_PR_cortado.mp4
Scratch desplugado.mp4
Scratch off line.mp4