“SBPJor teve um papel importante para descoberta do jornalismo como pesquisa”, diz professor


Por Isadora Costa

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) realiza seu 21º encontro na cidade de Brasília e ex-alunos, hoje professores e pesquisadores, retornam ao congresso e relatam a importância que o evento teve em suas jornadas acadêmicas e construção da carreira.


A professora da Universidade de Brasília e também organizadora da 21º edição do SBPJor, Fernanda Vasques, que esteve presente na primeira edição, em 2003, conta que participar do evento foi uma grande emoção.


“Foi a primeira vez que eu encontrei aqueles grandes nomes que eu lia nos livros, nos artigos científicos. Para mim, tinha um pouco de magia, bastante encantamento e muita alegria de estar com aquelas pessoas, aprendendo, ouvindo e, de certa forma, um desafio muito grande como estudante”, conta a professora, que é pós-doutora em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Senai Cimatec/Salvador. 

O SBPJor é um congresso que acontece anualmente e tem como proposta discutir e apresentar pesquisas científicas na área de jornalismo. O primeiro encontro aconteceu em 2003, também na UnB, quando, segundo Vasques, a formação da associação ainda estava se desenvolvendo. Hoje, o evento é uma referência para pesquisadores do jornalismo, tema atual e fundamental para sociedade.

“Foi a realização de um sonho de estudante participar do SBPJor” 

Fernanda Vasques, professora e pesquisadora da Universidade de Brasília 

“Participar do SBPJor foi uma semente que eu plantei e hoje estou colhendo a semeadura. E agora, 20 anos depois, contribuindo com a organização, orientando estudantes, é uma forma de devolver para os meus alunos aquilo que experienciei”, conta Vasques.


O professor da Universidade do Mato Grosso, Bruno Araújo, também participou do congresso como aluno e hoje retorna a Brasília para participar como pesquisador.


“Com certeza a SBPjor teve um papel muito importante na minha descoberta do jornalismo como área e objeto de pesquisa”, afirma. “Percebi ali o quão rica é a pesquisa em jornalismo, com um conjunto de agendas que tocam nos diversos aspectos da vida em sociedade. Foi uma descoberta importante para mim, um espaço de grande aprendizagem no qual pude ver, na prática da pesquisa, muitas das discussões feitas em sala de aula”, explica Araújo.

“A SBPjor tem um papel muito importante na minha formação como pesquisador” 

Bruno Araújo, pesquisador e professor de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso 

Bruno acredita que o SBPJor é um espaço central para a consolidação dos estudos científicos em jornalismo no Brasil. “A participação nos seus encontros [da SBPJor] é sempre uma oportunidade de reencontrar colegas, ampliar o diálogo e, sobretudo, de se inspirar”, conta Araújo. 


O SBPJor teve início no dia 8 e se encerrará no dia 10 de novembro. Nessa edição, pesquisadores trouxeram como tema  “o futuro do jornalismo: crise epistêmica, desinformação e o protagonismo das mulheres jornalistas”. Para acessar a programação completa, clique aqui.