Apresentação

Com a proposição desse tema para o IV Fórum Mineiro de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática, espera-se promover debates sobre as alterações curriculares a serem promovidas pelos cursos de licenciatura, nas modalidades presencial e a distância, com a publicação da Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em nível superior e para a formação continuada, de acordo com a Resolução CNE/CP n. 2/2015, aprovada em 01 de julho de 2015. Também, busca articular essa discussão aos programas de formação de professores, como o PIBID, Residência Pedagógica e os Mestrados Profissionais.

Destaca-se, então, a necessidade de uma análise aprofundada dessas Diretrizes para que se possa pensar em alternativas de adequação à referida resolução, bem como das contribuições desses programas.

Espera-se que as discussões poderão desencadear o envolvimento e a participação, neste Fórum, de professores que investigam a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática; de coordenadores; de professores e alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância; e, também, da comunidade externa de professores que ensinam Matemática, para que se possa efetivar a articulação dos aspectos teóricos às experiências de formação inicial e continuada de acordo com os pressupostos da Resolução 02/2015 e de programas de formação.

Histórico

O I Fórum Mineiro de Licenciaturas em Matemática foi realizando em junho de 2002, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo promovido pela Sociedade Brasileira em Educação Matemática — Regional Mineira (SBEM-MG). Esse evento reuniu professores e pesquisadores de 29 municípios do Estado para debater a prática pedagógica dos educadores matemáticos. Com o apoio de professores da Faculdade de Educação (FaE), do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e do Colégio Técnico (Coltec), a diretoria da SBEM organizou o evento direcionado para a busca de respostas às principais questões relacionadas com os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática. Os debates culminaram, por exemplo, com propostas sobre o perfil adequado ao profissional da atualidade. Entre outras características, esse perfil delineado pelos participantes do Fórum apontou para a necessidade de formação de professores comprometidos com o desenvolvimento humano e atentos às questões políticas e sociais da contemporaneidade. Além do perfil do profissional dessa área, os participantes debateram sobre questões relacionadas às teorias e às práticas docentes, às diretrizes curriculares e às condições políticas e estruturais necessárias à formação dos professores.

O II Fórum Mineiro de Licenciaturas em Matemática teve como objetivo avaliar e debater como as diversas comunidades acadêmicas de Minas Gerais, as políticas de implantação e implementação dos cursos de Licenciatura em Matemática a partir das Diretrizes Curriculares para a Formação do Professor da Educação Básica (Parecer CNE/CP 09/2001) e das Diretrizes Curriculares para o Curso de Matemática (Parecer CNE/CES 1.302/2001). O público-alvo direcionou-se para os coordenadores e professores de licenciaturas em Matemática de Minas Gerais. Esse evento foi realizado no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), no período de 30 de novembro a 1 de dezembro de 2007.

O III Fórum Mineiro de Licenciaturas em Matemática foi realizado na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nos dias 25 e 26 de abril de 2014. Trinta estudantes de graduação, mestrandos em Educação Matemática, profissionais da educação, como, por exemplo, professores da educação básica e de cursos de Licenciatura em Matemática, participaram desse evento. As principais instituições representadas foram a UFMG (ICEx e FaE), UFOP, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Instituto Federal de Minas Gerais, campus João Evangelista. O principal objetivo do evento estava relacionado com a discussão de questões referentes à formação dos professores de Matemática, como, por exemplo, o perfil dos docentes que atuam nas licenciaturas, a elaboração de materiais didáticos, as matrizes curriculares, os estágios curriculares e os documentos oficiais sobre a formação de professores de Matemática. Nesse evento, os grupos de trabalhos se reuniram e relataram os avanços e os desafios no campo da formação de professores de Matemática. A participação da professora Nilza Bertoni (UNB/MEC), que ministrou a palestra de abertura do evento, intitulada Reflexões sobre os Conteúdos Matemáticos para a Formação do Professor de Matemática, trouxe importantes contribuições sobre as discussões referentes ao papel desse profissional na atualidade.

O IV Fórum Mineiro de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro de 2020, na modalidade online, pela Regional Mineira da Sociedade Brasileira de Educação Matemática em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Estadual de Montes Claros e Universidade Federal de Ouro Preto. A mudança pelo nome — especialmente pela expressão professores que ensinam Matemática — tem como propósito congregar e engajar professores que atuam nos diferentes níveis de ensino — Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, do Ensino Técnico e do Ensino Superior — na discussão, reflexão e proposição de práticas de ensinar e aprender Matemática e de ações de formação inicial de professores que têm a Matemática como escopo de prática profissional. A quarta edição do Fórum tem como objetivo construir coletivamente uma ambiência de debate sobre as políticas públicas de formação, bem como de reflexão e de propostas situadas nos diversos contextos da formação inicial de professores que ensinam Matemática.


Forma de participação

Transmissão pelo Facebook da SBEM-MG

Inscrição

Nos dois dias do evento, durante a realização das mesas redondas, serão disponibilizados links da lista de presença. Todos e todas que preencherem a lista de presença receberão certificado de participação de 2 horas referente à cada uma das mesas redondas.

Programação

02/12/2020

19h às 19h20 - Abertura

19h20 às 21h - Mesa redonda “Implicações da Resolução 02/2015 para as licenciaturas em Matemática e em Pedagogia: repensando as modalidades presencial e a distância”

03/12/2020

19h20 às 21h - Mesa redonda “A formação de professores que ensinam Matemática em Minas Gerais: contribuições dos programas de formação”

Comissão Organizadora

Carla Cristina Pompeu — UFTM
Cristiane Coppe de Oliveira — UFU
Fabiana Fiorezi de Marco — UFU
Gilberto Januario — UFOP
Milton Rosa — UFOP
Mônica de Cássia Siqueira Martines — UFTM
Rogério Fernando Pires — UFU
Shirley Patrícia Nogueira de Castro Almeida — UNIMONTES