Apresentação

Com a proposição desse tema para o IV Fórum Mineiro de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática, espera-se promover debates sobre as alterações curriculares a serem promovidas pelos cursos de licenciatura, nas modalidades presencial e a distância, com a publicação da Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em nível superior e para a formação continuada, de acordo com a Resolução CNE/CP n. 2/2015, aprovada em 01 de julho de 2015. Também, busca articular essa discussão aos programas de formação de professores, como o PIBID, Residência Pedagógica e os Mestrados Profissionais.

Destaca-se, então, a necessidade de uma análise aprofundada dessas Diretrizes para que se possa pensar em alternativas de adequação à referida resolução, bem como das contribuições desses programas.

Espera-se que as discussões poderão desencadear o envolvimento e a participação, neste Fórum, de professores que investigam a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática; de coordenadores; de professores e alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e em Pedagogia, nas modalidades presencial e a distância; e, também, da comunidade externa de professores que ensinam Matemática, para que se possa efetivar a articulação dos aspectos teóricos às experiências de formação inicial e continuada de acordo com os pressupostos da Resolução 02/2015 e de programas de formação.