SAÚDE BUCAL CABS/BARUERI

“Saúde Bucal por Ciclos de Vida” apresenta a você munícipe informações sobre cuidados em saúde bucal, aspectos relacionados à prevenção, promoção e manutenção da saúde bucal, bem como sobre a recuperação de danos causados pelas doenças bucais. Para tanto, considera os vários estágios de vida do indivíduo no contexto familiar.


OS CICLOS DE VIDA E SUAS CARACTERÍSTICAS

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM ALIMENTOS PROTETORES PARA A BOCA??

A ESTÓRIA DE MANU E JACK MUTANS

PARA IMPRIMIR E COLORIR

APRENDA A CONSERVAR SUA ESCOVA DENTAL


TÉCNICAS DE HIGIENIZAÇÃO BUCAL POR CICLOS DE VIDA

Se você usa prótese dental....


PASSATEMPO ODONTOLÓGICO

A verdade dos fatos

  • Bebidas alcoólicas deixam os dentes escuros. Verdade.

“As bebidas alcoólicas podem comprometer a saúde bucal por conter substâncias corrosivas e pigmentos que fazem escurecer os dentes.”

  • Cigarro causa gengivite. Meia verdade.

“Sim, a gengivite é uma inflamação na gengiva causada pelo excesso de placa bacteriana. O cigarro não causa gengivite, porém é um fator coadjuvante na piora, além de ser um complicador na cicatrização da doença.”

  • Bebês que ainda não possuem dentes não precisam realizar higienização oral. Meia Verdade.

“Não, mesmo sem dentes é importante que os pais façam limpeza da gengiva dos bebês com gazes umedecidas apenas uma vez ao dia pois cria na criança a experiência que favorecerá a introdução do hábito. ”

  • Comer doce em excesso aumenta a incidência de cárie dentária. Verdade.

“A frequência no consumo de alimentos doces, principalmente os com sacarose, aumenta o desenvolvimento das lesões de cárie. O açúcar não agride o esmalte dos dentes, mas ele serve de alimento para as bactérias que liberam substâncias ácidas, provocando um processo de desmineralização do tecido duros dentários, além de diminuir o cálcio do dente. É fundamental que a pessoa consuma esses alimentos com moderação atrelando às refeições principais e tenha hábitos de higienização.”

  • Dor nos dentes significa problemas na gengiva. Meia verdade.

“Nem sempre. Essa dor pode ser na gengiva, como também nos dentes, ossos, ligamentos. Além de poder está relacionada com outras articulações da face, por exemplo, a mandíbula ou musculatura. Todos esses fatores podem repercutir em dor.”

  • Comer hortaliças ajuda na saúde dos dentes. Verdade.

“Ajuda no sentido de adquirir uma alimentação saudável, com baixo teor de açúcar, diminuindo assim o risco da cárie dentária. Além disso, esses alimentos são fontes de vitaminas e sais minerais. Outro fator positivo é a mastigação, que produz mais saliva que ajuda com seus fatores protetores além de fornecer constantemente flúor.”

  • Comer uma maçã após o almoço ajuda a diminuir a placa bacteriana. Meia verdade.

“Em partes, mas esta ação não é suficiente para substituir a limpeza bucal, escovação, fio dental e flúor. Apesar da maçã ser um alimento saudável e desorganizar a placa bacteriana, por conta da sua dureza não substitui a higienização.”

  • Chiclete sem açúcar auxilia contra a cárie dentária. Mito.

“A prevenção da cárie dentária se dá através da higienização bucal. O chiclete sem açúcar não causa lesões cariosas, mas também não previne. Além disso, a mastigação de chicletes pode levar a uma fadiga muscular e acentuar problemas relacionados a articulação têmporo mandibular (ATM) , por exemplo.”

  • Clareamento dental sensibiliza os dentes? Verdade.

"Algumas pessoas, após o clareamento, sentem uma forte sensibilidade, enquanto outras não sentem nada. Isso depende da porcentagem do clareador utilizado e o grau de permeabilidade do esmalte no dente. Hoje já existem produtos que minimizam os efeitos indesejáveis pós-clareamento. Mas a aplicação e monitoramento devem ser feitos sempre por dentistas. "

  • Higienização eficiente é feita com boa quantidade de creme dental? Mito

"A responsável pela limpeza é a escova de dente e não o creme dental. A pasta aplicada sobre a escova deve ser em pequena quantidade e inserida no meio das cerdas para evitar que seja engolida facilmente."

  • Muito café escurece os dentes? Verdade

"O café possui muito corante, o líquido em excesso pode manchar os dentes devido à permeabilidade do esmalte dentário. Chá mate e preto, vinho tinto e fumo também pode causar manchas. "

CURIOSIDADES

  • As escovas de dente com cerdas, semelhantes às que possuímos hoje, foram criadas na China, em 1498. As cerdas eram muito duras, feitas de fios grossos que eram extraídos de um tipo de porco chinês e fixadas em uma pequena estrutura constituída basicamente de bambu ou de ossos.

  • Restos de um suposto fio dental foram encontrados entre os dentes de humanos pré-históricos. O inventor do fio dental foi o dentista de Nova Orleans, Levi Spear Parmly (1790 – 1859), em 1815. Ele começou a recomendar aos seus pacientes que utilizassem seu próprio fio dental, feito de seda.

  • O norte-americano Charles Forster, depois de morar no Brasil (em Pernambuco) entre as décadas de 1840 e 1850, encantou-se com a beleza da dentição das mulheres brasileiras, que usavam palitos de salgueiro para remover restos de comida dos dentes. Voltando aos EUA, contratou um inventor de máquinas para que criassem um equipamento de produção de lascas de madeiras. Surge, então, o palito de dente.

FALE CONOSCO

saudebucalbarueri@gmail.com