Quem somos?
Somos moradores do bairro Cidade Tiradentes desde 1984, o nosso projeto nasce em 2013 com o coletivo SPACT - Samba e Pagode dos Amigos da CT, em 2016 criamos o nome Sambando com Sabedoria, porém as nossas atividades artísticas com o samba começam em casa com cantorias e festejos de familiares e amigos isso nas décadas de 80 em Cidade Tiradentes, visamos incentivar a cultura do bairro Cidade Tiradentes zona Leste de São Paulo, temos em vista a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde se reuníamos com objetivo de confraternização e resgate da memoria de compositores e artistas locais, idealizado por Sebastião Mateus Neto, que é Bacharel em Propaganda e Marketing, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Cantor, Compositor, Instrumentista. Buscamos a emancipação coletiva onde outros coletivos possam crescer em conjunto com o nosso, favorecendo a comunidade, elevando a autoestima, dignidade, solidariedade.
Contato para shows e eventos
São Paulo SP
Email: mateustaion@yahoo.com.br
Tel: 11-22850746
Cel: 11-990196436
Apresentação realizada em Céu Água Azul, Cidade Tiradentes data 19/04/2019, com a presença de (TaioN) Sebastião Mateus Neto atua como Cantor, compositor, Instrumentista, José Augusto do Nascimento atua como Pandeirista, Alessandro Nunes atua como Tantã, Daniel Veloso atua como reco reco, Luiz Junior atua como Cavaquinista, Michelle de Jesus Martins atua como Fotografa, Vinicius Cristhian atua como Assistente de Palco, Lucas Cauã atua como Fotografo.
Sebastião Mateus Neto, tocando nas noites da periferia, desenvolveu o canto em acompanhamento com seu violão, sempre compondo músicas desde a infância, ganhou um certo espaço que lhe proporcionou boas apresentações locais e em outros bairros adjacentes, em 2004 e 2005 consagra-se campeão junto a Escola de Samba Império da Vila Paula de São Caetano, na época tocando Repinique, caixa, surdo, instrumentos de percussão isso contribuiu para o seu entusiasmo em continuar na cultura.
Em 2012 sai do grupo Black Sambar onde teve uma passagem de 2006 a 2012 e inicia um novo projeto chamado Pagode dos Amigos da CT, onde os mesmo integrantes do grupo se juntou e formou um grupo com características de músicas mais atualizadas, logo em seguida veio a criação do grupo Madrugaeh com uma renovação em termos de repertório.
Enfim chega 2016 com a cena efervescente no cenário cultural, Sebastião, atento ao seu redor, prepara o projeto Sambando com Sabedoria, numa tentativa de proteger as histórias culturais da comunidade. Registrar músicas é o primeiro passo de um processo, gravar e criar um espaço próprio para ensaios, apresentar-se com repertório autoral, esse é o plano base para o desenvolvimento da comunidade, registrando e cantando nossas obras assim acreditamos na mudança da nossa realidade através das nossas oralidades.
Foto de 2011 ainda com o grupo Black Sambar, Sebastião Mateus Neto, aparece ao violão de camisa listrada e Zezinho do Black Sambar De camisa vermelha e boné encostado na parede.
Essa foto de 2013 contem a presença de Sebastião Mateus Neto de camisa clara com listras, Beto Brasil que é cantor e compositor sorrindo, Cesar ao microfone, na apresentação mensal da recente criada, Comunidade Samba da Arvore, na época a camisa da comunidade era vermelha.
Esse é o grupo Radiano Samba criado por Marcos, conhecido como Zoio, que está ao centro de boné, onde Taion Sebastião Mateus Neto Aparece de Camisa amarela, junto a Leandro de óculos, Alex de gola rosa, Vaguinho cumprimentando com o polegar e Jorge segurando o cavaquinho, o nome desse grupo foi escolha de Sebastião, devido que na época em 2014 estudava Controle de Obra e aprendeu questões matemáticas que falava sobre como calcular um círculo e através do PI Radiano e a Roda de Samba criou no nome Radiano Samba que nada mais é que (Roda de Samba) .
Grupo Madrugaeh chegou com muita vontade de se expressar e com luta e coragem obtivemos bons trabalhos, em casas de show de São Paulo, conseguimos um primeiro passo para sair da periferia e atingir áreas centrais. essa foto da primeira formação.
Com Taion Sebastião Mateus Neto ao centro da foto, Daniel Veloso de bermuda, Alessandro Nunes de camisa vermelha, André de camisa rosa, Jefferson camisa branca.
Taion Sebastião Mateus Neto também teve uma passagem pela Comunidade Samba da Arvore de 2013 a 2019 ainda hoje quando é possível ele se apresenta junto a comunidade, na foto aparece ao violão.
Foto de 2017
Foi assim que nasceu o projeto Sambando com Sabedoria, depois de todas essas passagens criamos uma consciência cultural e queremos guardar essas histórias.
Apresentação dos dias das crianças em 2018.
Mais um pouco da experiência, essa do centro de São Paulo próximo a praça da Sé, Sebastião Cantando.
Bairro de Cidade Tiradentes o maior conjunto habitacional da América latina, está praticamente abandonado pelas autoridades, cultura, esporte, educação, são formas de prevenir que ficamos doentes, psicologicamente, fisicamente e espiritualmente, lutamos contra o tempo para garantir uma vida digna, por isso buscamos cantar temas relacionados a questões sociais.
Em 2014 a mãe de TaioN Sebastião Mateus Neto, faleceu, a tristeza e a vontade de guardar as memórias deu origem a música Filho de Mulher Negra, composta para homenagear sua mãe.
Musica: Filho de Mulher Negra
Compositor: Taion Mateus
Mulher Negra é a raiz das histórias nas memórias
Benedita Marias enfim Traz a glória da vitória
Isabel lutou lutou é conquistou, o seu lugar com muito amor
Para refletir buscando o sentido da vida Negra Mulher Mulher Negra Rainha
Não tem vaidade traz inspiração aos filhos seus aos meus irmãos
Sandra Luciana Ezequiel Aparecida Ângela guerreira querida
Olha eu vou dizer eu nunca estive só ao lado meu ao meu redor
Protegido guiado salvado e abençoado
Certificado registrado e apoiado pela mulher
Temos o objetivo de apoiar diversos coletivos e nosso sonho é que Cidade Tiradentes tenha uma faculdade, Metro, qualidade no atendimento de saúde, moradia adequada para população e trabalho e emprego, parece ser impossível, mas acreditamos que se cada um fizer sua parte, chegaremos aos objetivos.
Agradecimento
Brasil Pindorama
Atitude no Morro