Salmo 35 Em vós está a fonte de vida, ó Senhor! Salmo do dia 21 de julho de 2022, quinta feira da 16ª semana do tempo comum. Salmo 35 cantado. Melodia do salmo 35. Cifra do salmo 35.
Salmo 35 Em vós está a fonte de vida, ó Senhor! Salmo do dia 21 de julho de 2022, quinta feira da 16ª semana do tempo comum. Salmo 35 cantado. Melodia do salmo 35. Cifra do salmo 35.
Salmo 35 (36)
Em vós está a fonte da vida, ó Senhor!
Vosso amor chega aos céus, ó Senhor, chega às nuvens a vossa verdade.
Como as altas montanhas eternas é a vossa justiça, Senhor. R.
Quão preciosa é, Senhor, vossa graça! Eis que os filhos dos homens se abrigam
sob a sombra das asas de Deus. Na abundância de vossa morada, eles vêm saciar-se de bens.
Vós lhes dais de beber água viva, na torrente das vossas delícias. R.
Pois em vós está a fonte da vida, e em vossa luz contemplamos a luz.
Conservai aos fiéis vossa graça, e aos retos, a vossa justiça! R.
São Bartolomeu
Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, na Bíblia, é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galileia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.
Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois assim encontramos no Evangelho de São João: “Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: ‘É Jesus, o filho de José de Nazaré'”. Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento” (Jo 1,47).
Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar, no dia a dia, o conteúdo de sua própria profissão de fé: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local, conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isso até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.
São Bartolomeu, rogai por nós!