APOIO E REALIZAÇÃO
APOIO E REALIZAÇÃO
PATROCÍNIOS 2023
FEIRA DE EMPRESAS 2023
PALESTRANTES 2023
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2006), Mestre em Ciências em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2009) e Doutor em Ciências Morfológicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas / UFRJ (2013). Possui experiência em processos de escalonamento para crescimento microrganismos e células animais, com atuação nas áreas de produção de proteínas recombinantes e cultivo células-tronco embrionárias humanas. Atuou como Biotecnologista no Laboratório de Tecnologia Recombinante - Bio-Manguinhos / FIOCRUZ, realizando trabalhos de P&D de vacinas recombinantes em Escherichia coli. No ensino de graduaçao é Professor Adjunto D na área de Processos Biotecnológicos do Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM) atuando em pesquisas nas áreas de Biogás, Energias Renováveis e Hidrocarvão. No ensino de pós-graduação atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioenergia - PPB/UEM (Nota 4 - Capes) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química - UEM (Nota 6 - Capes).
Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2000-2003), mestre em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP/FCA (2004-2006) doutora pela UNESP/FCA (2007-2010) com período sanduíche na Universidade da Flórida (2008-2009), atualmente é pesquisadora da Embrapa Florestas.
Possui Graduação em Farmácia pela Faculdade Ingá, Maringá - PR (2009), Mestrado (2012) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá - PR. Realizou 3 pós-doutorados, sendo 2 PDJ bolsista do CNPq e 1 bolsista pela empresa IC-MEDTECH Corporation. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Ciência Patológicas, disciplina Parasitologia Humana. Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UEM. Atuou como Técnico de Nível Superior (Farmacêutico) em Microscopia Eletrônica na Central de Microscopia do Complexo de Centrais de Apoio a Pesquisa (COMCAP) da UEM. Tem experiência principalmente nos seguintes temas: atividade antiprotozoário, antibacteriana, antifúngica, antitumoral, cultura de células, estudos in vivo em modelo animal, sistemas de liberação de fármacos, nanotecnologia, microscopia óptica, microscopia de fluorescência, microscopia confocal a laser, microscopia eletrônica de transmissão, microscopia eletrônica de varredura, microscopia eletrônica de duplo feixe (FEG/FIB), modelos de reconstrução 3D, citometria de fluxo e fluorimetria.
MINISTRANTES 2023
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Especialização em capacitação Docente no ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2006), Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente Prof. adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de biologia Celular, bioquímica, genética, princípios de controle biológico, biotecnologia animal, atuando principalmente nos temas controle químico e biológico de insetos pragas, resistência a inseticidas, bioprospecção em insetos e toxicologia em abelhas.
• Wingly Santos Beltrame
Possuí graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura plena), pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Paranavaí (2013-2017), mestrado em Biotecnologia Ambiental, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Campus de Maringá (2018-2020). Atualmente é doutorando em Genética e Melhoramento, pela Universidade estadual de Maringá (UEM) - Campus sede (2020 - atual), desenvolvendo estudos sobre os efeitos do extrato pirolenhoso em abelha sem ferrão Tetragonisca sp. (Hymenoptera: Apidae), observando possíveis alterações na morfologia interna e externa, e comportamentais, ou ainda danos celulares por meio de análises histológicas e ultraestruturais.
• Talita Aparecida Todora
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá, mestre em Genética e Melhoramento e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá.
É Bacharel em Bioquímica (2015) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre (2017) e Doutor (2019) em Ciências Biológicas (com concentração em Biologia Celular e Molecular), pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PBC), da mesma universidade. Em sua graduação desenvolveu projetos na área de biorremediação e purificação de enzimas de fungos basidiomicetos. Sua dissertação de mestrado e tese de doutorado envolveram a utilização de diversos métodos de simulações computacionais, estudos in vitro e in vivo para a descoberta de candidatos a fármacos contra organismos patogênicos. Possuí experiência na área de biofísica molecular. Atualmente é professor temporário do Departamento de Bioquímica da UEM, ministrando disciplinas de Bioquímica Física, Bioquímica computacional e Bioquímica Geral.
Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Estadual de Maringá, ministrando aulas para a graduação. Acompanha e desenvolve atividades de pesquisa no Laboratório de Biotecnologia Microbiana da UEM (LBIOMIC/UEM) desde 2013, tendo experiência na área de Biologia geral e Biotecnologia, atuando na área de biotecnologia de microrganismos endofíticos, fitossanidade, genética de microrganismos, bioprospecção de metabólitos secundários bioativos de microrganismos endofíticos, promoção de crescimento vegetal, interação endófitos-patógenos-hospedeiro, controle biológico, biorremediação, tolerância de microrganismos a contaminantes (corantes, metais pesados e radiação) e interação de microrganismos com nanopartículas metálicas.
Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento DAG/UEM. Possui ensino Técnico em Biotecnologia (SENAI-PR, 2017) e graduação em Tecnologia em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá — PR (2022); foi bolsista CNPq/FA pelo projeto PIBIC "Influência do recongelamento na manutenção da viabilidade das sementes de Warmingia eugenii (Orchidaceae)", desenvolvido no Laboratório de Botânica do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (MUDI) sob orientação da professora doutora Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre. Atuou como mediador no mesmo museu em que participou de projetos de extensão universitária, em "Cultivo de orquídeas e bromélias: aspectos ecológicos e horticulturais" e "As orquídeas, bromélias e plantas medicinais como ferramentas para a educação ambiental e para a cidadania de Maringá-PR", pelos quais foi bolsista SETI/FA. Conta com experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Biotecnologia Vegetal, atuando principalmente em: Orchidaceae, cultivo assimbiótico de orquídeas, criopreservação e criação de sementes sintéticas.
Biotecnóloga, com formação pela Universidade Estadual de Maringá no curso de graduação de Tecnologia em Biotecnologia (2018) e Bacharelado em Biotecnologia (2020), Mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental (PBA- UEM) e cursando o Doutorado pelo PBA- UEM. Atuação no desenvolvimento de pesquisas no Laboratório de Mutagênese e Monitoramento Ambiental (LMMA), coordenado pela docente Profª. Drª. Veronica Elisa Pimenta Vicentini, localizado no Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC- UEM). Experiência na área de cultura de células com o objetivo de visualizar a mutagenicidade, citotoxicidade, genotoxicidade e antimutagenicidade de compostos químicos e naturais em células humanas, tumorais e normais. Conhecimento em sistemas testes realizados com Allium cepa e peixes, voltados para a área de monitoramento ambiental.
• Ma. Esperança Edna Alexandre Chibite
Possui mestrado em Ecologia pela Universidade Lúrio - Pólo de Nampula (2019) e atualmente realiza Doutorado pela Universidade Estadual de Maringa (UEM) na área de Biotecnologia Ambiental.
• Gabriela Terue Rizzo Kodama
Atualmente é discente do curso de Bacharelado em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá e bolsista PIBIC da Universidade Estadual de Maringá.