A primeira edição, um marco para o CABTEC, abordou diversas áreas da biotecnologia e ciências biológicas. Foram oferecidos minicursos sobre Western Blotting, Bionanotecnologia, Biomarcadores em Abelhas e Prospecção de Microrganismos Endofíticos. As palestras abordaram temas como cultura de tecidos vegetais, cultura celular, reconhecimento de padrões em amostras biológicas e metabolômica não direcionada. Além disso, houve a feira de empresas, com destaque para a ND Núcleo Diagnóstico, Geobiogás e a Forbio. Foi um evento enriquecedor, repleto de aprendizado e oportunidades de networking.
Nesta segunda edição, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos por meio dos minicursos oferecidos, abordando diversas técnicas, como a identificação de biomarcadores, bioinformática, espectrometria de massas, identificação de fungos, biotecnologia de sementes, e outros. Além disso, foram realizadas palestras sobre temas relacionados à área e resumos foram aceitos para apresentações. Nessa edição, também destacamos a feira de empresas e contamos com a participação do Escritório de Cooperação Internacional - Universidade Estadual de Maringá para mais explicações sobre a mobilidade, acordos e projetos internacionais.
Na terceira edição, com temática de biotecnologia industrial, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos por meio dos minicursos oferecidos, abordando diversas temas, como a aplicação do HPLC no controle de qualidade da indústria farmacêutica, o processo de extrusão aplicado a tecnologia de alimentos, nanotecnologia e biorremediação de águas contaminadas, e outros. Além disso, foram realizadas palestras sobre temas relacionados à área e resumos foram aceitos para apresentações.
Na quarta edição, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos por meio dos minicursos oferecidos, sendo eles: bioinformática estrutural, micologia médica, biologia marinha e biotecnologia, e produção de cerveja. Além disso, foram realizadas palestras sobre "Como é empreender e trabalhar no setor biotecnológico?" e uma roda de conversa com egressos do curso sobre a atuação no campo da biotecnologia.
Na quinta edição, o tema foi Biotecnologia aplicada à saúde. Tivemos palestras que trouxeram os temas de: "Desenvolvimento de novos antifúngicos", "Tecnologias de Reprodução Assistida", "Histocompatibilidade para transplante de medula óssea", "Introdução a Perícia Criminal" e "Tecnologias aplicadas ao tratamento do Câncer: de anticorpos monoclonais à Terapia CAR-T", no intuito de mostrar as diversas áreas de atuação dentro da biotecnologia vermelha. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de participar de minicursos com temas diferentes, sendo eles: imunologia, bioinformática, imunohistoquímica, cultura celular, microbiologia e micologia médica. A V SABTEC se destaca também como a edição com maior número de inscritos de todas, retomando a importância desse evento dentro do curso de Biotecnologia da Universidade Estadual de Maringá.