Avaliar a Performance da Funcionalidade ‘Emissão de Cotações’ do Sistema IFS para uma carga de usuários simultâneos compilando os seguintes indicadores:
Uma forma de gerar Carga em um sistema é criar Scripts que simulam N “Usuários Virtuais” (na forma de múltiplos threads por equipamento na camada API (Post/Get) e não na camada de Apresentação (GUI) do Usuário final.
Para isto poderiam ser utilizadas Ferramentas como o JMeter (free) e ou LoadRunner (exige licenciamento), porém estas ferramentas não conseguiram capturar todos os Post/Gets necessários para a criação dos Scripts que simulam “Usuários Virtuais”.
Selecionamos uma funcionalidade e aplicamos carga variável em 3 baterias de teste, utilizando o ‘mecanismo Robô Charles®’ (que é um software da T&M utilizado até então para testes Funcionais), para simular até 70 Usuários Virtuais e obter informações quanto a Tempos de Resposta e Realização da funcionalidade (confiabilidade). Cada bateria de teste de performance seria realizada na forma de cinco ‘ciclos’ de testes, sendo 1, 5, 20, 50 e 70 usuários virtuais, para identificar até que carga a aplicação suporta.
Daniel Machado|Manager - linkedin.com/in/danielmachado1
Bruce Macedo|Automation Robotic Tester - linkedin.com/in/brucemacedo
Erik Amaral|DEV and Automation Robotic Tester - linkedin.com/in/erik-amaral-francisco