ROSARIO GIRARDI


INFORMÁTICA E DIREITO


Recomendamos um livro da nossa autoria publicado recentemente

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AO DIREITO

Disponível na Amazon e no Clube de Autores entre outras livrarias

Este trabalho analisa o impacto da aplicação da Inteligência Artificial nas atividades dos profissionais do Direito, principalmente no apoio aos seus processos decisórios. Através dele, os operadores do Direito leigos na área poderão conhecer os princípios e potencialidades da Inteligência Artificial com uma abordagem didática e de fácil compreensão. Também, os profissionais da Informática, em particular os engenheiros de software, encontrarão um guia e especificação inicial dos principais problemas jurídicos que podem ser solucionados eficientemente através do desenvolvimento de sistemas inteligentes.

É apresentada a Inteligência Artificial como área de conhecimento, seu objeto de estudo (a inteligência humana), aplicações, abordagens de estudo (sistemas que pensam como os humanos, sistemas que pensam racionalmente, sistemas que atuam como os humanos, sistemas que atuam racionalmente e sistemas da computação cognitiva) bem como as principais subáreas de conhecimento (raciocínio automatizado, representação de conhecimento, processamento da linguagem natural e aprendizagem de máquina).

São analisadas as principais aplicações da Inteligência Artificial no Direito segundo as técnicas utilizadas oriundas das subáreas de conhecimento previamente apresentadas. As principais características que tornam relevante o Direito para aplicações da Inteligência Artificial como o raciocínio jurídico, o conhecimento jurídico, o grande volume de informações jurídicas e a hermenêutica jurídica são também discutidas.